14 mar Etiquetas eletrônicas podem ampliar margem dos produtos no varejo Com a transformação das etiquetas eletrônicas, o varejista elimina em 100% a divergência de preços, ganham produtividade e reduzem custos com funcionários Uma das principais reclamações dos clientes no supermercado é a diferença entre o preço apresentado na gôndola e o registrado no caixa. Mas, esse problema já tem solução: as etiquetas eletrônicas que, diferente da impressa, elimina 100% a divergência de preços e reduz as perdas relacionadas à diferenças de valores, além de aumentar em até 3% a margem dos produtos com a precificação dinâmica. Com a transformação das etiquetas eletrônicas, o varejista elimina erros manuais e as lojas podem utilizar seus colaboradores para outras ações dentro do estabelecimento. Além de ganhar em produtividade, o varejista consegue aumentar a margem de lucro tanto na operação quanto no faturamento por não ter preços errados. A informação vai de encontro a um levantamento feito pela Nielsen, que aponta que 40% dos produtos que estão à venda nas gôndolas gerariam maior lucro e faturamento se passassem por uma estratégia dinâmica de reajuste de preços. Mais…[+]
13 mar DESCANSO QUINZENAL: TST garante às mulheres folgas aos domingos a cada 15 dias O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, em três recentes decisões, que as mulheres devem folgar aos domingos de 15 em 15 dias, como prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O entendimento vai na contramão do que o comércio em geral tem adotado, ao indicar em suas escalas o descanso aos domingos apenas a cada três semanas, conforme a Lei nº 10.101, de 2000. Apesar de não serem vinculantes, as decisões são as primeiras sobre o tema proferidas pela Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). O órgão é responsável por consolidar a jurisprudência na Justiça do Trabalho. Para a maioria dos ministros, existe a necessidade de garantia constitucional de tratamento diferenciado à mulher. O objetivo é assegurar a plenitude do princípio da igualdade e o ingresso no mercado de trabalho, uma vez que são as principais responsáveis pelos cuidados com os filhos e os afazeres domésticos. Até então, as turmas do TST tinham entendimentos divergentes. E a maioria delas se posicionava pela folga aos domingos a cada três semanas (1ª,…[+]
13 mar Equipe da Agos faz visita ao Supermercado Real, em Edeia Na última quinta-feira, 9 de março, o vice-presidente da Agos, Gilberto Soares, juntamente com o diretor executivo, Augusto de Araújo e o diretor do Supermercado Ponto Final, Paulo da Silva, estiveram em Edeia para uma visita ao associado da Agos e proprietário do Supermercado Real, Sinomar. Na oportunidade, a equipe trocou uma série de experiências que ajudam para o fortalecimento da parceria e o crescimento do setor supermercadista. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
10 mar Inflação de alimentos vai despencar nos próximos meses, prevê consultoria De acordo com cálculos da LCA Consultores, o item Alimentação no domicílio vai cair de 7,4% em março para 1% em agosto A inflação de alimentos no domicílio vai desacelerar fortemente nos próximos meses. Depois de um ano em dois dígitos, terminará este ano de 2023 em 1,1% no acumulado de 12 meses. Carne pode terminar o ano em queda de 2,9% no acumulado de 12 meses. Isso terá até um efeito político, afinal o presidente Lula prometeu carne mais barata.Nos últimos dois anos, o consumidor, principalmente o mais pobre, tem sofrido a cada ida no supermercado por conta da alta de preço dos alimentos. Mas este ano a inflação de alimentos promete dar uma trégua. De acordo com cálculos da LCA Consultores, o item Alimentação no domicílio vai cair de 13,2% em 2022 para 7,4% em março no acumulado de 12 meses, e vai continuar caindo até o piso de 1% em agosto. Depois oscila um pouco mas em dezembro será 1,1%, no acumulado de 12 meses.Infelizmente, com três anos consecutivos de altas importantes de alimentos, o que…[+]
10 mar Tecnologia aplicada ao varejo traz soluções para toda a cadeia de supermercados Lojas autônomas, inclusão social e energia “verde” estão entre os destaques apresentados na EuroShop 2023 A tecnologia aplicada no setor supermercadista faz com que toda a cadeia evolua a partir de soluções cada vez mais assertivas para a operação de lojas, centros de distribuição, estoque, entre outros. Este ano, a EuroShop, feira de bens de consumo para o setor de varejo realizada a cada três anos em Düsseldorf, Alemanha, apresenta algumas soluções tecnológicas que serão usadas no setor varejista em 2023. As lojas autônomas são vistas como um caminho sem volta para o varejo e cada vez mais empresas oferecem este conceito de experiência de compra ao seu cliente. De acordo com Mareike Kleimann, líder de projeto do ALDI Shop & Go, a empresa explora diferentes maneiras de tornar as compras o mais fácil possível, otimizar a experiência do cliente e os processos internos. Para a executiva, a visão computacional é uma das principais tendências em tecnologia, combinada com aprendizado de máquina e inteligência artificial. As soluções tecnológicas apresentadas na EuroShop também mostram…[+]
09 mar Dia Internacional da Mulher aquece vendas nos supermercados Flores, produtos de beleza e chocolates estão entre os produtos mais procurados para presentear na data comemorativa O Dia Internacional da Mulher promete aquecer as vendas nos supermercados. A busca por presentes para a ocasião movimenta os consumidores e, entre os itens que mais procurados, estão as flores, produtos de beleza e bem-estar, além de chocolates, aumentando as expectativas das redes. “Temos a preocupação especial em criar essa expectativa positiva, investindo na divulgação de ofertas e oferecendo alternativas”, explica Leila Almeida, compradora do GoodBom Supermercados. A seção de perfumaria também fica em alta nesta data e é importante contar com variedade de produtos para cuidado pessoal, como shampoos, sabonetes, maquiagens, cremes faciais, hidratantes, entre outros itens que não podem faltar nas prateleiras. “Cada data comemorativa tem sua particularidade, mas em todas precisamos estar atentos a melhor estratégia para atender aos clientes e oferecer o que eles precisam com a maior qualidade”, finaliza Leila. Fonte: SuperHiper [+]
08 mar Mulheres e suas histórias de conquistas profissionais Bretas acredita que o trabalho feminino pode ser uma das ferramentas para o crescimento da empresa Kenia O 8 de março é o dia de relembrar as lutas e celebrar as conquistas das mulheres. A data surgiu devido à luta feminina por melhores condições de trabalho e mais espaço no mercado. A gerente regional de Recursos Humanos, Kenia Cristina Alves, de 49 anos, prova que uma mulher pode chegar onde quiser. Ela completa este ano 25 anos de Bretas, liderando diretamente 21 pessoas e, indiretamente, 1700 profissionais. Ela entrou como assistente de RH em Uberlândia (MG) recém formada em psicologia, no recrutamento e seleção. Mas ao longo dos anos adquiriu conhecimento do departamento pessoal, da área fiscal. “Sempre fui curiosa. Mesmo não sendo da minha área de atuação, gosto de participar de projetos. Corro atrás e sempre tento estar disponível. Por exemplo, aprendi tudo de departamento pessoal em apenas uma semana, conta. Kenia participou diretamente do processo…[+]
08 mar Sem desperdício: cresce o nível de consciência e influencia na hora da compra Consumidores estão cada vez mais preocupados com o desperdício de comida e aceitam produtos imperfeitos desde que com custo mais acessível Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigindo posturas diferenciadas das empresas e marcas. Uma das questões mais atuais é o combate ao desperdício. Pesquisa realizada pela consultoria Capgemini sobre perda e desperdício de alimentos – que chega a 40% da produção global – identificou que os consumidores estão ansiosos para mudar. Tanto que, a grande maioria, recorre à lista de compras para não se exceder no supermercado. Nos últimos 12 meses, as buscas online por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos em casa cresceram 80%. O levantamento ouviu 10 mil pessoas e executivos de mais de mil empresas do setor na América do Norte, Europa e Ásia. Mas esse cuidado não é exclusivo: eles querem compartilhar com as marcas. Hoje, 61% deles acreditam que marcas, lojas e supermercados devem fazer mais para ajudar a reduzir o desperdício e 57% se sentem desapontados com essas organizações por não se…[+]