03 mar

8 critérios para avaliar antes de implantar o ESG

Atenção é necessária para que essa implantação traga resultados intensivos e objetivos aos negócios Muitos gestores encontram desafios antes, durante e após a implantação de critérios ESG nas empresas, que envolvem as áreas ambiental, social e de governança. Assim, sugerimos atenção a alguns critérios que devem ser considerados para que essa implantação traga resultados intensivos e objetivos aos negócios. São oito pontos fundamentais a considerar antes da implantação do ESG: Dimensão Cultural: pergunte-se sobre o que a empresa é, e quais padrões culturais ela tem conservado ao longo do tempo. Nos últimos anos, qual foi o padrão de relacionamento que a empresa teve com todos os públicos, incluindo seus funcionários? Que elementos culturais estão presentes?Sua empresa foi predatória, oportunista e pouco interessada com problemas internos e externos, desde que se tivesse muita eficiência e ganho financeiro às custas, por exemplo, de condições mais precárias em algumas áreas ou de deterioração ambiental? Sua empresa foi inovadora, colaborativa humanizada, focada para resultados? Esteve aberta ou fechada para a sociedade, para as inovações? Sua empresa foi…[+]
02 mar

Membros do Corae visitam Agos e buscam apoio da instituição

Representantes do Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) visitaram a sede da Agos no dia 1º de março. Na ocasião, foram recebidos pelo presidente da instituição, Sirlei Antônio do Couto. Os membros da entidade propuseram à Agos uma parceria de apoio à entidade, uma sociedade não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundado em 1972 por um movimento iniciado por um grupo de mães em busca do desenvolvimento de seus filhos, todos com deficiências múltiplas. Hoje atende mais de 400 pessoas. Participaram da visita Paulene Porta Pereira, presidente; Leonília Porta Cattini, diretora social; Margareth Ursino, secretária; Leciuda Pereira de Souza, assistente social e Emílio Bittar, conselheiro do Corae e vice-presidente da Fieg, além do presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto e o diretor executivo Augusto de Araújo Almeida. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
02 mar

Redes Supermercadistas preparam as lojas para a Páscoa 2023

Fort Atacadista e Supermercados Comper oferecerão aos consumidores uma grande variedade de chocolates, além de outros produtos ligados à data como vinhos, peixes e azeites O varejo já começa a se preparar para a data que mais agrada aos amantes de chocolate: a Páscoa. Comemorada neste ano no dia 9 de abril, as lojas já começam a montar suas parreiras de ovos de chocolate, além de trazer grande variedade de bombons e balas. Outros produtos típicos da época, como peixes, vinhos e azeites, também ganham destaque. Os Supermercados Comper e Fort Atacadista, ambos do Grupo Pereira, já estão ganhando decoração alusiva à data e preparando uma programação especial para receber os consumidores. Esse é um período bastante especial para quem comercializa chocolates. De acordo com um mapeamento realizado pela consultoria KPMG, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAD), a chegada da Páscoa gerou 7,9 mil vagas de trabalho temporário nas fábricas e pontos de venda. Nos Supermercados Comper e nas lojas Fort Atacadista, os clientes encontrarão uma grande…[+]
02 mar

Inteligência Artificial e lojas sem checkout vão avançar nos supermercados em 2023

Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações do varejo continuam ganhando força nas lojas físicas A Inteligência Artificial (IA) deverá desempenhar um papel mais relevante no varejo em 2023, melhorando processos para aumentar a conveniência dos clientes, dar mais velocidade à jornada de compra e oferecer recomendações personalizadas. De mecanismos de busca ao reconhecimento por imagem, passando pela otimização do layout dos supermercados e a definição do sortimento, a IA vem ganhando força no varejo. “É uma tecnologia que ampliará sua atuação e se tornará ainda mais importante para os negócios neste ano”, acredita Krishna Motukuri, CEO da Zippin, empresa especializada em soluções de checkout invisível. Para o executivo, as lojas físicas têm muito a ganhar com a incorporação de IA no dia a dia, uma vez que a maioria absoluta das compras continua ocorrendo no ponto de venda. Nos Estados Unidos, as vendas em lojas físicas corresponderam a 87% de todo o faturamento do varejo e, com o aumento de modelos de negócios híbridos, como o…[+]
01 mar

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Entretanto, como qualquer outra data em que há um aumento na demanda, para que ela seja um verdadeiro sucesso e você alcance os seus objetivos, é preciso estar preparado para receber os clientes. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo de planejamento é necessário para conseguir atender à maior procura de produtos e, consequentemente, ainda deixar os seus clientes satisfeitos. O que pode ser um verdadeiro desafio tanto para gestores mais experientes, mas principalmente para aqueles que são novos neste ramo. Como preparação é a palavra-chave para ter uma boa Páscoa no supermercado, preparamos este artigo com um passo-a-passo de tudo o que você precisará para tornar essa data um verdadeiro sucesso de vendas! Duvida? Então venha com a gente e confira! Páscoa no supermercado: passo-a-passo para se prepararUma das principais atribuições dos gestores do setor supermercadista é a capacidade de preparação para cada…[+]
01 mar

Inteligência Artificial e lojas sem checkout vão avançar nos supermercados em 2023

Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações do varejo continuam ganhando força nas lojas físicas A Inteligência Artificial (IA) deverá desempenhar um papel mais relevante no varejo em 2023, melhorando processos para aumentar a conveniência dos clientes, dar mais velocidade à jornada de compra e oferecer recomendações personalizadas. De mecanismos de busca ao reconhecimento por imagem, passando pela otimização do layout dos supermercados e a definição do sortimento, a IA vem ganhando força no varejo. “É uma tecnologia que ampliará sua atuação e se tornará ainda mais importante para os negócios neste ano”, acredita Krishna Motukuri, CEO da Zippin, empresa especializada em soluções de checkout invisível. Para o executivo, as lojas físicas têm muito a ganhar com a incorporação de IA no dia a dia, uma vez que a maioria absoluta das compras continua ocorrendo no ponto de venda. Nos Estados Unidos, as vendas em lojas físicas corresponderam a 87% de todo o faturamento do varejo e, com o aumento de modelos de negócios híbridos, como o…[+]
01 mar

Escola Agos realiza curso de cartazista e reúne mais de dez profissionais

Nos dias 27 e 28 de fevereiro a Escola Agos realizou o primeiro curso de cartazista de 2023. Na ocasião, o facilitador Julio Mauro orientou xx alunos, sendo que a maioria deles não tinha nenhum conhecimento ou habilidade com os pincéis. O profissional cartazista confecciona cartazes, faixas, banners e demais materiais de comunicação visual para estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados. No entanto, açougues, mercearias, padarias, lojas de roupas e empórios também contam com as habilidades desses profissionais. A Escola Agos é um ponto de referência para cursos profissionalizantes voltados para o setor supermercadista. A entidade busca profissionais com larga experiência no mercado com didática de grande eficácia. Além disso fornece estrutura com sala climatizada confortável e materiais adequados para o desenvolvimento dos cursos que oferece. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
28 fev

ABRAS divulga o Consumo nos Lares Brasileiros: crescimento de 1,07% em janeiro

O Consumo nos Lares Brasileiros acumulou alta de 1,07% em relação ao mesmo mês de 2022. É o que aponta a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, que divulga o estudo mensalmente. Na comparação com dezembro houve queda de -14,81%. Nesta análise, todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o levantamento contempla todos os formatos operados pelos supermercados. O mês de janeiro registra, tradicionalmente, o menor consumo na comparação com o mês imediatamente anterior devido ao aumento do consumo nas festas de fim de ano. No entanto, a série histórica da ABRAS, principalmente o período que abrange os últimos dois anos, mostra que o mês de janeiro de 2023 teve a menor variação de queda no consumo na comparação com dezembro. O vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, enumera alguns fatores relevantes para maiores variações de queda no consumo no mês de janeiro de anos anteriores. “Em janeiro de 2021 chegavam as primeiras doses das vacinas para…[+]