03 jan

Como será o varejo supermercadista em 2030?

Líder de produtos de consumo para Américas da Bain & Co mostra que o setor está próximo de passar por transformações profundas Em 2030, o consumidor entrará em supermercados bem diferentes dos atuais. Serão lojas com muito mais tecnologia embarcada, que conseguirão entender a fundo as necessidades de seus clientes e gerarão receita de maneiras bem diferentes das de hoje. Essa é a avaliação de Jorge Rujana, líder de produtos de consumo para as Américas da Bain & Co. Falando para as principais lideranças do varejo supermercadista brasileiro na ABRAS’24 food retail future, que aconteceu em setembro em Campinas (SP), o executivo apresentou um panorama que aponta para grandes mudanças em um curto espaço de tempo. “Estamos começando a viver uma convergência nos supermercados, em que varejistas tradicionais aprendem a atuar de forma digital, ao mesmo tempo em que empresas de tecnologia se tornam varejistas”, afirma Rujana, descrevendo um cenário que assume tons diferentes em cada país, mas está presente em cada startup…[+]
03 jan

Vendas no varejo crescem 3,4% no Natal, aponta índice da Cielo

Estudo da Cielo mostra que o comércio físico teve resultado superior ao e-commerce As vendas do varejo no Natal, apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano, cresceram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais cresceram 3,4% enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%, diz a pesquisa. Os setores que apresentaram as variações mais positivas, de acordo com a Cielo, foram: Supermercados e Hipermercados (+6,0%), Drogarias e Farmácias (+5,8%), Óticas e Joalherias (+5,7%), Turismo e Transporte (+4,1%), Alimentação – Bares e Restaurantes (+3,9%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+3,3%) e Varejo Alimentício Especializado (+3,2%). O único setor a apresentar variação negativa foi Vestuário e Artigos Esportivos (-0,3%). Em relação ao Natal, Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, afirma que o resultado ligeiramente superior do Varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data. “Apesar das vendas pela…[+]
02 jan

Varejo alimentar cresceu 5,4% em 2024

O faturamento do ano foi de R$ 1,27 trilhão O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 5,4%, alcançando a marca de R$ 1,27 trilhão em faturamento. Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas, o desempenho reflete a resiliência e relevância do setor, que representa 10,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estimado em R$ 11,721 trilhões para o ano. “Nos últimos meses, vimos uma desaceleração no crescimento de volume devido ao descolamento da inflação, que se tornou o principal fator do aumento no faturamento. Esta dinâmica deverá se manter no início de 2025, considerando a continuidade do cenário inflacionário impulsionado por commodities afetadas por fatores climáticos, variações cambiais e pelo equilíbrio de demanda e oferta no mercado interno e externo”, avalia Thomaz Machado, CEO da Scanntech. A diferença entre o crescimento da renda média nominal e da inflação resulta na variação do poder de compra dos consumidores. Após estabilidade do primeiro…[+]
02 jan

Vendas de Natal, compras e trocas de presente crescem em supermercados

Vendas de Natal ficam 5,20% maiores As vendas para o Natal de 2024 foram acima do esperado pelos lojistas pelotenses. Os últimos cinco dias antes do Natal foram de movimento intenso, segundo o levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas junto aos associados. Neste Natal, as vendas foram 5,20% maiores do que em 2023. Segundo o presidente Renzo Antonioli, venderam mais os lojistas que estavam mais preparados, com estoques reforçados e promoções para agradar aos consumidores. Ao contrário de anos anteriores, o movimento da terça-feira foi muito grande. “Nos surpreendeu. Dezembro não tinha começado bem”, lembrou Antonioli. Já o domingo foi muito bom, segundo o presidente. Este índice de vendas é considerado muito bom pelos lojistas e ajuda o setor a se recuperar das perdas trazidas pela enchente do mês de maio. Ajuda na parte financeira, para a reposição de estoques, no pagamento de dívidas e do 13º salário dos funcionários. E mais ainda, segundo Antonioli. “Ajuda…[+]
23 dez

Câmara aprova a reforma dos impostos; farmácias e supermercados devem ser impactados

Objetivo das alterações é tentar fazer com que o consumidor pague, no máximo, 26,5% de IVA, e não 28,5% A reforma dos impostos, aprovada pelo Senado, impactaria os supermercados e farmácias do país, já que bebidas açucaradas e remédios estão inclusos em alterações feitas pelos deputados na regulamentação da reforma.  Os senadores tinham excluído cerca de 380 medicamentos da lista de isenção da taxa sobre o consumo, o IVA, o que faria os preços subirem. A Câmara retomou a cobrança zero. Em compensação, refrigerantes e sucos voltarão a ser incluídos no chamado ‘imposto do pecado’, criado para sobretaxar produtos prejudiciais à saúde.  O benefício dado ao setor de saneamento básico foi retirado, assim como para água mineral e biscoitos. Foram mantidos pelos deputados o cashback para internet e menos tributos sobre fraldas, frutas e cereais.  O objetivo das alterações é tentar fazer com que o consumidor pague, no máximo, 26,5% de IVA, e não 28,5% como foi…[+]
23 dez

Chegada do verão e festas de fim de ano impulsionam vendas de bebidas

Temporada mais aguardada pelo varejo alimentar é promissora, em especial para categoria de cervejas O final de ano e o verão, temporada mais aguardada pelo varejo, devem impulsionar o crescimento nas vendas de bebidas devido à onda de calor prevista para os próximos meses. Marcas de cervejas como Heineken, Sol, Amstel e Devassa terão destaque ao longo do período, segundo a HEINEKEN. A previsão é que outros rótulos da empresa como Praya e Amstel Ultra, que vem crescendo em duplo dígito a cada ano, passem a integrar o ranking. Também há expectativa de aumento nas vendas na recém-lançada Sol Zero. Segundo a diretora nacional de vendas do Grupo HEINEKEN, Giuliana Bernardo, o aumento de vendas da categoria de não alcoólicos também é esperado ao longo do período. “Temos notado grande representatividade nas vendas de marcas de refrigante como a FYS e o Clash’d, primeiro refrigerante brewed do mercado brasileiro, feito apenas com ingredientes naturais. Acompanhando os hábitos de consumo do mercado, esperamos que a adesão…[+]
20 dez

Cesta de Natal registrou aumento de 7,7% nos preços

Lombo de porco com osso e azeite de oliva apresentaram aumento de 25,9% e 21,4%, respectivamente A inflação da cesta de Natal, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), registrou aumento médio de 7,7% este ano em 15 itens tradicionais desta época. Entre os produtos analisados, o destaque foi o lombo de porco com osso, que subiu 25,9%, superando a alta apontada no azeite de oliva, com inflação acumulada de 21,47%. De acordo com Guilherme Moreira, coordenador do IPC-FIPE, a cesta ficou acima da média da inflação do período em relação ao ano passado. “Nós já estamos com 4,3% de inflação no IPC da FIPE até novembro e a cesta de Natal apresentou aumento de 7,7%, ou seja, bem acima da inflação. As carnes, de maneira geral, subiram muito e isso foi o que mais pesou. As frutas também tiveram aumento expressivo, em especial uva (com quase 20%) e…[+]
20 dez

Venda de medicamentos em supermercados volta à pauta

Deputados articulam votação sobre o assunto ainda neste ano e geram reações do varejo farmacêutico A venda de medicamentos em supermercados, atacarejos e estabelecimentos assemelhados ganhou um novo capítulo. Entidades do canal alimentar e representantes da Câmara dos Deputados articulam-se para criar um requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 1774/19, o que abriria caminho para a votação da proposta ainda neste ano. De autoria do parlamentar Glaustin da Fokus (Podemos-GO), a redação do PL prevê a comercialização de MIPs até em quitandas, sem nenhuma previsão de uma farmácia dentro do estabelecimento ou da presença obrigatória de um farmacêutico para assistência ao consumidor. Sob intensa pressão do setor supermercadista, os defensores da proposta argumentam que é necessário ampliar o acesso a esses remédios e baratear os preços a partir do aumento da concorrência. No fim de novembro, o presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, chegou a se reunir com os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ)…[+]