15 mar

Ovos de Páscoa ficam mais caros com alta no chocolate

Produto teve reajuste de cerca de 15% em relação ao ano passado, mas mercado goiano segue otimista quanto à expectativa de aumento nas vendas O consumidor que não abre mão dos tradicionais ovos de chocolate na Páscoa vai pagar mais caro pelo produto este ano. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas, o chocolate aumentou 12%, em média, nos últimos doze meses, acima da inação dos alimentos e bem acima do índice geral de 4,5%. Para evitar o impacto dos reajustes feitos pelas grandes marcas e alavancar as vendas, uma loja resolveu investir apenas numa produção de marca própria, que fez muito sucesso em 2022. Quem produz ovos caseiros, que conquistam uma fatia cada vez maior do mercado, garante que não está repassando todo o aumento para não afugentar a clientela. Houve uma gradativa substituição dos tradicionais ovos por barras de chocolate ou caixas de bombom nos últimos anos, para fugir dos reajustes, tendência que deve continuar este ano. No ano passado, o preço médio do ovo de chocolate…[+]
15 mar

Agos se reune com o prefeito de Goiânia

Na tarde da última segunda-feira, 13 de março, a diretoria da Agos se reuniu com o prefeito de Goiânia Rogério Cruz, para visita de cortesia. Além de estreitar o relacionamento institucional, foram encaminhadas solicitações de associados ao líder do Executivo. Participaram da reunião o vice-presidente da Agos Gilberto Soares da Silvia, o conselheiro Ulisses Jair Santos, o diretor executivo Augusto Almeida e o vereador Denício Trindade. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
15 mar

Agos participa de reunião na Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás

Nesta segunda-feira, 13 de março, pela manhã, a Agos participou de reunião na Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) para discussão sobre a reforma tributária com o deputado federal Glaustin da Fokus. Segundo ele, as propostas que se apresentam não são positivas para os Estados do Centro-Oeste. “Por isso, precisamos debater alternativas e mobilizar nossos representantes”, disse. A Agos permanece atenta e vigilante quanto aos possíveis retrocessos para o setor supermercadista. Da esquerda para a direita: Flávio Rodovalho (advogado da Adial), Alberto Borges de Souza (Caramuru Alimentos), José Carlos Garrote de Souza (São Salvador Alimentos – SSA, presidente da Adial), deputado federal Glaustin da Fokus, Gilberto Soares da Silva (vice-presidente da Agos), Cesar Helou (Piracanjuba/Laticínios Bela Vista), Otávio Lage de Siqueira Filho (Jalles Machado S/A), Edwal Freitas Portilho (presidente executivo da Adial) e Augusto A. Almeida (diretor executivo da Agos). Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
14 mar

Mulheres já são maioria e várias redes de supermercados

Comercial Zaffari e Covabra são exemplos de empresas que apostam no talento e nas habilidades “delas” Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, fomos surpreendidos por uma série de ações realizadas por empresas de todos os segmentos em prol do fortalecimento da presença feminina em diversos pontos dentro da organização. Com o setor supermercadista não foi diferente: vimos exemplos de inspiração da Cencosud e Grupo Pereira, campanha por equidade no Pão de Açúcar e muitas outras ações similares. Na Comercial Zaffari, segunda maior rede de supermercados do Estado, dos cerca de 3.846 colaboradores, 1.957 são mulheres, um percentual de 50,88%. A presença feminina nos cargos de liderança dentro da empresa passou de 32,3% em 2020, para 39% em 2022. Sendo maior público com ensino superior completo. “As mulheres têm investido forte na carreira. Elas entenderam que é possível ser polivalente, atuar em várias frentes, cuidar da saúde, dos filhos, dos estudos, da carreira, com projeção e perspectiva de melhorar e conquistar espaço no mercado de trabalho”, comentou a consultora de RH da Comercial Zaffari, Analisa…[+]
14 mar

Etiquetas eletrônicas podem ampliar margem dos produtos no varejo

Com a transformação das etiquetas eletrônicas, o varejista elimina em 100% a divergência de preços, ganham produtividade e reduzem custos com funcionários Uma das principais reclamações dos clientes no supermercado é a diferença entre o preço apresentado na gôndola e o registrado no caixa. Mas, esse problema já tem solução: as etiquetas eletrônicas que, diferente da impressa, elimina 100% a divergência de preços e reduz as perdas relacionadas à diferenças de valores, além de aumentar em até 3% a margem dos produtos com a precificação dinâmica. Com a transformação das etiquetas eletrônicas, o varejista elimina erros manuais e as lojas podem utilizar seus colaboradores para outras ações dentro do estabelecimento. Além de ganhar em produtividade, o varejista consegue aumentar a margem de lucro tanto na operação quanto no faturamento por não ter preços errados. A informação vai de encontro a um levantamento feito pela Nielsen, que aponta que 40% dos produtos que estão à venda nas gôndolas gerariam maior lucro e faturamento se passassem por uma estratégia dinâmica de reajuste de preços. Mais…[+]
13 mar

DESCANSO QUINZENAL: TST garante às mulheres folgas aos domingos a cada 15 dias

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, em três recentes decisões, que as mulheres devem folgar aos domingos de 15 em 15 dias, como prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O entendimento vai na contramão do que o comércio em geral tem adotado, ao indicar em suas escalas o descanso aos domingos apenas a cada três semanas, conforme a Lei nº 10.101, de 2000. Apesar de não serem vinculantes, as decisões são as primeiras sobre o tema proferidas pela Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). O órgão é responsável por consolidar a jurisprudência na Justiça do Trabalho. Para a maioria dos ministros, existe a necessidade de garantia constitucional de tratamento diferenciado à mulher. O objetivo é assegurar a plenitude do princípio da igualdade e o ingresso no mercado de trabalho, uma vez que são as principais responsáveis pelos cuidados com os filhos e os afazeres domésticos. Até então, as turmas do TST tinham entendimentos divergentes. E a maioria delas se posicionava pela folga aos domingos a cada três semanas (1ª,…[+]
13 mar

Equipe da Agos faz visita ao Supermercado Real, em Edeia

Na última quinta-feira, 9 de março, o vice-presidente da Agos, Gilberto Soares, juntamente com o diretor executivo, Augusto de Araújo e o diretor do Supermercado Ponto Final, Paulo da Silva, estiveram em Edeia para uma visita ao associado da Agos e proprietário do Supermercado Real, Sinomar. Na oportunidade, a equipe trocou uma série de experiências que ajudam para o fortalecimento da parceria e o crescimento do setor supermercadista. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
10 mar

Inflação de alimentos vai despencar nos próximos meses, prevê consultoria

De acordo com cálculos da LCA Consultores, o item Alimentação no domicílio vai cair de 7,4% em março para 1% em agosto A inflação de alimentos no domicílio vai desacelerar fortemente nos próximos meses. Depois de um ano em dois dígitos, terminará este ano de 2023 em 1,1% no acumulado de 12 meses. Carne pode terminar o ano em queda de 2,9% no acumulado de 12 meses. Isso terá até um efeito político, afinal o presidente Lula prometeu carne mais barata.Nos últimos dois anos, o consumidor, principalmente o mais pobre, tem sofrido a cada ida no supermercado por conta da alta de preço dos alimentos. Mas este ano a inflação de alimentos promete dar uma trégua. De acordo com cálculos da LCA Consultores, o item Alimentação no domicílio vai cair de 13,2% em 2022 para 7,4% em março no acumulado de 12 meses, e vai continuar caindo até o piso de 1% em agosto. Depois oscila um pouco mas em dezembro será 1,1%, no acumulado de 12 meses.Infelizmente, com três anos consecutivos de altas importantes de alimentos, o que…[+]