12 jul Indústria de massas, biscoitos e pães prevê discreto crescimento em 2022 Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode incrementar os números, avaliam os empresários Depois de apresentar um bom crescimento em 2020, em torno de 6% no volume de vendas, o setor de biscoitos, massas e pães e bolos industrializados preveem encerrar o ano de 2022 com uma elevação menor no volume, em torno de 1%. Apesar de parecer um crescimento pequeno, esse ainda seria um bom resultado, disse Claudio Zanão, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). “Nossa expectativa é de crescimento de volume em torno de 1% no máximo. Mas se estabilizar em 0% será um bom resultado também”, disse ele durante o 17º Congresso Internacional das Indústrias. “A nossa categoria de produtos vem se mantendo muito bem durante a pandemia. Houve um crescimento maior em 2020, com o auxílio-emergencial. Em 2021 e 2022 houve uma queda, mas em paralelo a 2019, que era período pré-pandemia. Então não há nenhum motivo para uma explosão de consumo novamente”, explicou. Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode…[+]
11 jul Qual o comportamento do cliente com a inflação acima de 10%? Consumidor retoma estratégias da década de 80 quando o Brasil enfrentava a hiperinflação Com o litro do leite e o pacote pequeno de café na casa dos R$ 10, a cartela de ovo a R$ 17 e o quilo do queijo a preço do que era o filé mignon, o brasileiro está se virando como pode para esticar o salário ao longo do mês, o que afeta toda a cadeia de suprimentos. Para lidar com inflação que está há dez meses acima de 10%, consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos. O consumidor voltou a adotar uma estratégia comum nos anos 1980, período da hiperinflação: ir ao mercado logo que recebe o salário. Mas, em vez de fazer a compra inteira do mês logo de largada, essa ida inicial ao mercado se concentra nos itens básicos. Os produtos não essenciais ficam para depois, numa caça a promoções que usa estratégias típicas da nova geração: tecnologia para consultar ofertas, redes sociais em busca de dicas. Do lado das empresas, a receita…[+]
11 jul Conheça a primeira loja 100% autônoma e sem funcionários de Goiânia Cliente é quem guia processo de compras usando um aplicativo da loja O ‘supermercado do futuro’, modelo que dispensa a presença de qualquer funcionário no atendimento, já é realidade em Goiânia. A loja Zaitt, localizada na Rua C-255, no Setor Nova Suíça, oferece um serviço onde o consumidor paga e leva os produtos para casa sem contato com vendedores ou operadores de caixa. Pioneira neste mercado no Brasil, a startup brasileira surgiu em São Paulo em 2019. Com uma unidade própria na capital paulista, atua também em modelo de franquias em todo o país. Além de Goiânia, há lojas abertas em cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília, Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Maceió (AL). Até o fim do ano, a expectativa da Zaitt é que o número chegue a 35 mercados no Brasil. Os estabelecimentos ficam abertos 24 horas por dia, sete dias por semana. Entre as principais vantagens, é evitar as filas, comuns em supermercados e lojas de conveniência. Como comprar [+]
08 jul Agos Regional Aparecida de Goiânia traça atividades para o segundo semestre Visando ampliar as ações da Agos Regional Aparecida de Goiânia, os diretores Mário Junior e Márcio Roney se reuniram com o presidente da Agos, Gilberto Soares, e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, na última quinta-feira (07/07). Os quatro fizeram um levantamento das iniciativas em andamento na cidade e traçaram um cronograma de visitas aos supermercadistas, associados e não associados, daquele município, com intuito de fortalecer os laços e buscar novos apoio e, consequentemente, novos afiliados. Também propuseram reuniões de network para trocar experiências visando maior interatividade, relacionamento e troca de ideias entre o segmento. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
08 jul Brasileiro troca almoço por lanche Indústria reajusta produtos e clientes reduzem quantidade de itens no carrinho Em um cenário de alta de preços, os brasileiros reduziram a quantidade de produtos consumidos. O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias de itens, entre alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza, avançou 13,1% no primeiro trimestre de 2022, ante igual período de 2021. Mas na quantidade de produtos houve recuo de 5%. Os dados são de um estudo da consultoria Kantar, antecipado com exclusividade pelo periódico. Quando se considera o preço médio por unidades (cada produto ou embalagem), a alta foi de 13,7%. Os dados do relatório “Consumer Insights 2022” mostram mudanças de hábitos também nos gastos fora de casa. Neste caso, o preço médio por produto cresceu 11%, acompanhado por um recuo de 10% na quantidade consumida. O valor, no entanto, se manteve estável. “Este primeiro trimestre de 2022 é um primeiro início de…[+]
08 jul PIX Garantido: vem aí uma nova ameaça aos cartões de crédito Previsto para ser lançado ainda este ano pelo Banco Central, o PIX Garantido será um forte concorrente dos cartões de crédito e poderá ajudar a derrubar as atuais taxas de juros. Isso porque ele permitirá o parcelamento das compras, otimizando o processo tanto de pagamento quanto de recebimento, ou seja, será um grande atrativo para clientes e empresas. Cada vez mais popular, o PIX já faz parte do dia a dia dos brasileiros e, agora, estará ainda mais funcional por meio dessa expansão. Entenda como funciona o pix garantido O PIX Garantido funcionará na mesma dinâmica de um cartão de crédito, abrindo espaço de tempo para o consumidor pagar o boleto. Com um valor limite, o novo serviço poderá ser utilizado tanto em compras à vista quanto em parceladas, sem a necessidade de um cartão magnético. A grande mudança é que atualmente o PIX só possibilita a realização de pagamentos feitos à vista, isto é, com o dinheiro que se encontra disponível na conta do pagador. [+]
08 jul Inflação norteia novos hábitos de compra Levantamento da DOTZ retrata alterações importantes que mexem com o estoque e o fluxo de caixa das empresas Mudança na frequência de idas ao supermercado, redução do número de produtos no carrinho e restrição de supérfluos, comportamentos típicos dos períodos de inflação e aperto na renda parecem ter se consolidado no varejo no primeiro semestre. Segundo a Dotz, empresa de acúmulo de pontos em programas de fidelidade, a frequência de ida às lojas subiu 9%, com uma média 15% menor de produtos no carrinho em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O preço médio dos produtos, porém subiu 17%. A quantidade de biscoitos na compra caiu 7%, enquanto o preço médio subiu 21%, ainda segundo a análise da Dotz. Fonte: Joana Cunha, Painel Folha [+]
08 jul Agos recebe diretores do SindiPão e apresenta SuperAgos 2022 A Agos recebeu na última quinta-feira (07/07), em sua sede, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Goiás (SindiPão), Marcos André Rodrigues, e seus diretores Sandro Cipriano Moreira, Fabiano Carrijo e Ramon Barbosa. O presidente da Agos, Gilberto Soares, juntamente com o conselheiro José Elias de Pauta e os diretores da Agos Regional Aparecida de Goiânia, Mário Junior e Márcio Roney, apresentou aos convidados as ações desenvolvidas pela associação em prol do segmento supermercadista, destacando principalmente cursos, treinamentos e palestras que vão de encontro às demandas dos associados. Gilberto aproveitou o momento também para dar detalhes sobre como estão os preparativos do principal evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste, a SuperAgos 2022. A 19ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras Feira de Negócios acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Goiânia. Também estiveram presentes Jurandir Frausino Pereira Filho, da MC Alimentos, o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Francisco…[+]