29 dez

Seis dicas para evitar o abandono do carrinho no seu e-commerce

Em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online, segundo o Baymard Clareza com relação ao frete, oferta de vários meios de pagamento e uso de dados a favor do negócio. Essas são algumas das estratégias que podem evitar o abandono do carrinho no e-commerce, segundo o head de Produto da All iN/Social Miner, Ricardo Rodrigues. De acordo com dados do instituto de pesquisa Baymard, em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Confira, a seguir, as dicas de Rodrigues para evitar esse tipo de dor de cabeça. 1 – Seja claro quanto ao frete Um dos pontos mais sensíveis para compra online é o frete. A pesquisa sobre experiências omnichannel da All iN/Social Miner, por exemplo, mostra que 49% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas porque não pagam pelo frete e 31% avaliam suas experiências de consumo como negativas porque o valor do frete é muito alto, injusto ou não compensa. Ou seja, os consumidores tendem a não querer pagar…[+]
28 dez

Alta da inflação faz consumo de alimentos da cesta básica cair no Brasil

A mudança de hábito da população levou ao aumento da procura por alimentos mais práticos e baratos O consumo de alimentos da cesta básica como açúcar, café e óleo caiu com a alta da inflação no Brasil. A mudança de hábito da população levou ao aumento da procura por alimentos mais práticos e baratos, segundo uma pesquisa que ouviu mais de 11 mil famílias do país. Entre janeiro e setembro de 2021 o consumo dos produtos da chamada cesta básica diminuiu 2% e o estudo atribui essa queda ao aumento de 25% no preço desses itens. Dessa forma, alimentos como carne e café têm sido substituídos por opções menos saudáveis e mais industrializadas, como as bolachas e os refrigerantes. Os dados também mostram que, mesmo abrindo mão do consumo saudável, a mudança deve se manter por mais algum tempo. Fonte: SCC10 [+]
28 dez

Vendas on-line registram maior procura por alimentos no Natal

No geral, e-commerce computou um crescimento menor em relação a 2020 quando o comércio estava fechado Com menor poder de compra, o consumidor brasileiro apostou em roupas, itens de perfumaria e alimentos nas compras de Natal pela internet este ano, que tiveram um avanço bem mais tímido do que em 2020. De 10 a 25 de dezembro, as vendas on-line alcançaram um faturamento de R$ 6,6 bilhões, uma alta nominal de 17,9% sobre os R$ 5,6 bilhões obtidos no mesmo período de 2020, segundo levantamento da empresa de análise de dados Neotrust. Descontando a inflação de 10,42% no ano, considerando o IPCA-15, houve um crescimento real de 7,5% no período. Mesmo levando em conta a alta nominal de 17,9%, o desempenho é bem menos significativo que o salto de 69,7% nas vendas on-line do Natal do ano passado frente ao resultado de 2019. Segundo Paulina Dias, líder de Inteligência da Neotrust, a desaceleração do crescimento também reflete a reabertura das lojas físicas, após os períodos mais críticos da pandemia. “No…[+]
28 dez

4 tendências para o varejo de alimentos em 2022

Novos modelos de negócios, reinvenção da experiência e muito mais: o que podemos esperar dos supermercados neste novo ano O setor de supermercados vem passando por grandes transformações nos últimos dois anos. Se em 2020 a pandemia estimulou a digitalização do setor e provocou uma corrida ao e-commerce e aos apps de delivery, em 2021 esse processo continuou e foi acompanhado pelo uso mais estratégico dos dados. Ao mesmo tempo, a preocupação dos consumidores com o impacto ambiental de suas compras, a busca por valor para “esticar o orçamento” e a valorização do varejo de proximidade fazem com que os clientes passassem a priorizar formatos como atacarejos e minimercados. Nos meios de pagamentos, a expansão do Pix e o crescimento do cashback mostram que os consumidores têm buscado mais praticidade e querem obter cada vez mais vantagens em suas compras. Tudo isso prepara o caminho para 4 grandes tendências que impactarão o varejo de supermercados em 2022: A nova experiência no PDV A loja física vem reforçando seu lado lúdico…[+]
27 dez

Pesquisa mostra que 71% dos brasileiros preferem compras online; consumo mudou com ajuda da pandemia

O levantamento identificou as mudanças nos hábitos dos consumidores e no atendimento das empresas. Veja os resultados apurados Uma pesquisa feita pela ConQuist Consultoria confirmou que a pandemia mudou a maneira como os consumidores fazem compras ou contratam um serviços. O estudo mapeou o que mudou no atendimento prestado ao consumidor na pandemia. O resultado mostrou que 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras online com a explosão da crise sanitária, situação que impulsionou o e-commerce. Além disso, a pesquisa também ressalta que o WhatsApp foi o meio digital com maior alta de utilização no momento da compra, sendo escolhido por 51% dos consumidores. O bom atendimento prestado pelas empresas é um item essencial para a grande maioria dos entrevistados. 96,8% dos brasileiros consideram o atendimento algo muito ou extremamente importante ao comprarem um produto ou adquirirem um serviço. Experiência com atendimento Outro ponto levantado no estudo foi a experiência do consumidor com o atendimento prestado pelas empresas, para entender as preferências antes…[+]
27 dez

Gastos com cartões de crédito aumentam em novembro

Setor de padarias, docerias e supermercados representou 12% do total transacionado no último mês Os gastos com cartões de crédito aumentaram 11% no mês de novembro. As informações são do levantamento feito pela Credicard, que utilizou como base os dados de consumo dos cartões da marca. O faturamento total do mês também cresceu em relação ao mesmo período em 2020, com aumento de 16%. O número de transações, assim como os anteriores, apresentou aumento de cerca de 11%. O setor de padarias, docerias e supermercados representou 12% do total transacionado no último mês. Em segundo lugar ficaram as lojas de departamento, com 10%, seguidas pelas compras realizadas no setor de automóveis e veículos, com 7,3%. Os resultados da pesquisa apontaram influência da Black Friday no aumento de gastos por cartões em novembro. Entre os setores que tiveram maior crescimento em relação a outubro estão os de lojas de departamento, com 55.3%; cosméticos, com 35,4%,; aparelhos eletrônicos, com 29,6%; e móveis e artigos de decoração. com 27,8%. Quando analisados os dados…[+]
27 dez

Atacarejos atraem investidores frente aos novos hábitos dos consumidores

Formato de negócio se sobressaí no Varejo de Alimentos por conta dos preços mais atraentes e a renda defasada da população O cenário econômico mais desafiador, com inflação em alta e PIB em baixa levando o consumidor a apertar os cintos e buscar melhores preços. Com isso, cada vez mais ganha destaque no varejo alimentar o segmento de “atacarejo”. E, se antes o atacarejo era o preferido de pequenos comerciantes, hoje ele já virou destino dos consumidores pessoa física não havendo mais obrigação de compra em grandes quantidades e sendo possível pagar com todos os cartões de crédito, enquanto as principais redes estão ampliando o número de lojas de forma acelerada. Desta forma, ele também vem ganhando apelo na Bolsa – e chamando a atenção dos analistas de mercado para as suas ações. No começo do mês, o Credit Suisse iniciou a cobertura para as ações das empresas do setor de varejo alimentar, ressaltando que o atacarejo (ou “cash and carry”) está posicionado para continuar ganhando participação e penetração dentro…[+]
22 dez

Os benefícios do pagamento via PIX em supermercados

O PIX é o meio de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central, visando facilitar a transferência e pagamentos, que serão realizados em até 10 segundos, todos os dias da semana. O serviço foi criado visando trazer mais rapidez e praticidade, aumentando a competitividade do mercado de pagamentos do varejo. Além disso, essa iniciativa poderá gerar redução nos custos e melhoria qualidade do serviço prestado. Um dos seus principais benefícios para a pessoa física, é que a transferência via PIX é feita na hora, não tendo também restrição de horário. Porém, quais são os benefícios do PIX em Supermercados? Os principais que podemos citar, são: Rápida disponibilidade de recursos;Usabilidade simples;Rapidez na compra online;Agilidade no Pagamento de Fornecedores;Possibilidade de cobrança e pagamento de títulos via PIX;Eficiência e valor baixo para os supermercados. Fonte: Mercattoria [+]