10 jul

Supermercados e atacarejos veem aumento na busca dos clientes por compras online

Segmentos de limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas são os preferidos no mercado digital A audiência no segmento de supermercados e atacarejos que possuem e-commerce cresceu 43% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. É o que mostra uma pesquisa feita pela martech Standout com mais de 300 e-commerces parceiros, como Extra, Pão de Açúcar, SuperNosso, Tenda Atacado, Pague Menos e Atacadão. “O shopper de hoje é ávido por informação aonde quer que esteja, seja no mundo físico ou digital. O e-commerce que não falar o idioma do conteúdo e omnicanalidade corre o sério risco de não conseguir se comunicar com seu cliente”, analisa a CEO da Standout, Andrea Miranda. A martech também viu os seus parceiros no segmento de supermercados e atacarejos triplicarem nos últimos 12 meses. Os segmentos de limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas são os preferidos no mercado digital e estão entre os principais vetores deste aumento da audiência. Segundo a 47ª…[+]
07 jul

Mercado de chocolate é promissor em produção, exportação e empregos

Indústria gera cerca de 23 mil empregos diretos no Brasil O cenário do mercado brasileiro de chocolates hoje é promissor, tanto em termos de produção e exportação, quanto de geração de empregos. A indústria de chocolates responde pela geração de cerca de 23 mil empregos diretos, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o número evidencia a importância do setor para o mercado de trabalho. A entidade celebra nesta sexta-feira (7) o Dia Mundial do Chocolate. Levantamento realizado pela Abicab, em parceria com a Consultoria KPMG, revela crescimento de 9,8% na produção de chocolates no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume atingido foi de 219 mil toneladas. Em 2022, a produção chegou a 760 mil toneladas, representando expansão de 8% em relação a 2021. A Abicab analisou, por…[+]
06 jul

Famílias brasileiras estão mais otimistas com os rumos da economia do que em 2022, diz Febraban

Por conta disso, um número maior de pessoas acha que o país vai melhorar até o final do ano O aumento menor nos preços têm feito com que as famílias brasileiras se sintam mais otimistas em relação aos rumos da economia do país. É o que mostra a pesquisa “Radar Febraban”, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), e divulgada nesta quinta-feira 6 pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Por conta da melhora das condições econômicas, cresceu a percepção da população brasileira de que o país, atualmente, está melhor do que estava em 2022. A pesquisa apontou que 41% dos entrevistados sentem que o país está melhor do que no ano passado. O índice representa um crescimento de 4 pontos percentuais em relação à última edição da pesquisa, lançada em abril (àquela altura, o índice foi de 37%). Sobre essa percepção, houve queda de 1% entre os que dizem que o país está pior (25% em abril, 24% agora). Para 33% dos entrevistados, o país está igual (queda de 3% em relação à…[+]
05 jul

Entenda como os supermercados podem incluir o ChatGPT nas suas operações

Conhecimento sobre consumidores e construção de cenários estão entre vantagens da ferramenta para o varejo A tecnologia disponível para as empresas do varejo também inclui uma das principais novidades em relação à inteligência artificial, o ChatGPT. Apesar de toda a badalação que já existe em torno da ferramenta capaz de produzir textos com base em informações da web, para diversos empreendedores e empresários supermercadistas ela ainda é um enigma. Para Roberto Wajnsztok, sócio diretor da Gouvêa Consulting, os supermercados podem melhorar sua operação aplicando o ChatGPT em relação ao levantamento de informação, conhecimento agregado e construção de cenários. “Considerando o cenário de supermercado, vejo duas principais aplicações: maior conhecimento sobre os interesses dos clientes e melhor construção de argumentos de venda, esclarecimento de dúvidas, abordagens assertivas para as equipes de vendedores e atendentes”, acredita. Segundo o executivo da Gouvêa Consulting, outra aplicação seria na gestão de estoque e integração com outras plataformas já que o ChatGPT pode analisar os sistemas de PDV, como pedidos online e soluções logísticas para estimar a demanda futura…[+]
04 jul

Saiba como a reforma tributária pode mexer nos preços da cesta básica e o que está em debate

Atualmente, itens são isentos de imposto federal, mas ICMS é definido em cada estado; reforma prevê imposto único em patamar baixo, o que pode elevar carga. Governo, relator e entidades discutem saída. A proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, que pode ser votada na Câmara ainda esta semana, deve gerar mudanças na cobrança de impostos sobre itens fundamentais na mesa dos brasileiros que compõem a chamada “cesta básica”. O formato dessa cobrança ainda está sendo discutido. Para evitar o aumento dos preços, o Congresso pode tratar esses itens como exceção ou, ainda, criar uma “cesta básica nacional” unificada. Atualmente, cada estado define a composição da sua cesta básica ao reduzir ou isentar a tributação dos itens. No último fim de semana, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou estudo indicando que a reforma poderia aumentar, em até 60%, a carga tributária atual sobre a cesta. O secretário do Ministério da Fazenda para o tema, Bernard Appy, já disse discordar dessa conclusão. [+]
03 jul

Estudo aponta WhatsApp como canal-chave para alavancar negócios

67% dos consumidores online consideram o aplicativo fácil e confiável para fazer compras No mundo acelerado dos negócios, a comunicação instantânea tornou-se crucial para o sucesso de qualquer negócio. No Brasil, o WhatsApp tem se tornado o protagonista quando o assunto é comunicação entre empresas e clientes, especialmente para alavancar vendas e impulsionar o crescimento de empreendimentos de todos os tamanhos. E é exatamente isso que mostra o CX Trends 2023, levantamento realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. O estudo descobriu que 61% dos consumidores online preferem utilizar o canal para falar com as empresas durante uma compra e 67% confiam ou confiam totalmente no app para fazer uma compra. A popularidade e os recursos versáteis fazem com que o WhatsApp se torne cada vez mais uma poderosa plataforma de interação. “As empresas conseguem enviar mensagens personalizadas, oferecer recomendações com base nos interesses individuais e estabelecer um relacionamento próximo com cada cliente. É uma forma eficaz de fornecer informações detalhadas sobre produtos ou serviços e até mesmo oferecer suporte pós-venda. Essa conexão cria…[+]
03 jul

Reforma pode gerar alta de 60% em impostos de itens da cesta básica

Estados da região Sul serão os mais afetados, diz Abras A proposta de reforma tributária apresentada na semana passada pode provocar um aumento de 59,83%%, em média, nos impostos que recaem sobre a cesta básica e itens de higiene, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O presidente da entidade, João Galassi, esteve hoje (1°), na capital paulista, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir os impactos da reforma sobre o setor. Pelos cálculos da associação, os estados da região Sul serão os mais afetados, caso a reforma seja aprovada no Congresso Nacional, já que o aumento médio na tributação será de 93,5%. As regiões Centro-oeste e Sudeste aparecem logo em seguida na lista, com alta prevista de 69,3% e 55,5%. Para as regiões Norte e Nordeste, o incremento deve ser de 40,5%, 35,8%. No levantamento, foram considerados produtos como arroz, feijão, carnes ovos, legumes, dentre outros. A Abras levou em conta a adoção reduzida em 50% sobre a alíquota padrão do IVA (Imposto sobre Valor…[+]
30 jun

AbrasMercado: cesta de largo consumo recua 0,14% em maio

Preços da carne bovina caem em média 5% até maio. Em 12 meses a queda nos cortes bovinos é de 12%. A AbrasMercado – cesta de 35 produtos de largo consumo composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza – registrou queda de -0,14% em maio. Com essa variação, o preço na média nacional recuou de R$ 751,29 em abril para R$ 750,22 em maio. No acumulado dos últimos 12 meses, a cesta nacional tem recuo de -2,04%. Os preços da carne bovina são destaques no recuo de preços no período de janeiro a maio: corte traseiro (-5,84%) e dianteiro (-4,64%). Em 12 meses, as quedas acumuladas dos cortes são: traseiro (-12,21%) e dianteiro (-11,76%). Ainda na cesta de proteínas, há queda nos preços no acumulado do ano no frango congelado (-4,57%) e variação (-1,80%) em maio. Já os preços do pernil continuam em recuo no período e registram queda de -0,34%, em maio. Outras quedas nos preços, em maio, foram puxadas…[+]