Em Destaque · 20 dezembro 2023

Estudo mostra que varejo de alimentos tem oportunidade de ganhar espaço em um mercado com expectativa de forte crescimento

As modalidades de alimentação fora do lar ocupam uma posição cada vez mais importante no dia a dia dos consumidores. Um relatório publicado pela Datassentials mostra que 61% dos clientes dos supermercados conferem as opções disponíveis na área de refeições prontas de sua loja preferida, o que indica que “fazer supermercado” não significa somente comprar itens para preparar em casa.

Segundo o “Supermarket Prepared Keynote Report” publicado pela empresa, 79% dos consumidores visitam supermercados pelo menos uma vez por semana e 34% afirmam que a variedade de opções de alimentos prontos nas lojas melhorou nos últimos 12 meses. Além disso, 47% já comparam refeições prontas nos aplicativos dos supermercados, o que mostra não somente a importância da categoria para o varejo alimentar, mas também apresenta uma nova concorrência aos aplicativos de delivery tradicionais.

A Datassential perguntou aos clientes de supermercados quais itens preparados eles compraram em sua última visita à loja. Itens de deli, como sanduíches e refeições rápidas já prontas, foram citados por 36% dos entrevistados – mesmo percentual dos produtos de padaria. Já alimentos quentes, como pizzas, foram consumidos por 31%, enquanto alimentos frios tiveram 27% de citações. O buffet tradicional e o salad bar ficaram bem atrás, com 15% e 14%, respectivamente, mostrando que os consumidores procuram opções práticas de alimento para consumo imediato, ou então itens prontos para consumir no caminho ou em casa. O foodservice nos supermercados é menos um restaurante e mais um lanche ou a substituição da preparação da refeição em casa.

Os supermercados americanos (onde a pesquisa foi feita) estão atentos a essa tendência: 56% dos varejistas pretendem ampliar sua oferta de alimentos prontos no próximo ano, com foco principalmente nos consumidores mais jovens. Os Millennials e a Geração Z são as mais interessadas em comprar alimentos que só precisam ser reaquecidos em casa (46% e 45%, respectivamente).

O estudo chega a três conclusões de como agir para ganhar espaço no segmento de alimentos prontos nos supermercados. A primeira sugestão é oferecer mais variedade de produtos, já que 67% dos consumidores dizem fazer um mix entre novidades e itens conhecidos em suas compras de foodservice nos supermercados. A segunda ideia é priorizar áreas da loja de alto tráfego, como deli e padaria, melhorando a comunicação e o layout do ponto de venda. Por fim, não foque somente nas áreas óbvias: existem oportunidades em pedidos online e na oferta de kits de refeições por assinatura, por exemplo.

Fonte: Por Renato Muller – SuperHiper