13 jun

Intenção da indústria em lançar produtos cresce 67,9%

Aumento da confiança do empresariado refere-se a maio de 2023 em relação a maio de 2022 O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de maio revela aumento da confiança da indústria em lançar novos itens no mercado. Em maio de 2023 comparado a maio de 2022, o índice mostra crescimento de 67,9%. Comparado a abril deste ano, maio passado tem aumento de 31,6%. Já na comparação entre janeiro e maio de 2023 com o mesmo período de 2022, o aumento é de 43,7%. Publicado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o índice vem demonstrando boas expectativas do empresariado. “Nos cinco primeiros meses do ano, o índice está acima do realizado nos três anos anteriores, o que evidencia o aumento na confiança das empresas brasileiras em investir na inovação de seus produtos e renovação de portfólio. A expectativa é de que esse cenário se mantenha nos próximos meses. A GS1 Brasil continuará presente e apoiando seus associados neste momento importante de retomada”, declara Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A…[+]
13 jun

Agos e SA+ Varejo promovem I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria

Evento será gratuito e vai aproximar esses dois importantes elos da cadeia com foco no consumidor A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com a SA+ Varejo, referência nacional em inovação no varejo, realiza no próximo dia 15 de junho, das 8h às 12h35, no Hotel Clarion Goiânia Órion, o I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria. Conforme explica o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, a programação abrange a apresentação de casos de sucesso de empresas e marcas líderes no setor varejista, bem como a discussão de temas relevantes no dia a dia do varejo alimentar. “Será uma manhã de muito aprendizado, reunindo grandes nomes da indústria e do varejo no Centro-Oeste”, afirma Sirlei do Couto, que estará presente no evento para debater os rumos do setor. Entre esses temas, o CEO da SA+ Varejo, Sergio Alvim, aponta os novos formatos de lojas, estratégias de relacionamento e práticas operacionais que contribuem para o sucesso dos negócios que serão apresentados nas palestras da consultora de varejo e fundadora da Shopper…[+]
13 jun

Festas juninas aquecem as vendas nos supermercados goianos

Setor espera um aumento de até 15% em itens juninos. Preços devem ficar pouco acima dos praticados no ano anterior Entra ano, sai ano, e as pessoas estão sempre animadas com a chegada das músicas, festividades e gastronomia típica das festas juninas. Mas não são apenas os consumidores que ficam entusiasmados, os comerciantes também se movimentam bastante, principalmente o setor supermercadista, já que nesta época a perspectiva de vendas do segmento cresce. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) prevê boas vendas e projeta que o mercado goiano aumente em 15% a comercialização de produtos ligados às festividades. De acordo com o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, grande parte dos estabelecimentos organizaram as mercadorias nas prateleiras para melhor recepcionar e atender os clientes. Itens como milho de pipoca, canjica, amendoim e até a cachaça do quentão seguem com uma grande procura, o que faz com que os supermercados se adequem ao comportamento de consumo do momento. “O mês…[+]
12 jun

“São João” aquece o setor de comércio e serviços

Sabendo do potencial da data, confira dicas de especialista para alavancar as vendas no período As festas juninas, uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos brasileiros, já estão pipocando por todo o país. Comuns durante os meses de junho e julho, elas alavancam o consumo de comidas e bebidas típicas, além de incentivar a reunião de grupos. Isso resulta em vendas aquecidas tanto no atacado, que serve às quermesses e arraiás escolares, quanto no varejo alimentício, que atende às famílias e grupos menores. Uma celebração marcada por quitutes tradicionais – como pipoca, amendoim, paçocas, variedades de pratos com milhos, entre outros, e bebidas típicas, como quentão e vinho quente – é ainda mais importante quando se trata do varejo alimentício. Assim, é momento de se preparar para atender aos consumidores. Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo explica que por se tratar de um longo período festivo, é importante que seja uma data fixa do calendário de datas comemorativas do varejo. “Isso porque a época comemorativa movimenta diversas categorias do setor, desde o ramo alimentício, até o…[+]
12 jun

Rotulagem de alimentos contendo cereais já está em vigor

Regra, que entrou em vigor dia 22 de abril, identifica e classifica um alimento à base de cereais como integral; consumidor deve estar atento na hora de consumir Com a vigência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 493/2021, a ideia é impedir que o consumidor não leve um produto com informações errada. Quando você comprar um alimento integral, o produto deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais. Além disso, a quantidade de ingredientes integrais deve ser superior à quantidade de ingredientes refinados. Isso não quer dizer que, antes da norma, os produtos comercializados como integrais não tivessem em sua composição cereais integrais. A diferença é que a RDC 493/2021 definiu os requisitos mínimos de identificação e de classificação para uniformizar o processo. De acordo com a resolução, para ser considerado integral, o ingrediente deve ser obtido, exclusivamente, de um cereal ou pseudocereal e ser submetido a processo tecnológico que não altere a proporção esperada de seus componentes anatômicos. Os cereais e pseudocereais abrangidos pela norma são: alpiste, amaranto, arroz, arroz selvagem, aveia, centeio, cevada, fonio,…[+]
07 jun

Produtos da marca GEO voltam ao mercado varejista

A N&L Indústria, do Grupo José Alves, adquiriu há dois anos os direitos da marca GEO, presente há mais de duas décadas no mercado nacional Os produtos de limpeza da conhecida marca GEO retornaram ao mercado varejista brasileiro. A linha é formada por lava-roupas, amaciantes, desinfetantes, lava-louças, água sanitária, alvejantes e multiuso, oferecendo as soluções de limpeza que as consumidoras e consumidores necessitam. Um dos seus principais diferenciais é o uso de ingredientes de última geração no processo de produção pela moderna fábrica da N&L Indústria, nova empresa do Grupo José Alves (GJA) que começou a operar neste ano, em Trindade (GO). A N&L Indústria iniciou a produção e comercialização da nova linha dos produtos GEO depois de promover, no final do ano passado, ampla pesquisa com várias consumidoras. Avaliadores acompanharam os seus hábitos, suas demandas e expectativas em relação aos produtos de limpeza, além de como usavam os mesmos no dia a dia. A partir da análise destas informações, a N&L Indústria…[+]
07 jun

Abrasmercado: variação de preços somou leve alta de 0,53% em abril

Também houve queda de preços em produtos importantes e bastante consumidos, como cortes bovinos, óleo de soja, cebola e margarina, que puxaram as quedas no mêsO Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços da cesta de 35 produtos de largo consumo composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza – registrou alta de 0,53% em abril. Com essa variação, o preço na média nacional passou de R$ 747,35 em março para R$ 751,29 em abril. As principais quedas nos preços vieram da cebola (-7,01%), óleo de soja (-4,44%), margarina cremosa (-0,93%). Dentre as proteínas que compõem a cesta Abrasmercado, as quedas foram puxadas pela carne bovina: cortes do traseiro (-1,16%) e do dianteiro (-0,86%). Outros alimentos como frango congelado (-0,36%) e pernil (-0,51%) também registram redução nos preços. Em 12 meses, os preços dos cortes bovinos nos supermercados acumulam queda de 11%. Preços em alta Na contramão, tomate (+10,64%), leite longa vida (+4,96%), feijão (+4,41%), batata (+3,96%), farinha de mandioca (+2,87%), ovos (+2,46%) registram altas nos…[+]
07 jun

Preço da cesta básica cai em 11 capitais, mostra Dieese

O preço da cesta básica de alimentos caiu em 11 capitais no mês de maio em comparação com abril. As maiores quedas ocorreram em Brasília (-1,9%) e Campo Grande (-1,85%). As altas principais foram observadas em Salvador (1,42%) e Curitiba (1,41%). Os dados, divulgados nesta terça-feira (6), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que pesquisa mensalmente o preço da cesta em 17 capitais. São Paulo foi a capital onde o conjunto dos alimentos básicos apresentou o maior custo (R$ 791,82), seguida de Porto Alegre (R$ 781,56), Florianópolis (R$ 765,13) e do Rio de Janeiro (R$ 749,76). Os menores valores foram registrados em Aracaju (R$ 553,76), João Pessoa (R$ 580,95) e Recife (R$ 587,13). Comparando o preço da cesta de maio de 2023 com o do mesmo mês de 2022, houve aumento em 14 capitais, com variações que oscilaram de 0,98%, em Aracaju, a 7,03%, em Fortaleza. Em três capitais houve queda: Recife (-1,47%), Curitiba (-1,38%) e Florianópolis (-0,9%). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano (de janeiro a…[+]