09 nov Cerveja pode bater recorde com verão e Copa do Mundo Indústria aposta em vendas superiores ao ano passado quando a produção brasileira superou os limites O Brasil caminha para superar em 2022 seu recorde de produção de cerveja apresentado em 2021, ano em que vários canais de venda foram retomados após as restrições de operação provocadas pela pandemia da Covid 19.Até o terceiro trimestre de 2022 o setor cervejeiro já ultrapassou a marca de 11 bilhões de litros de cerveja produzidos, 3% acima de igual período do ano passado.A informação foi publicada por Lauro Jardim a partir de fontes de mercado, confirmando a continuidade do avanço de mercado da bebida no país este ano.Com o verão que incluirá uma uma Copa do Mundo a frente, a projeção é que o Brasil ultrapasse o volume de vendas alcançado para a cerveja em 2021, o que já foi um recorde dentro dos últimos anos.O ano de 2021 marcou uma forte retomada dentro de um período ainda com muitas restrições a bares e restaurantes e sem a ocorrência de grandes eventos devido a pandemia, o que levou a uma ampliação de compras…[+]
09 nov Supermercadistas empregam 3,1 milhões de pessoas, diz Abras Marcio Milan, vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é o quarto entrevistado da temporada Minas S/A sobre o setor supermercadista, que segue até dezembro em todas as plataformas de O TEMPO Marcio Milan, vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é o quarto entrevistado da temporada Minas S/A sobre o setor supermercadista, que segue até dezembro em todas as plataformas de O TEMPO. Há 50 anos no mercado – 44 deles no GPA (Grupo Pão de Açúcar) e os últimos seis anos na Abras –, Marcio fala sobre as necessidades do setor: reforma tributária, segurança jurídica, reforma trabalhista e a questão das multas. São debates essenciais para um setor que representa 7,03% do PIB do país, tem 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos, mais de 28 milhões de consumidores por dia nas lojas (são 92.588 em todo o país) e que faturou R$ 611,2 bilhões em 2021. São 50 anos no setor, e tudo isso aliado a uma vida supersaudável. Conte um pouquinho da sua trajetória? [+]
09 nov Agos participa de almoço da UNECS em Brasília O presidente e vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, estiveram em Brasília na última terça-feira (08/11) para um dia produtivo de trabalhos na capital federal. Após reunião do Conselho de Administração da UNECS, seguiram para o tradicional almoço com os presidentes e executivos, com presença do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) João Galassi, em homenagem aos parlamentares da FCS. Participaram da solenidade deputados de diversos estados. Destaque especial à homenagem feita ao senador Ângelo Coronel que tem feito um excelente trabalho de relatoria da PL 316/2021, que combate a prisão indevida dos gerentes de lojas. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare – Naiara Gonçalves [+]
08 nov Os Preços mundiais dos alimentos ficaram estáveis em outubro O Índice FAO de referência dos preços mundiais dos alimentos (FFPI) ficou estável em outubro, com aumento dos preços dos cereais sendo compensado com o declínio da cotação de outros produtos, diz o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) publicado nesta sexta-feira. Índices O FFPI, que acompanha as mudanças mensais dos preços internacionais de uma cesta de alimentos comercializados no mercado mundial, atingiu a média de 135,9 pontos durante o mês de outubro, ligeiramente abaixo do nível de setembro. Com esta última publicação, o índice ficou 14,9% abaixo do valor recorde atingido em março de 2022, enquanto permaneceu 2% abaixo do Índice de outubro de 2021. O Índice FAO dos preços dos cereais subiu 3,0% durante o mês. Os preços mundiais do trigo subiram 3,2%, refletindo as incertezas relativas à iniciativa em torno das exportações de grãos através do Mar Negro e também à revisão para menos da oferta dos Estados Unidos da América…[+]
08 nov Transformação digital do comércio ganha velocidade no Brasil Empresários acreditam que 65% da receita virá de canais digitais dentro de dois anos A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), publicou a segunda edição do relatório State of Commerce, que traz insights sobre novos hábitos de compra em um período de grandes mudanças, mostrando como as empresas B2B e B2C estão se adaptando ao futuro do comércio em um cenário digital-first. O estudo tem como base uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano em 25 países, incluindo Brasil, com mais de 4.000 líderes de comércio, e análises de comportamento de mais de 1 bilhão de clientes empresariais e consumidores finais. “Os últimos anos trouxeram uma revolução significativa no papel do comércio digital nas organizações. Empresas em todos os setores do mercado e com todos os perfis de consumidores enfrentam demandas de consumo, prioridades organizacionais e ideias para o futuro cada vez mais complexas. Elas estão tentando descobrir seus próprios meios para obter vantagem competitiva num contexto em que clientes empresariais e consumidores concordam em um ponto:…[+]
07 nov Em estados com bloqueios, faltam itens em 70% dos supermercados Problemas de abastecimento já atingem setes estados, além do Distrito Federal Mais de 70% dos supermercados em sete estados e no Distrito Federal estão com problemas de abastecimento por conta dos bloqueios em estradas em várias partes do país, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Desde a noite de domingo (30), manifestantes bloqueiam estradas em várias localidades para protestar contra o resultado das urnas, que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo após liberações, pontos continuam bloqueados nesta quarta-feira (2). “Normalmente, às segundas e terças os supermercados fazem reposição de produtos. E foi nesse momento que começaram os bloqueios. Nessas regiões citadas, mais de 70% das lojas já estão apresentando problemas de abastecimento”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras. Segundo a associação, os produtos mais afetados são aqueles perecíveis, como frutas, legumes, verduras e carnes. Frios, laticínios e itens de mercearia e panificação também podem faltar. De acordo com Marcio, alguns desses produtos podem faltar nas prateleiras dos supermercados pelos próximos dois ou três…[+]
04 nov Novo gestor da Piracanjuba deve alavancar vendas de leite preparado A empresa, que recentemente adquiriu a Bela Vista, quer ampliar o portfólio em todas suas plantas fabris A Piracanjuba, uma das maiores empresas de lácteos do Brasil, apresenta executivo que atuará na área comercial da empresa. O novo diretor da Piracanjuba, Gustavo Afonso de Almeida, conta com ampla experiência na área de vendas e relacionamento com clientes. Na função de gerente comercial desde 2015, a missão atual será de liderar as ações da empresa, de forma a expandir posicionamento das marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom e ChocoBom. “Temos muito trabalho pela frente! Nosso time de representantes tem atuação nacional e, em cada região, as demandas são variadas. Ao assumir a função, precisamos fortalecer ainda mais as frentes de oferta do portfólio e negociação, atendendo diferentes canais de vendas e assim, ficando cada vez mais perto do consumidor”, defende Gustavo. O diretor comercial comandará ampla equipe, que atua com vendas e comércio exterior, além da relação bastante próxima com as áreas digital, de trade e de marketing. Gustavo responderá a Luiz Cláudio Lorenzo, vice-presidente da Piracanjuba. Sobre a…[+]
04 nov Supermercados sentem dificuldades de abastecimento por bloqueios, diz associação O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse nesta terça-feira que lojas do setor começaram a enfrentar dificuldades de abastecimento diante dos bloqueios de estradas do país promovidos por manifestantes bolsonaristas. Os protestos bloqueiam total ou parcialmente rodovias pelo país desde domingo à noite e são promovidos por manifestantes insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial, tendo ganhado impulso com o silêncio de Bolsonaro sobre o resultado. Galassi, da Abras, afirmou em comunicado que pediu a Bolsonaro apoio sobre “dificuldades de abastecimento que já começam a enfrentar os supermercadistas em função da paralisação dos caminhoneiros nas estradas do país”. O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, afirmou em comunicado que “registra atraso pontual no recebimento e expedição de algumas mercadorias, ainda sem impacto significativo”. A companhia também disse que trabalha em alternativas para minimizar problemas, sem dar detalhes. O Carrefour Brasil, dono da marca Atacadão, disse em comunicado que “segue sem grandes problemas de abastecimento em…[+]