29 nov

Venda de itens de supermercado dispararam na Black Friday

A data movimentou lojas físicas que vendem itens básicos, como produtos de limpeza, de higiene e alimentos não perecíveis A Black Friday de 2021 na internet foi a cara da inflação: a busca por itens de supermercado e de despensa disparou, e o faturamento de lojistas caiu até 5% diante da escalada de preços. Para o comércio eletrônico, a data é a mais importante do calendário varejista. É na internet que acontece a maior parte das vendas. Segundo a Neotrust, que capta transações de grandes redes e cobre mais de 80% do mercado digital, o faturamento deste ano foi de R$ 5,4 bilhões, alta nominal de 5,8% na comparação com 2020. Já a NielsenIQ|Ebit calculou R$ 4,2 bilhões em vendas, alta de 5%. Ambas divulgaram os resultados, referentes a quinta (25) e sexta (26), neste sábado (27). Considerando a inflação, que registra em 12 meses a maior alta desde o começo de 2016, o faturamento caiu 4,4% e 5,1%, respectivamente. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao…[+]
26 nov

Associação Brasileira de Supermercados inaugura novo escritório em Brasília

Vice-presidente Hamilton Mourão participa do evento com palestra sob o tema Perspectivas 2022; inauguração acontece em 30 de novembro  A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) vai inaugurar na terça-feira (30) às 15h um novo escritório em Brasília, no Distrito Federal. O evento contará com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, que fará uma palestra com o tema Perspectivas 2022. O encontro, que será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da ABRAS, também terá a participação virtual de representantes do setor. A localização do espaço na Asa Norte, onde há grande circulação de políticos, jornalistas e funcionários públicos do alto escalão, facilita o acesso de representantes do setor, que devem se reunir no local para atividades relacionadas a cadeia de abastecimento do país. De acordo com João Galassi, presidente da associação, a nova sede reforça o objetivo da ABRAS de agregar e tornar a associação mais próxima das tomadas de decisões do governo federal que afetam o setor. ‘Hoje, não há pauta que aqui trazemos que não seja prontamente acolhida pelo Governo e…[+]
26 nov

E-commerce se consolida na cultura de consumo nacional

Levantamento feito pela CoreBiz mostra que houve aumento da receita de lojas virtuais nos ramos de tecnologia, moda, alimentos e cosméticos; único segmento a apresentar recuo foi o de casa e construção A pandemia de coronavírus mudou drasticamente os hábitos de consumo da população. Incentivados pela necessidade, muitos consumidores que antes torciam o nariz para o e-commerce começaram a comprar virtualmente, fazendo o setor crescer exponencialmente em 2020 na comparação com 2019. Acontece que boa parte gostou da experiência. Tanto que os números do comércio eletrônico de 2021 são melhores do que os do ano passado. Levantamento feito pela CoreBiz em cinco segmentos – casa e construção, cosméticos, moda, tecnologia e alimentos – mostra essa nova realidade. O que mais cresceu foi o ramo de tecnologia, que apresentou alta de 103% na receita, quando comparado o período setembro/2020 a outubro/2021 com os 12 meses imediatamente anteriores (setembro/2019 a outubro de 2020). Também houve aumento de 107% no tráfego e de 17% na taxa de conversão. A taxa de conversão é a medição do percentual de visitação…[+]
26 nov

Indústria quer excluir data de validade de macarrão e outros não perecíveis

A Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) propõe uma nova abordagem em relação ao conceito de data de validade para alimentos não perecíveis, como macarrão, leite e conservas. A ideia da associação é que a data de vencimento continue na embalagem dos alimentos, mas com a sinalização de que o consumo deve ocorrer preferencialmente até aquele dia — o fim do prazo não significa que o alimento não esteja mais adequado e seguro ao consumo. “No Brasil, se passou da data limite, o alimento não pode mais ser comercializado nem consumido, o que pode fazer com que muita comida, ainda em condições adequadas e seguras para o consumo, vá para o lixo”, disse o presidente executivo da ABIA, João Dornellas. Segundo ele, a mudança evitaria o desperdício de alimentos. A regra proposta é a adoção do “best before”, um conceito regulatório que indica o período mínimo em que um produto mantém o sabor e o valor nutricional, caso esteja armazenado conforme as determinações do fabricante e com a embalagem fechada. [+]
26 nov

4 dicas rápidas para organizar a ida no supermercado

Quem avisa é a ciência: manter uma vida organizada ajuda a reduzir o estresse e, por consequência, aumenta a sensação de bem-estar. Só que, como nem sempre é fácil aplicar essa teoria na prática (2021 que o diga), simplificar o dia a dia pode começar com as tarefas mais básicas. Um exemplo? A sua lista de supermercado. Em uma conta rápida, pense em quantas vezes você foi às compras só neste mês. Agora, multiplique pelo impacto que isso gera na sua rotina (refeições preparadas em família, lanchinhos para o trabalho, aquelas vezes em que faltou o que precisava e a solução foi chamar um delivery…). Pois é. Seja você adepto do rancho ou das comprinhas por necessidade, a dica é planejar. Anote essas dicas que vão facilitar o percurso. Inclua alimentos que te poupam tempo Os alimentos pré-prontos ou congelados são grandes aliados para as semanas corridas. Se identificou? O Rissul tem seções cheias de opções. Só vale balancear com ingredientes fresquinhos para manter as refeições equilibradas – para mais informações, consulte…[+]
25 nov

Consumidor só tem a ganhar com a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados

Projeto de lei foi discutido durante encontro nacional da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) em São Paulo A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) reforçou nesta no dia 22 de novembro o debate em torno da liberação da venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados e lojas similares. Apresentado há dois anos pelo deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO), o Projeto de Lei 1774/19 ganhou apoio de grande parte do público do Encontro de Valor Abad 2021, em São Paulo. “Eu tenho certeza de que a população ganharia muito com essa mudança, não somente atacadistas, distribuidores e varejistas”, disse Glaustin. “Estou falando de remédios que hoje apenas drogarias podem comercializar, sem opção de ampliar o número de pontos de venda. Sabemos que, quando há maior oferta, o consumidor paga menos. Esse PL 1774 é um dos meus projetos de maior relevância social, porque facilita o acesso a medicamentos em lugares onde não existe farmácia e há uma porta de supermercado sempre aberta.” Segundo o advogado…[+]
25 nov

Mais de 86% dos consumidores vão usar promoções na Black Friday para compras de Natal, segundo pesquisa da Conversion

De acordo com o estudo, evento deve crescer 14,7% este ano no País e compras online são preferências de 72% dos consumidores Segundo o estudo da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), as compras para o Natal lideram as intenções dos consumidores durante a Clabk Friday deste ano, marcada para o dia 26/11. De acordo com a pesquisa, 86,04% dos brasileiros assumiram usar o evento promocional para garantir os presentes de final de ano, tendo os mais presenteados os familiares próximos, com as maiores intenções de presentes indo para cônjuge (esposo e esposa) e filhos. Segundo o levantamento da Conversion (https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021), que entrevistou 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para a Black Friday 2021, esta edição promete ser o maior evento já registrado desde o lançamento da data comemorativa no País, com um crescimento na intenção de compra de 14,7% em comparação com o ano anterior. A pesquisa da Conversion também avaliou o valor médio que os consumidores estão dispostos a gastar com compras na…[+]
25 nov

Índice de Preços dos Supermercados sobe 0,94% em outubro, mas tem desaceleração

Dos 14 cortes de carnes pesquisados, dez tiveram queda nos preços na comparação com setembro O Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registrou uma alta de 0,94% em outubro, com um acumulado no ano de 8,83% e de 12,99% nos últimos 12 meses. Entretanto, o resultado aponta uma desaceleração em relação a meses anteriores, com alguns produtos importantes em queda. O indicador é calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e pela Fipe. Segundo o levantamento, a carne teve uma queda de preço de 0,55% no mês, envolvendo dez dos 14 cortes analisados. O acém e a alcatra estão entre as maiores quedas, de 3,10% e 1,39%. Para os responsáveis pela pesquisa, a queda nos preços ocorreu devido a uma oferta interna maior, consequência do embargo de importação da China, e por uma estabilidade nos custos de produção. Entretanto, a cesta de tipos de carnes ainda acumula uma inflação de 13,05% em 2021. O maior responsável pela inflação em outubro foi o grupo de produtos hortifrutigranjeiros, os alimentos in natura….[+]