10 jan

Indústria registrou queda nos lançamentos em dezembro

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou redução de 1,5% A intenção da indústria brasileira em lançar produtos apresentou redução de 1,5% no mês de dezembro na comparação com o mês de novembro no dado livre de efeitos sazonais, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. No entanto, o acumulado de 12 meses teve crescimento de 26,8%, influenciado pelo comportamento confiante da indústria na renovação de seu portfólio de produtos. Outro fator positivo é que em dezembro de 2023 a intenção da indústria em lançar produtos é apontada pelo índice como a maior variação desde 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior. “Esses resultados apontam um fortalecimento da intenção de lançamento de produtos pela indústria, movimento que esperamos que ganhe ainda mais força e com o qual nós da GS1 Brasil continuaremos a contribuir em 2024”, afirma Virgínia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Fonte: SuperVarejo [+]
10 jan

Supermercados e Hipermercados impulsionam crescimento do varejo

Setor aumenta 1,1% em dezembro, de acordo com Índice da Cielo As vendas no varejo em dezembro de 2023 cresceram 1,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 4,3%. No mês marcado pela principal data do varejo, o Natal, os macrossetores de Bens Não Duráveis e o de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 2,3% e 0,9%, respectivamente. Em Bens Não Duráveis, o segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados. Já Óticas e Joalherias foi o destaque em Bens Duráveis e Semiduráveis. O macrossetor de Serviços, no entanto, apresentou queda de 2,5%. Bares e Restaurantes foram os principais responsáveis pela baixa. No geral, efeitos de calendário prejudicaram o Varejo em dezembro, que teve uma quinta-feira a menos e um domingo a mais, dia de menor movimento para o comércio, em relação ao mesmo mês de 2022. “O mês de dezembro ficou…[+]
10 jan

Agos e Seac-GO analisam faltam de mão de obra no setor supermercadista

O setor supermercadista em Goiás vem enfrentando um gargalo quando o assunto é mão de obra qualificada. Visando buscar alternativas e estar junto a outras entidades representativas, o presidente da Agos, Sirlei Couto, recebeu a visita do sócio da Meta Limpeza e Serviços Especializados, Leonardo Moreira, que é vice-presidente do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Terceirização de Mão de Obra do Estado de Goiás (Seac GO) no dia 9 de janeiro. A parceria com a Agos busca oferecer aos associados soluções em serviços com valores diferenciados. O serviço de asseio e conservação compreende uma série de atividades realizadas com alto grau de qualidade, apresentando soluções completas para serviços diários e essenciais para a estrutura de uma empresa. Encontrar mão de obra qualificada não é tarefa fácil para diversos setores da economia, inclusive supermercadista. A qualificação profissional é um gargalo que afeta a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, a competitividade empresarial. O setor vivencia uma espécie de “apagão” de mão de…[+]
08 jan

ABRAS promove a 6ª edição do Jantar ABRAS em Nova York

Realizado durante a NRF´s Big Show 2024, evento inicia a programação da associação e traz oportunidades de relacionamento e conhecimento para os empresários supermercadistas brasileiros A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), junto com grandes marcas do setor supermercadista como Assaí, Grupo Pão de Açúcar e Grupo Mateus, vai desembarcar em Nova York, na próxima semana, para acompanhar o mais tradicional evento varejista do mundo, a NRF Retail’s Big Show 2024. Na oportunidade, a associação ainda vai promover a sexta edição do jantar exclusivo destinado às lideranças brasileiras do setor que acompanham o evento. O Jantar ABRAS em Nova York é anualmente realizado durante a programação da NRF e objetiva analisar os pontos discutidos no big show e verificar possíveis aplicações no Brasil. Em 2024, o jantar será no restaurante Fasano em Nova York e promete muitos insights e troca de conhecimento sobre as últimas tendências, inovações e desafios no mundo do varejo. “A NRF é o grande celeiro de inovações e insights que ditam as tendências para o varejo mundial e a ABRAS está sempre sintonizada…[+]
06 jan

Banco Safra faz visita à Agos em busca de parceria

No último dia 5 de janeiro a Agos recebeu a visita de executivos do Banco Safra. Na ocasião, o diretor executivo da associação, Augusto Almeida e a responsável pelo comercial, Clésida do Espírito Santo, recepcionaram os membros da instituição financeira, Luiz Carlos Lobo, gerente business, e Jonatas Kayque, especialista business regional Centro-Oeste (Safrapay). O encontro teve como objetivo a apresentação das linhas de produtos do banco e ações desenvolvidas pela Agos em prol do associado. Nesse sentido, ficou explícito o interesse de uma parceria que ofereça benefícios mútuos. Além do desejo do Banco Safra em participar da próxima edição da SuperAgos 2024, cogitou-se também a possibilidade de oferecer aos associados um workshop sobre educação financeira. Isso porque, a falta de educação financeira não afeta apenas o bolso dos colaboradores, tem também impacto direto em sua saúde mental e física. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência mostra a importância das finanças em dia para a produtividade do colaborador. Estimular o bem-estar…[+]
06 jan

Supermercados cortam mix em busca de eficiência operacional

Sortimento nas lojas americanos está até 20% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas especialistas veem vantagem nessa abordagem A pandemia provocou um efeito curioso nos supermercados: com as dificuldades logísticas e o isolamento social, as empresas reavaliaram seus sortimentos, chegando a tirar das lojas boa parte do mix – o que não fez falta para os clientes. Grandes supermercadistas americanos reduziram sua oferta de produtos em várias categorias desde 2020, o que resultou em diminuição de custos, menos desperdícios e menos complexidade operacional. Esse movimento também foi adotado pela indústria: a Coca-Cola, por exemplo, cortou pela metade a variedade de bebidas à disposição do varejo, otimizando seu sortimento para os itens mais lucrativos. “A mentalidade atual é de correr o risco de perder uma parte da demanda potencial, em vez de investir demais em muita variedade e ter excesso de estoque”, afirma Inna Kuznetsova, CEO da ToolsGroup, fornecedora de software de planejamento e otimização da cadeia de abastecimento. Segundo dados da Circana, em 2019 novos itens representaram 5% dos produtos disponíveis…[+]
04 jan

Cencosud Brasil amplia projeto “Fila Zero”

Lançado em junho, serviço está disponível nas redes Prezunic, Bretas e GBarbosa Ir ao supermercado escolher suas próprias frutas, carnes e verduras, conferir as novidades nas prateleiras, conversar com os colaboradores e se sentar para tomar um café está na lista dos pequenos prazeres na rotina de muitas pessoas. Já a parte de passar as compras no check-out, transportá-las e descarregá-las, nem tanto. Dedicada a entregar uma experiência omnicanal cada vez maior aos seus clientes e proporcionar uma jornada de compra mais integrada e prazerosa, a Cencosud Brasil lançou, em junho deste ano, o Fila Zero, serviço que combina visita à loja física com a praticidade do e-commerce. A primeira operação ocorreu na rede Prezunic. Logo depois, foi a vez do Bretas e, agora, o Fila Zero anuncia sua chegada ao Nordeste pela bandeira GBarbosa. “Trata-se de um importante passo na consolidação da nossa omnicanalidade. Uma das principais vantagens é oferecer uma jornada de compra com menos atrito, flexível e ágil, permitindo que os clientes personalizem sua experiência de compra de acordo com a necessidade daquele…[+]
03 jan

Inovar nos negócios é chave para alcançar todos os tipos de públicos

Estudo aponta que 41% da Geração Z afirmaram que ‘facilidade de compra é um fator extremamente importante’ O setor supermercadista está em constante mudança. Na pandemia da Covid-19 , por exemplo, muitos supermercados se reinventaram para continuar vendendo atendendo as famílias, enfrentado desafios logísticos e operacionais surgidos diante desta situação com por exemplo, a alta demanda de artigos de higiene e de limpeza. Um outra mudança que vem contribuindo para um outro tipo de postura do varejo alimentar é a participação de compra constante da Geração Z. Composta por jovens adultos entre 18 e 26 anos, este público está chegando à vida adulta com atitudes e valores que podem ter implicações significativas para o mercado de consumo, visto que esta geração cresceu em um mundo marcado por eventos históricos significativos, incluindo a maior crise do século, que começou como uma questão de saúde e se transformou em uma questão social, ambiental e econômica. Voltando no assunto da pandemia da Covid-19, de acordo com informações extraídas…[+]