07 jun Abrasmercado: variação de preços somou leve alta de 0,53% em abril Também houve queda de preços em produtos importantes e bastante consumidos, como cortes bovinos, óleo de soja, cebola e margarina, que puxaram as quedas no mêsO Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços da cesta de 35 produtos de largo consumo composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza – registrou alta de 0,53% em abril. Com essa variação, o preço na média nacional passou de R$ 747,35 em março para R$ 751,29 em abril. As principais quedas nos preços vieram da cebola (-7,01%), óleo de soja (-4,44%), margarina cremosa (-0,93%). Dentre as proteínas que compõem a cesta Abrasmercado, as quedas foram puxadas pela carne bovina: cortes do traseiro (-1,16%) e do dianteiro (-0,86%). Outros alimentos como frango congelado (-0,36%) e pernil (-0,51%) também registram redução nos preços. Em 12 meses, os preços dos cortes bovinos nos supermercados acumulam queda de 11%. Preços em alta Na contramão, tomate (+10,64%), leite longa vida (+4,96%), feijão (+4,41%), batata (+3,96%), farinha de mandioca (+2,87%), ovos (+2,46%) registram altas nos…[+]
07 jun Preço da cesta básica cai em 11 capitais, mostra Dieese O preço da cesta básica de alimentos caiu em 11 capitais no mês de maio em comparação com abril. As maiores quedas ocorreram em Brasília (-1,9%) e Campo Grande (-1,85%). As altas principais foram observadas em Salvador (1,42%) e Curitiba (1,41%). Os dados, divulgados nesta terça-feira (6), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que pesquisa mensalmente o preço da cesta em 17 capitais. São Paulo foi a capital onde o conjunto dos alimentos básicos apresentou o maior custo (R$ 791,82), seguida de Porto Alegre (R$ 781,56), Florianópolis (R$ 765,13) e do Rio de Janeiro (R$ 749,76). Os menores valores foram registrados em Aracaju (R$ 553,76), João Pessoa (R$ 580,95) e Recife (R$ 587,13). Comparando o preço da cesta de maio de 2023 com o do mesmo mês de 2022, houve aumento em 14 capitais, com variações que oscilaram de 0,98%, em Aracaju, a 7,03%, em Fortaleza. Em três capitais houve queda: Recife (-1,47%), Curitiba (-1,38%) e Florianópolis (-0,9%). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano (de janeiro a…[+]
06 jun 80% dos consumidores já compraram em supermercado online, mas maioria prefere físico Cerca de 80% dos consumidores já compraram itens de supermercado em canais digitais. No entanto, 87,3% dos clientes ainda possuem o canal físico como escolha. Segundo a maioria (31%), o principal motivo para escolher onde comprar é a variedade dos produtos. Na sequência, com 26,5% do total, está o preço ou a relação custo/benefício. Os dados são de um estudo realizado pela SoluCX com mais de 2 mil respondentes espalhados pelo Brasil. Entre aqueles que fazem as suas compras em canais digitais, o principal meio utilizado são os aplicativos de delivery, como iFood e Rappi. Eles representam mais de 54% das respostas. Já no canal físico, entre várias opções de formato de mercado, como hiper, super ou mini, o atacado é quem ganha a disputa pelo cliente. O estudo mostrou que 48% dos consumidores prefere fazer as compras nesse tipo de estabelecimento. Os supermercados e mercados de bairro aparecem em segundo lugar como melhor escolha para 32,1% dos consumidores. Ainda segundo o segundo o levantamento, 50,5% dos consumidores fazem parte…[+]
06 jun Consumidor muda comportamento nos supermercados no primeiro trimestre Um levantamento detalhado sobre o comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2023, realizado pela Stilingue, revela que os brasileiros compraram cerca de 3,7 itens a menos nos três primeiros meses do ano, principalmente, no atacarejo (redução média de 6,5 unidades), o que representa uma queda de 13,8% no ticket médio gasto em relação ao mesmo período de 2022. “Assim como o atacarejo, os supermercados também tiveram redução de 3,2 unidades colocadas nos carrinhos, enquanto o pequeno autosserviço se manteve no patamar entre os dois trimestres. O ticket médio nos supermercados despencou no período analisado, com redução de 19,5%”, comenta Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus. Tal cenário foi ocasionado pelo aumento dos preços das mercadorias que, por sua vez, sofreram com a oscilação do dólar e sazonalidade dos ingredientes. No e-commerce, cinco categorias tiveram índice maior do que 50% dos artigos sendo vendidos fora do valor estabelecido pela indústria no trimestre: higiene pessoal (78,15%), medicamentos (70,06%), alimentos (66,01%), limpeza (65,30%) e beleza (60,7%). O sabonete, por exemplo, teve um aumento…[+]
05 jun Os impactos da Reforma Tributária nos setores de Comércio e Serviços Aconteceu na ultima segunda-feira (05/06/2023), a reunião/ debate da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) em conjunto com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) para discutir sobre a Reforma Tributária com o relator do projeto, o deputado Aguinaldo Ribeiro, sobre os possíveis impactos da Reforma no setor de Comércio e Serviços. Estiveram presentes o presidente da ABRAS e da UNECS, João Galassi; o vice-presidente CACB, Anderson Trautman, o presidente ABRASEL, Paulo Solmucci, o presidente ABAD, Leonardo Severini, o presidente ANAMACO, Geraldo Defalco, vice-presidente AFRAC, Edgard de Castro, o representante GS1 Brasil, Pedro Henrique, e a representante CNDL, Karoline Lima, representando os setores de comércio e serviços, associações que integram o Instituto UNECS. Na abertura da sessão, o deputado Domingo Sávio leu o Manifesto da FCS endossado pelo FPE. Neste manifesto, que foi entregue ao relator da Reforma Tributária, solicita a inclusão do seguinte tema: a Desoneração da folha de pagamento do grupo de trabalho da Reforma Tributária, reforçando e resguardando a saúde financeira dos empreendedores, além de gerar empregos e incentivar o ambiente de negócios….[+]
01 jun Festas juninas trazem expectativa no aumento das vendas nos comércios em 15% O mês de junho costuma te lembrar o que? Enquanto algumas pessoas, como o Jhonatan, a Karina e o André esperam para se deliciar e divertir nos festejos juninos, há quem aguarde a chegada desse período para vender. Entre os supermercados do estado, por exemplo, a expectativa é alavancar as vendas em até 15%. Os estabelecimentos já estão, inclusive, decorados e as prateleiras abastecidas. O milho de pipoca, o amendoim, a canjica e a cachaça do quentão estão entre os produtos mais procurados nesse mês. A maioria dos itens sofreu reajuste, mas, conforme o presidente da Associação Goiana de Supermercados, Sirlei Antônio do Couto, os estabelecimentos devem segurar os preços como estratégia para vender mais. Ouça a matéria: https://www.cbngoiania.com.br/programas/cbn-goiania/cbn-goi%C3%A2nia-1.213644/festas-juninas-trazem-expectativa-no-aumento-das-vendas-nos-com%C3%A9rcios-em-15-1.2663134 Fonte: CBN [+]
31 maio Prévia da inflação oficial cai para 0,51% em maio Taxa é inferior às observadas em abril deste ano e em maio de 2022 A inflação oficial, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,51% em maio deste ano. A taxa é inferior às observadas em abril deste ano (0,57%) e em maio do ano passado (0,59%). O dado foi divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado de maio, a prévia da inflação oficial acumula variação de 3,12% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada caiu de 4,16% em abril para 4,07% em maio deste ano. Alta dos preços Sete dos nove grupos de despesa pesquisados pelo IPCA-15 tiveram alta de preços em maio, com destaque para saúde e cuidados pessoais (1,49%) e alimentação e bebidas (0,94%). O primeiro grupo foi influenciado por altas de preços nos produtos farmacêuticos (2,68%), ainda um reflexo do reajuste de 5,60% nos medicamentos a partir de 31 de março, e em itens de higiene pessoal (1,38%). Um…[+]
30 maio Festas juninas: salgadinhos têm grandes oportunidades no período PepsiCo levantou informações sobre o consumo sazonal dos seus produtos e apresenta os destaques por região O período sazonal mais longo do ano se aproxima, e a Pepsico preparou um guia para ajudar nas execuções e garantir que os snacks também estejam presentes nos arraiás de todo o Brasil. custom baseball jerseys football jerseysNike Air Max 270 whitenike air max womensJerseys for Salenike air jordan sneakersnike air jordan shoesnike air jordan 1best couples sex toysadidas promo codenike air max for salecustom football jerseyscustom hockey uniformsnike air max shoesnike air jordan 4 retronike air max for sale Visibilidade é essencial para ampliar a conversão de compra em salgadinhos. A primeira dica, portanto, é não abrir mão dos pontos extras*Manter o sortimento adequado, cuidar para que as gondolas estejam sempre abastecidas, aproveitar dos materiais de PDV dessa sazonalidade trazem o clima de São João e estimulam as comprar por impulso.*Fique atento no abastecimento aos…[+]