28 jul

Grandes eventos movimentaram calendário da Agos

Carrinho de Ouro – Depois de quase quatro anos, devido a pandemia, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) realizou em abril a 27ª edição do Prêmio Carrinho de Ouro, o mais valioso e esperado prêmio destinado aos destaques do setor supermercadista do Estado. Paralelo ao evento ocorreu também a posse de nova diretoria da Agos para o triênio 2023/2026, que tem o empresário Sirlei Antônio do Couto como presidente e Gilberto Soares da Silva como vice-presidente da entidade. Os homenageados foram empresas e pessoas que ao longo do ano de 2022 despontaram em suas áreas de atuação, revelando significativa capacidade de superar dificuldades, aglutinar forças, enfrentar desafios, motivar equipes de vendas, apostar no novo, com profissionalismo e determinação.  “A tradicional premiação obedece a critérios rigorosos de escolha, realizado através de um instituto de pesquisa”, afirma o presidente da Agos, Sirlei Couto. Este ano a pesquisa foi realizada pela Epom (Empresa Pesquisa de Opinião e Mercado) que chegou a um ranking de 25 vencedores, sendo 16…[+]
28 jul

Ruptura: como os supermercadistas podem evitar gôndolas vazias nas lojas

Pesquisas mostram cenário de perdas desde a pandemia e tendência de investimento em tecnologia A ruptura é um dos maiores vilões para as operações supermercadistas e marcas da indústria, já que ambos perdem uma oportunidade de venda e, ao mesmo tempo, frustram o consumidor que está decidido a comprar determinado produto. Neste cenário, existem diversos aspectos que resultam na falta de itens nas prateleiras, desde prazos de entrega, logística, produtos vencidos, e também as perdas. Para se ter uma ideia, a perda não identificada de produtos, que inclui erros operacionais, vem aumentando desde a pandemia, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Desde que o vírus se espalhou pelo mundo, em 2020, este índice cresceu 23% nos supermercados, lojas de vizinhança e de conveniência. A Pesquisa de Prevenção de Perdas, feita pela Abrappe e a KMPG, ainda destaca que as perdas não identificadas nos supermercados aumentaram 53% no mesmo período. Um levantamento feito pela Mob2Con diz que esse tipo de ruptura acontece com mais frequência no primeiro dia útil de cada…[+]
28 jul

Parcerias com empresas do ramo fortalecem associados supermercadistas

Em março, a primeira reunião extraordinária da diretoria da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), apresentou para os diretores e membros presentes assuntos importantes para o setor supermercadista goiano como: o relatório das ações judiciais em curso, leis relevantes de interesse do segmento, reforma tributária, lei de resíduos sólidos, convenção coletiva e o anúncio do Prêmio Carrinho de Ouro. GS1 – Na ocasião, o diretor institucional da GS1, Paulo Caprina, compartilhou com os diretores presentes informações sobre o Código 2D. A tecnologia apresenta revolução e facilidade aos processos de compra e venda. O Código 2D, como o próprio nome já diz, é um código bidimensional. Ele utiliza ambas as dimensões, horizontal e vertical, para codificar dados em uma pequena área. Existem algumas variáveis do Código 2D, porém o mais conhecido no mercado é o QR Code. Mar &…[+]
28 jul

Um setor cada vez mais eficiente

A nova Pesquisa de Eficiência Operacional realizada pela ABRAS mostra que o setor supermercadista tem 98,21% de eficiência, e seus dados evidenciam que os supermercados elevaram o nível em relação à operação de suas lojas Na tarde da última quinta-feira, 27 de julho, o diretor executivo da Agos, Augusto de Araújo Almeida, esteve reunido com o Comitê de Eficiência Operacional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para debaterem a nova Pesquisa de Eficiência Operacional realizada pela instituição. A ABRAS acompanha e se dedica a monitorar o cenário de eficiência operacional há 23 anos. Ano passado, com o propósito de aprimorar o tradicional estudo desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, trouxe uma nova visão e abordagem a respeito dos dados da pesquisa, mostrando o quanto o setor supermercadista é eficiente, ao invés de focar e detalhar as perdas do varejo alimentar. A pesquisa traz importantes subsídios para que as empresas consigam observar e avaliar melhor os dados e aplicá-los em seus negócios. “Os avanços…[+]
28 jul

Parceria poderá resultar aos associados da Agos soluções que diminuam custos com energia elétrica

Nesta quinta-feira, 27 de julho, o diretor executivo da Agos, Augusto Araújo de Almeida, participou de reunião através de videoconferência com os representantes da EDP Brasil, Flávia Marques Bernardo e João Ribeiro Luppi. A reunião foi um desdobramento de uma conversa entre o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto e os diretores da EDP: Carlos Andrade, vice-presidente de clientes, Diogo Baraban, diretor comercial e Nuno Rebelo de Sousa, diretor de stakeholders, durante o evento Conexão Energias Renováveis, no Sebrae no último dia 17/07. O encontro desta quinta-feira teve por objetivo estabelecer parceria para disponibilizar soluções que diminuam o custo com energia elétrica para os associados da Agos, bem como a participação da EDP na SuperAgos 2023, que acontece em setembro. Sobre a EDP Brasil – Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua…[+]
28 jul

Agos segue “com a mão na massa” para realização da SuperAgos 2023

Visando propor capacitações que visam ajudar os proprietários e gerentes de supermercados e padarias a atingirem suas metas e fecharem mais vendas, a Agos recebeu na tarde desta quinta-feira, 27 de julho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Panificação e Confeitaria de Goiânia (Sintpão), André Luiz Barcelos. A visita buscou propor uma parceria entre a associação com o braço técnico do sindicato que é o Instituto de Panificação e Confeitaria de Goiás (IPCG) tanto na realização da Super Agos 2023 – principal evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste e se consolida como um dos mais importantes encontros do setor supermercadista do Brasil – quanto na capacitação de profissionais por meio da Escola Agos. A parceria inclui a disponibilização de vídeos de treinamento e aulas de panificação e confeitaria para associados, no site da Agos. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
27 jul

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,47% no semestre

Abrasmercado: preços das carnes, do óleo de soja e do café registram queda expressiva no período O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre em alta de 2,47% de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,55%. Em relação a junho de 2022 a alta é de 6,96%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “Registramos um consumo consistente e gradual até o fim do semestre favorecido pelo recuo do desemprego, de reajustes salariais, da consolidação dos programas detransferência de renda. Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente, pois há datas importantes que incentivam o consumo como o Dia dos Supermercados, a Black Friday e as festas de fim de ano”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio…[+]
27 jul

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,47% no semestre, divulga ABRAS

O aumento consistente do consumo foi favorecido pelo recuo do desemprego, pelos reajustes salariais e pela consolidação dos programas de transferência de renda; perspectivas para o segundo semestre também são positivas O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre em alta de 2,47% de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,55%. Em relação a junho de 2022 a alta é de 6,96%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “Registramos um consumo consistente e gradual até o fim do semestre favorecido pelo recuo do desemprego, de reajustes salariais, da consolidação dos programas de transferência de renda. Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente, pois há datas importantes que incentivam o consumo como o Dia dos Supermercados, a Black Friday…[+]