Em Destaque · 02 março 2023

Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações do varejo continuam ganhando força nas lojas físicas

A Inteligência Artificial (IA) deverá desempenhar um papel mais relevante no varejo em 2023, melhorando processos para aumentar a conveniência dos clientes, dar mais velocidade à jornada de compra e oferecer recomendações personalizadas. De mecanismos de busca ao reconhecimento por imagem, passando pela otimização do layout dos supermercados e a definição do sortimento, a IA vem ganhando força no varejo.

“É uma tecnologia que ampliará sua atuação e se tornará ainda mais importante para os negócios neste ano”, acredita Krishna Motukuri, CEO da Zippin, empresa especializada em soluções de checkout invisível. Para o executivo, as lojas físicas têm muito a ganhar com a incorporação de IA no dia a dia, uma vez que a maioria absoluta das compras continua ocorrendo no ponto de venda.

Nos Estados Unidos, as vendas em lojas físicas corresponderam a 87% de todo o faturamento do varejo e, com o aumento de modelos de negócios híbridos, como o “clique e retire” e o ship from store, as lojas continuam sendo o epicentro do varejo. “É até natural que as inovações que apareceram durante a pandemia no varejo online migrem para as lojas físicas, pois é onde podem ter mais impacto nos negócios”, analisa Motukuri. “A adoção de IA pode ser um fator chave de diferenciação, aumentando a automação dos negócios e melhorando o atendimento aos clientes”, afirma.

Para o executivo, uma área em que a IA pode ter um grande impacto é na “computação ambiente” – o uso de tecnologia no dia a dia de uma forma invisível, mas muito útil. Um bom exemplo disso são os modelos de negócios livres de checkouts, como as lojas Amazon Go. Segundo um estudo da RBR Research, existem lojas checkout free em pelo menos 20 países, sendo que China, EUA e Europa Ocidental são as regiões em que a tecnologia vem ganhando mais tração. “A computação ambiente está pronta para se tornar cada vez mais forte no varejo, passando a ser invisível em aplicações no setor para entregar muito mais eficiência e produtividade”, completa.

Fonte: SuperHiper