14 fev Cresce ruptura nos supermercados, revela Neogrid Empresários reduzem os estoques e consumidor sente falta de muitas marcas nas prateleiras A inflação nos dois dígitos diminuiu o poder de compra dos brasileiros e obrigou os supermercados a diminuir as opções nas prateleiras para evitar o prejuízo. O índice de ruptura calculado pela Neogrid, uma empresa especializada em soluções para a cadeia de suprimentos, em parceria com 40 mil lojas no Brasil, foi de 11,7% em dezembro, ou seja, a cada 100 itens que o consumidor procurou nos supermercados, 11,7 não foram encontrados. Em setembro, essa parcela era de 10,8%. “O varejista olha esse dado como um sinal de desaceleração da economia. Se ele comprava determinado produto em volume maior, passa a estocar menos para evitar que aquele item encalhe”, diz Robson Munhoz, diretor da Neogrid. “Não é um sinal de que falte alimento, mas falta opção. O consumidor começa a perceber que nem todas as marcas de leite estão disponíveis, por exemplo. Não faz sentido para o varejista ter cinco ou seis marcas de leite se ele não tem demanda para isso,…[+]
14 fev Oferta de produtos à base de plantas só vai crescer Mercado deplant based ganha força e se torna uma alternativa inteligente para aumentar as vendas. No Brasil, 39% consomem produtos vegetais pelo menos três vezes por semana O Brasil sempre foi conhecido como um dos principais consumidores – e produtores – de carne bovina do mundo. Só em 2020, o país exportou 7,4 milhões de toneladas ou 13,4% do total mundial, segundo dados da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire) da Embrapa. Mas uma onda por mais qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente está mexendo com esse mercado. Como reflexo, o segmento de plant based, que conta com alimentos à base de plantas e vegetais, cresce ano após ano. O estudo “O consumidor brasileiro e o mercado plant-based”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), coordenado pelo The Good Food Institute (GFI) e apoiado por 11 empresas do setor de alimentos, ilustra bem esse movimento. A pesquisa, feita com duas mil pessoas de todas as classes sociais e regiões do Brasil, aponta que metade dos brasileiros reduziu o…[+]
11 fev Receita Federal exige PIS e Cofins sobre mercadorias “bônus” As chamadas mercadorias em bonificação não têm custo financeiro para a varejista que as recebe, mas podem impulsionar suas vendas por meio de promoções do tipo “pague pelo sabão e leve o amaciante grátis” ou “pague dois e leve três”, por exemplo. O entendimento da Receita consta na Solução de Consulta nº 202, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit) e publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro. Para advogados tributaristas, a medida representa uma oneração para os contribuintes. De acordo com o texto da solução de consulta, mercadorias recebidas em bonificação configuram descontos condicionais e, portanto, receita para o beneficiado. Como a base de cálculo do PIS e da Cofins é a receita do contribuinte, afirma a Cosit, as contribuições devem incidir sobre esses produtos. O texto ainda rejeita a possibilidade de essas mercadorias gerarem créditos de PIS e Cofins, se revendidas. Isso porque não houve a incidência das contribuições na etapa anterior. “É uma interpretação draconiana sobre o tema que pode levar ao pagamento das…[+]
11 fev Cesta com 35 produtos teve aumento de 10,32% nos supermercados em 2021 O levantamento é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) O preço da cesta com os 35 produtos da Associação Brasileira de Supermercados, Abras, subiu 10,32% em 2021. Um dos produtos que mais encareceu no ano foi o café, com o aumento de 67%, seguido pelo açúcar, com aumento de 50%. Esses aumentos foram causados por dificuldades na produção agrícola devido a geadas, secas e enchentes. Por outro lado, o arroz teve uma queda acumulada no preço em 2021 de 17,7% e o pernil também baixou 9,1% no ano. Com a inflação da cesta na casa dos dois dígitos, o consumidor precisou buscar ofertas e fazer substituição de produtos. Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, os consumidores passaram a concentrar as compras no mercado nos primeiros dias do mês e os mercados também tiveram que se adaptar para manter seu consumidor fiel oferecendo promoções ou programas de fidelidade mais vantajosos. As perspectivas da Abras para 2022 é de crescimento nas vendas dos supermercados de 2,8%, mais realista que no ano passado quando…[+]
11 fev Vendas de espumantes superaram as de vinhos, revela Uvibra Qualidade do produto nacional melhora vertiginosamente, fomentando o volume de 30 milhões de litros vendidos Se 2020 foi o ano do vinho, 2021 certamente foi o do espumante. Isso porque a venda das borbulhas foi maior. Foram 30,3 milhões de litros contra 27 milhões de litros de vinho, ou seja, 40,4 milhões de garrafas de espumante e 36 milhões de garrafas de vinhos finos. O ano passado fechou com saldo positivo nas três categorias, sendo que o maior volume continua sendo do suco de uva que chegou a 173 milhões de litros nos 12 meses, porém com um incremento tímido de 3,92% se comparado a 2020. O avanço dos espumantes, que em 2020 ficaram abaixo dos vinhos devido às restrições da Pandemia do Coronavírus, está atrelado à retomada, mesmo que gradual, das atividades, especialmente das comemorações em família, entre amigos e das festas de final de ano. O presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta, destaca que os brasileiros voltaram a brindar e celebrar…[+]
11 fev Confira o raio-x do consumo das classes C e D em 2021 Pesquisa revela onde e de que forma aconteceram os desembolsos desta expressiva faixa socioeconômica Compreender os comportamentos dos consumidores das classes C e D é necessário para que o ramo varejista possa projetar suas ações e se relacionar com sucesso com essa camada social tão importante para o mercado de bens e serviços. Olhando em retrospecto, o final de 2021 – especificamente – trouxe um alívio para o varejo do ponto de vista do consumo dessas classes sociais. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, essa é a avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, fintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica sobre o desempenho do setor varejista em 2021. Sua afirmação é baseada no estudo “Pesquisa de Hábitos de Consumo” realizado pela própria Superdigital, onde os dados revelaram uma alta de 31% em dezembro de 2021 no consumo das classes C e D no varejo brasileiro. De acordo com o estudo, esse crescimento foi impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo, sendo o melhor resultado do ano…[+]
10 fev Consumo nos Lares Brasileiros cresce 3,04% em 2021, aponta ABRAS Para vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, o resultado positivo reflete a adaptação dos supermercados para entender o cenário macroeconômico e as mudanças nos hábitos de compra do consumidor O Consumo nos Lares Brasileiros – monitorado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) – manteve sua trajetória positiva de crescimento e encerrou 2021 com alta acumulada de 3,04%. Em dezembro, o consumo nos lares registrou alta de 4,27% na comparação com o mesmo mês de 2020. Na comparação entre dezembro e novembro de 2021, o consumo real foi mais acentuado e registrou alta de 22,47%. Os indicadores já foram deflacionados pelo IPCA/IBGE e o monitoramento mensal de Consumo no Lares ABRAS contempla todos os formatos operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercado, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce. “O resultado positivo do Consumo nos Lares acumulado no ano veio do esforço e da adaptação dos supermercados para entender o cenário macroeconômico, as mudanças nos hábitos de compra do consumidor e, prontamente, buscar junto aos fornecedores opções de marcas, tamanhos de embalagens e, principalmente,…[+]
10 fev Sebrae confirma junto a Agos participação na SuperAgos2022 O Sebrae é um grande parceiro da Agos em várias frentes de trabalho. E sua participação na 19ª edição da SuperAgos2022 está confirmada. Na manhã do dia 09 de fevereiro, o assessor de relações institucionais da associação esteve com o economista e técnico do Sebrae, Victor Costa. Na oportunidade, trataram de assuntos ligados à EscolaAgos e ao principal evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste, que se consolida como um dos mais importantes encontros do setor supermercadista do Brasil, previsto para os dias 13, 14 e 15 de setembro deste ano. A última edição, em 2019, foi marcada por recordes históricos de público e volume de negócios. O retorno da feira em 2022 promete ser ainda melhor. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]