Em Destaque · 29 novembro 2022

Estudo mostra que consumidores se baseiam em hábitos do mundo físico para definir suas lojas online preferidas

*Por Renato Muller

O futuro dos supermercados é cada vez mais digital – mas as lojas físicas continuarão tendo muita importância. Segundo o Online Grocery Landscape Report, publicado nos Estados Unidos pela Acosta, quase 20% dos consumidores pretendem aumentar o volume de compras online de itens de supermercado em 2023. Ao mesmo tempo, porém, a loja física se torna essencial para garantir a fidelidade dos clientes, uma vez que 57% dos clientes online compram no site da loja que preferem no mundo físico.

Essa pode ser uma grande vantagem para varejistas omnichannel, que se valem da confiança que já construíram com os clientes nas lojas físicas para oferecer novos momentos de compra no digital. “Para ganhar mercado, os supermercados precisam oferecer experiências personalizadas, focadas em valor, conveniência e descoberta de alimentos”, acredita John Carroll, chief growth officer da Acosta.

Quase 60% dos consumidores americanos que compram alimentos online começaram a fazer isso nos últimos dois anos, um dado que mostra muito claramente o impacto da pandemia sobre o comportamento de consumo. Ao mesmo tempo, 50% fazem compras de itens de supermercados ao menos ocasionalmente, índice semelhante ao de um ano atrás – o que indica que o digital permanece sendo um apoio às compras do varejo físico, para uso em situações específicas que demandam entrega rápida e alta conveniência.

Fonte: SuperHiper