


ABRAS coloca o PAT eSocial em pauta
O vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, fala em um artigo exclusivo sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador Vejam só diante de tal paradigma nos encontramos, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), originalmente criado para beneficiar os stakeholders fundamentais participantes do sistema (governo, empregadores, estabelecimentos afiliados, e beneficiários), que atende a 300 mil empresas empregadoras, mais de 280 mil estabelecimentos afiliados e 22 milhões de usuários beneficiários, se vê diante de esforços do governo, do legislativo, movimentando todos os atores envolvidos, dedicados a aperfeiçoar a atual legislação e regulamentação do programa, para reduzir os custos do sistema, através da abertura do mercado e elevação da competição entre atores que não faz mais sentido existir. As operadoras privadas de voucher alimentação e refeição convênio. A conexão direta do pagamento do benefício PAT identificada no eSocial, vinculada a uma conta salário da Caixa Econômica Federal, coloca o benefício à disposição do beneficiário, para utilização específica do benefício nos estabelecimentos comerciais afiliados ao PAT como bares, restaurantes e supermercados, garantindo todas as exigências e princípios fundamentais do programa, assegurando…[+]
Varejo cai 0,7% em julho, de acordo com ICVA
O desempenho negativo deve-se aos macrossetores de Serviços e Bens Duráveis, que encolheram 5,2% e 2,3%, respectivamente As vendas no Varejo em julho de 2023 caíram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 1,5%. De forma geral, o resultado foi prejudicado por efeitos de calendário. Ao comparar com o mesmo mês do ano passado, julho teve uma sexta-feira a menos e uma segunda-feira a mais em 2023. Tradicionalmente, a sexta-feira é um dia mais forte para o Varejo. O macrossetor de Serviços foi um dos responsáveis por puxar o resultado para baixo. A queda foi de 5,2%. Os segmentos com os desempenhos mais negativos foram bares e restaurantes; veterinárias e pet shops; estética e cabeleireiros. O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único que cresceu no mês, com alta de 2,0%, postos de combustíveis, supermercados e hipermercados estão entre os segmentos que…[+]
Parcelamento de compras via PIX é mais uma tendência do setor
Empresa amplia variedade na concessão de crédito sem depender de grandes instituições financeiras; saiba como aderir Com o objetivo de ampliar os meios de distribuição de crédito, a DM, grupo de serviços financeiros, aprimorou o formato do DM Pag, ferramenta que possibilita o pagamento por meio do PIX parcelado. Seguindo os moldes do Buy Now Pay Later (BNPL), o produto foi desenvolvido para atender às necessidades do e-commerce, que sentia a falta de crédito como um empecilho para que os clientes concluíssem as compras online. Mas a empresa passou a ser procurada por lojistas que gostariam de ter o DM Pag também em lojas físicas. É o que explica Sandra Castello, diretora de Produtos e Inovação da DM. “No e-commerce, tudo acontece no ambiente virtual, conforme o cliente escolhe o DM Pag como forma de pagamento. Em lojas físicas, no entanto, é possível gerar um link que o cliente acessa para fazer a solicitação de crédito. Em questão de segundos ele já terá um resultado da análise. Sendo aprovado, basta concluir a compra”. [+]
Estudo aponta crescimento nas compras online
O mercado de e-commerce deve movimentar R$ 186 bilhões até o fim deste ano Nos últimos anos, o rápido crescimento do comércio eletrônico transformou o cenário do varejo no Brasil. Ao oferecer aos consumidores conveniência, preços competitivos e uma ampla variedade de produtos, o mercado de e-commerce têm registrado popularidade crescente, um setor que deve movimentar R$ 186 bilhões até o fim deste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês, sendo que 85% compram online pelo menos uma vez no mesmo período. O levantamento realizado com mais de dois mil consumidores, via pesquisa online, mostra que os favoritos são sites e lojas virtuais (63%), seguidos dos marketplaces (60%), como Amazon e Americanas, e aplicativos da própria marca (49%). Quando questionados sobre o porquê da preferência pela prática virtual, os consumidores apontaram os preços mais baixos em comparação às lojas físicas (58%), praticidade de comprar sem sair…[+]
Cestas sazonais de inverno e junina crescem em 2023
Os alimentos que aumentaram em valor e unidades foram os doces industrializados, cachaça e amido de milho No inverno as pessoas tendem a sair menos de casa por conta do frio e consumir menos. Por outro lado, junho é tempo de Festa Junina, o tempo frio se torna um convite para festejar e consumir produtos que fazem parte dessa grande festa nesta época do ano. Segundo o estudo da Scanntech, a cesta junina que é composta de amendoim, amido de milho, cachaça, doces industrializados prontos, farinha de trigo, farofa, grãos, milho para pipoca e outros cresceu +3,2%, em relação a junho de 2022. Já a cesta de inverno que é composta por vinho, queijo, café em capsulas, chás em sachês, sopas, hidratantes corporais, cappucino registrou um crescimento de 3,8%, comparando o mesmo período de 2023 e 2022. Doces industrializados prontos, cachaça e amido de milho crescem tanto em valor como em unidades. Açougue e farinha de milho registram queda de preços, enquanto pão de hot dog e pipoca têm queda de faturamento puxada pela queda nas vendas unitárias. [+]
Maioria dos brasileiros vai comemorar Dia dos Pais em casa
Pesquisa revela que 57% dos entrevistados pretendem passar a data em família De acordo com uma pesquisa conduzi-da pela Score Re-tail, empresa de data retail da B&Partners.co, e pela Hibou, empresa de pesquisa e in-sights de mercado, com-portamento e consumo, os brasileiros estão com expectativas definidas para as celebrações do Dia dos Pais em 2023. O estudo, que entrevistou 1.203 pessoas, revela que a maioria dos brasileiros entrevistados (57%) planeja comemorar a data em casa. Além disso, 20% planejam visitar pais ou sogros, 7% irão à casa de outros familiares e 1% irá para a casa de filhos ou netos. O churrasco se mantém como a comida preferida nas celebrações, escolhida por 38,9% dos entrevistados. No entanto, a lasanha e outras massas também estão entre as escolhas populares. José Augusto Aguiar, de 76 anos, que mora em um condomínio em Aparecida de Goiânia, falou sobre suas expectativas para o Dia dos Pais deste ano. “Tem sido uma tradição na nossa casa, e, mesmo com essa idade, ainda sou eu quem fica…[+]