25 jan

Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registra desaceleração na cesta dos derivados das carnes e da batata

Considerado um mês com alta no preço de alguns alimentos devido ao elevado consumo ocasionado pelas festas de fim de ano, dezembro apresentou inflação de 1,03% no Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). No período de janeiro a dezembro, o IPS registrado foi de 10,21%. O aspecto positivo é a redução de itens que integravam uma cesta de produtos inflacionados ao longo do ano, como as carnes. No caso dos derivados das carnes, ocorreu uma redução de 1,03% no mês, já que a cadeia produtiva não foi afetada pela demanda das compras das ceias natalinas e de Réveillon. Itens como peito de peru, presunto, toucinho defumado, empanados de frango e pertences de feijoada contribuíram para a deflação do índice geral dessa categoria. Dentre os hortifrutigranjeiros (produtos in natura), os tubérculos tiveram redução de 2,01% e de 9,07% no acumulado do ano, puxada principalmente pela batata, que deflacionou 19,62% no mês e 29,43% no ano. A queda no preço foi…[+]
24 jan

Perecíveis são chave para crescimento dos supermercados

Estudo da Deloitte mostra que redes americanas vão investir no aumento da área de vendas e em um maior sortimento de alimentos frescos em 2022 As vendas de alimentos perecíveis e refeições prontas nos supermercados americanos continuaram em alta em 2021 – e bem acima dos níveis pré-pandemia – apesar da recuperação do setor de foodservice. Isso não significa, porém, que não existam desafios a serem superados pelo setor neste novo ano. Um estudo realizado pela Deloitte mostra que a maioria das redes de supermercados considera as categorias de alimentos frescos como essenciais na estratégia de crescimento das vendas nos próximos três anos. O levantamento, que ouviu empresas que respondem por mais de 20% do total de lojas no varejo de alimentos dos Estados Unidos, indica que, para os executivos das empresas, a tendência de comer em casa continuará em alta mesmo depois do fim da pandemia. Para aproveitar as oportunidades, as redes de supermercados estão investindo no aumento do espaço nas lojas para itens frescos, na ampliação do sortimento da categoria e…[+]
24 jan

De cada 10 brasileiros, quatro preferem acessar direto o site da loja

Análise da Conversion mostra o resultado dos cliques no e-commerce em dezembro e a participação da busca orgânica pelo produto no Google Os principais varejistas virtuais no país receberam um total 1,72 bilhão de acessos no mês de dezembro. O número ficou próximo da média mensal de 2021, de 1,75 bilhão de acessos. Em relação ao mês anterior, período da Black Friday, dezembro teve uma baixa de 14,76% na audiência do e-commerce no Brasil. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO). De acordo com análise da Conversion, mesmo com o investimento e a demanda em queda em dezembro, algumas empresas cresceram, enquanto outras acompanharam a tendência de queda. O canal preferido para chegar às lojas é o “direto” (quando se digita o endereço da loja): ele representa 44% dos acessos. A busca orgânica (quando o cliente procura pelos produtos no Google), ficou com 26,6%. Já a busca paga (quando os clientes acessam os anúncios do site de busca) representou 19,4%. O tráfego de redes sociais representa apenas…[+]
24 jan

Depois de disparada nos preços, vendas de arroz estacionam e sobra estoque

Preço do produto caiu 16% nos supermercados em 2021, mas ainda segue 46% acima do nível pré-pandemia Após ver um salto nas vendas no Brasil, nas exportações e, claro, nos preços em 2020, o arroz, o grande “vilão” da inflação naquele ano, vive agora uma situação bem diferente. Os preços altos encontraram em 2021 uma população com a renda em queda, enquanto os compradores de fora reduziram os pedidos. O resultado é que as vendas do produto caíram, e está sobrando arroz nos estoques dos produtores. Em dezembro do ano passado, os estoques do arroz estavam cerca de 35% maiores do que em dezembro de 2020, de acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq, escola de agricultura da Universidade de São Paulo. “No mercado interno, a renda da população diminui e atrapalhou as vendas de forma geral”, diz Lucilio Alves, pesquisador responsável pela equipe de arroz do Cepea. Ele também…[+]
21 jan

2022 será o ano do e-commerce no setor de alimentos?

Nos Estados Unidos, vendas digitais dos supermercados devem saltar 21% nos próximos 12 meses As vendas online dos supermercados deverão ter um salto em 2022 no mercado americano, conforme mais clientes passam a considerar essa modalidade como uma parte do seu dia a dia. De acordo com o estudo “Consumer Goods Trust & Beauty Index”, divulgado no fim do ano pela Hero Digital, a expectativa é de uma expansão de 21% nas vendas online em relação a 2021. Segundo o levantamento, que ouviu 2.300 consumidores nos Estados Unidos, a combinação de compras online, entregas em casa e serviços de “clique e retire” está se tornando cada vez mais importante para as redes supermercadistas, fazendo com que varejistas tradicionais acelerem seus investimentos para poder competir com empresas 100% digitais. O estudo ouviu consumidores em 4 grandes blocos etários (Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers) e concluiu que entre os Millennials, por exemplo, a possibilidade de ter uma experiência de compra simples, um sortimento relevante de produtos e um excelente atendimento estimula as…[+]
21 jan

Consumo de orgânicos cresce na pandemia com novos clientes

Estudo da Organis ressalta que toda a cadeia deve divulgar melhor seus benefícios A pandemia não freou a tendência de aumento do número de consumidores de alimentos orgânicos no Brasil. Mesmo com todos os desafios impostos pela covid-19, logísticos e de renda, mais gente passou a recorrer a produtos livres de agrotóxicos no país, e a maior parte ou manteve ou elevou as compras nesses últimos quase dois anos. É o que aponta pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) em parceria com a consultoria Brain e com a iniciativa UnirOrgânicos. Os resultados do trabalho foram compilados a partir de 987 entrevistas realizadas em todo o país entre 15 de setembro e 5 de outubro de 2021, e confirmam relatos de produtores, varejistas e canais online. Entre as pessoas que haviam consumido orgânicos nos 30 dias anteriores à pesquisa, 66% afirmaram que mantiveram o mesmo nível de consumo durante a pandemia, enquanto 23% aumentaram e apenas 11% reduziram as compras. Do universo total, 45% já consumiam esses produtos há mais de…[+]
21 jan

ABRAS reforça protocolos de prevenção à Covid, junto associados

Devido ao acompanhamento e a preocupação com o crescimento do número de contaminações pela Covid-19, a Associação Goiana de Supermercados (Agos), aconselhada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), alerta e recomenda aos seus associados, que reforcem os procedimentos relacionados no “Protocolo para Prevenção do Coronavírus (COVID-19) nos Supermercados “, principalmente no que concerne aos pontos considerados como medidas mais eficazes no combate à disseminação do vírus, quais sejam:  Uso indispensável de máscaras pelos colaboradores e clientes; Dispensação de álcool gel 70% em vários pontos das lojas; Controle de fluxo para que não haja aglomeração dentro dos estabelecimentos, possibilitando o distanciamento social; Recomendar ainda aos clientes especial atenção às marcações nos pisos das lojas que indicam o distanciamento seguro entre os clientes nas filas; Higienização de carrinhos e cestos de compras.    A ABRAS lembra que os procedimentos de prevenção são indispensáveis para a manutenção da saúde dos colaboradores e clientes, bem como transmitem segurança aos consumidores na medida em que os mesmos presenciam, por exemplo,…[+]
20 jan

No carnaval, venda de cerveja depende dos rumos da covid

Ômicron, chuvas e inflação não ajudam, mas fabricantes podem usar canais on-line e supermercados para escoar a produção durante o feriadão No segundo ano sem festas de Carnaval na rua, as cervejarias já conhecem caminhos para escoar a produção, como a venda pelo comércio on-line e em supermercados. As vendas devem ser ao menos levemente melhores do que as do Carnaval de 2021, quando o país atravessava a segunda onda de covid-19. Mas neste ano, por causa da pandemia, o cancelamento dos blocos em pelo 10 capitais como São Paulo, Rio e Salvador, joga água no chope das fabricantes. A variante ômicron, que está infectando muitas pessoas com a covid-19, o tempo mais chuvoso em diversas partes do país e a inflação em alta, que reduz o poder de compra do consumidor, também não favorecem o mercado cervejeiro. Depois de muitos meses de altas expressivas nos volumes em plena pandemia, a produção de cerveja começou a dar sinais de desaceleração no fim de 2021. Em novembro, a produção de bebidas alcoólicas caiu…[+]