25 ago

Exportação de biscoitos, massas e pães fecha primeiro semestre do ano em alta

Houve um crescimento de 12,2% em valor em comparação à 2022, de acordo com a ABIMAPI As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)  alcançaram o número de USD 82,4 milhões nas exportações no primeiro semestre de 2023, faturamento recorde já registrado no setor para o período. No total, houve 12,2% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a junho) de 2022. De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da ABIMAPI, metade das empresas da parceria ABIMAPI e ApexBrasil abriram novos mercados. Cinco dessas indústrias iniciaram exportações de novo item do portfólio e outras 31 tiveram crescimento nas exportações do semestre, ultrapassando a meta estipulada do programa. “Participamos das principais feiras de alimentos do mundo; nos últimos anos o setor realizou Missões Empresariais para diversos países latinos antes da pandemia: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Assim, com os eventos e encontros de negócios proporcionados, ainda…[+]
25 ago

Um olhar atento ao público + 60 anos

As necessidades do público sênior ganham destaque e merecem atenção do setor supermercadista Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 75,8 anos, segundo dados do IBGE, o mercado de negócios para pessoas com mais de 60 anos cresce exponencialmente. Consumindo cada vez mais, esse público é uma peça importante na engrenagem que faz a economia do país girar. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta, de modo geral, para um alto poder aquisitivo entre a maioria dos idosos, representando mais de 17% entre os mais ricos do país. Segundo um artigo no site Food Retail, mostra que este grupo de consumidores possuem um poder de compra suficiente, uma vez que possuem renda fixa e estabilidade, mas que não tem suas questões atendidas no setor supermercadista, já que suas lojas se mantêm da mesma forma, comunicando da mesma forma, pouco se adaptando a oferta ou a forma como os produtos são apresentados. No artigo do site citado, várias situações foram levantadas que dificultam este público a consumir, como por…[+]
24 ago

Ticket médio nas vendas do foodservice brasileiro salta 38% em junho

Estudo com associados do IFB revela crescimento nominal de 11% no período O segmento de foodservice no Brasil fechou junho de 2023 com crescimento nominal de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Destaque para o ticket médio do setor, que saltou 38%. Os dados são do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) com empreendedores associados. O aumento acumulado do mercado atingiu 12,5% nos últimos 12 meses.  O faturamento nas lojas de rua e nos centros comerciais tiveram um aumento de 11% no último mês. Já o número de transações teve variação positiva de 5% em junho e no acumulado do ano também cresceu 5%.   A quantidade de lojas no setor de alimentação fora do lar se manteve estável em relação a maio de 2022, com pequeno aumento de 0,4%, atingindo um total de 6.867 unidades no país. Em relação a participação do canal delivery no total das vendas, as entregas atingiram 21% do total.  Lucas Roberto, gerente de marketing do IFB, explica…[+]
24 ago

Palestra sobre alimento seguro e desperdício reúne 55 participantes em Aparecida

Nesta quinta-feira (24/08), aconteceu na sede da Regional Metropolitana do Sebrae, em Aparecida de Goiânia, a palestra “Supermercado Lucrativo com Alimento Seguro e Desperdício Zero”, uma parceria entre a Associação Goiana de Supermercados (Agos) e o Sebrae Goiás, através das respectivas regionais em Aparecida de Goiânia. Ministrado pelo engenheiro de alimentos e diretor do grupo Sr. Food Safety, Wanderson Lima, o treinamento expos aos 55 participantes, sendo 21 supermercados, como os supermercadistas podem maximizar seus lucros produzindo alimentos de forma segura. O especialista abordou diferentes pontos para diminuir o desperdício, desde a recepção de matérias primas até a exposição aos clientes. Wanderson demonstrou aos empresários, por meio de exemplos das melhores práticas e sistemas de controle, como minimizar a perda de produtos e de que maneira garantir um menor custo de produção e um melhor método de comercialização que garante uma maior obtenção de consumidores. [+]
24 ago

Diretores da Agos participam da Expoagas 2023

Evento consolida-se no seu quadriênio como a maior feira do setor supermercadista do sul do País O presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, o vice-presidente, Gilberto Soares da Silva e o diretor executivo, Augusto de Araújo Almeida estiveram em Porto Alegre para participarem da Expoagas 2023 – 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados, que aconteceu de 22 a 24 de agosto, consolidada como um evento que é principal referência do varejo gaúcho, especialmente em novas tendências e inovações para o setor supermercadista. Além de trocar experiências com supermercadistas de outros estados, fazer network, eles foram conferir de perto os 488 expositores que estiveram no centro de convenções da Fiergs, em Porto Alegre, e apresentaram aos varejistas as últimas novidades em produtos com olhar atento à sustentabilidade, com adoção, por exemplo, de embalagens ecológicas, biodegradáveis e compostas por materiais recicláveis. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo,…[+]
24 ago

Agos Jovem participa de I Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas promovido pelo AGAS Jovem

Os membros da Agos Jovem estiveram reunidos de sábado (19/08) a terça-feira (22/08) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para participar do Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas. O evento, que é realizado pela AGAS Jovem, tem como objetivo a troca de experiências entre associações de supermercadistas de todo o Brasil e a possibilidade de discutir novas parcerias. O encontro antecede a Expoagas 2023. Por meio de visitas técnicas aos mais diferentes locais como vinícolas, supermercados, empresas e centros de abastecimentos, os representantes da Agos estão acessando grandes oportunidades mercadológicas, físicas e tributárias a fim de transformar esse conhecimento adquirido em atualizações e trazer mais modernização para Goiás. “A experiência está sendo incrível, muito aprendizado, muito networking, energia maravilhosa, uma rotina cheia de compromissos, bastante cansativa, porém, rica em conhecimento”, conta líder do grupo, Marco Aurélio Araújo. [+]
23 ago

Marketing por SMS: supermercados conseguem segmentação e maior alcance do seu público

Considerada a ferramenta mais democrática, mensagens de texto facilitam comunicação e relacionamento entre as redes e seus consumidores Os aplicativos de mensagem de texto como Whatsapp vêm dominando a forma como as pessoas se conectam no dia a dia. Mas, as velhas mensagens de texto, ou SMS, continuam fazendo parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela Infobip, plataforma de comunicação omnichannel, 90% dos brasileiros enviam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia. Neste cenário, empresas do varejo percebem uma oportunidade de estabelecer um canal com o consumidor mais econômico se comparado aos outros. De acordo com Michele Bader, vice-presidente de operações Latam da Sinch, empresa especializada em comunicações customizadas, existem alguns atrativos para o supermercadista investir em marketing por SMS. “É a ferramenta mais democrática atualmente, presente em todos os smartphones independente de marca, modelo de aparelho ou operadora. Outro ponto fundamental é que o SMS não precisa de conexão com a internet, facilitando a disseminação de qualquer mensagem, em qualquer lugar, com mais de 80% das pessoas abrindo as mensagens recebidas”,…[+]
22 ago

ABRAS prevê aumento nos preços dos alimentos com reajuste de combustíveis

Em nota, associação destaca que medida impacta toda cadeia produtiva A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) estima que o reajuste nos combustíveis impactará nos preços de alimentos para os consumidores em todo o país nas próximas semanas. Na última quarta-feira (16), entrou em vigor o reajuste de 16,2% na gasolina e 25,8% no diesel, conforme autorizado pela Petrobras. A alta significativa deve refletir em um aumento no preço dos produtos hortifrutigranjeiros, cujos estoques duram de dois a três dias. Outros alimentos, como carnes e laticínios, devem ter um aumento de preço no início de setembro, enquanto os itens industrializados podem subir em cerca de 30 dias. O vice-presidente Institucional da ABRAS, Márcio Milan, destaca que o varejo não esperava um aumento tão expressivo nos preços dos combustíveis, principalmente no diesel, e que isso afeta a inflação imediatamente. ” Toda cadeia produtiva é impactada, com as altas de preços chegando até a mesa do consumidor”, explica. Fonte: SuperHiper [+]