03 jul

Estudo aponta WhatsApp como canal-chave para alavancar negócios

67% dos consumidores online consideram o aplicativo fácil e confiável para fazer compras No mundo acelerado dos negócios, a comunicação instantânea tornou-se crucial para o sucesso de qualquer negócio. No Brasil, o WhatsApp tem se tornado o protagonista quando o assunto é comunicação entre empresas e clientes, especialmente para alavancar vendas e impulsionar o crescimento de empreendimentos de todos os tamanhos. E é exatamente isso que mostra o CX Trends 2023, levantamento realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. O estudo descobriu que 61% dos consumidores online preferem utilizar o canal para falar com as empresas durante uma compra e 67% confiam ou confiam totalmente no app para fazer uma compra. A popularidade e os recursos versáteis fazem com que o WhatsApp se torne cada vez mais uma poderosa plataforma de interação. “As empresas conseguem enviar mensagens personalizadas, oferecer recomendações com base nos interesses individuais e estabelecer um relacionamento próximo com cada cliente. É uma forma eficaz de fornecer informações detalhadas sobre produtos ou serviços e até mesmo oferecer suporte pós-venda. Essa conexão cria…[+]
03 jul

Reforma pode gerar alta de 60% em impostos de itens da cesta básica

Estados da região Sul serão os mais afetados, diz Abras A proposta de reforma tributária apresentada na semana passada pode provocar um aumento de 59,83%%, em média, nos impostos que recaem sobre a cesta básica e itens de higiene, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O presidente da entidade, João Galassi, esteve hoje (1°), na capital paulista, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir os impactos da reforma sobre o setor. Pelos cálculos da associação, os estados da região Sul serão os mais afetados, caso a reforma seja aprovada no Congresso Nacional, já que o aumento médio na tributação será de 93,5%. As regiões Centro-oeste e Sudeste aparecem logo em seguida na lista, com alta prevista de 69,3% e 55,5%. Para as regiões Norte e Nordeste, o incremento deve ser de 40,5%, 35,8%. No levantamento, foram considerados produtos como arroz, feijão, carnes ovos, legumes, dentre outros. A Abras levou em conta a adoção reduzida em 50% sobre a alíquota padrão do IVA (Imposto sobre Valor…[+]
30 jun

AbrasMercado: cesta de largo consumo recua 0,14% em maio

Preços da carne bovina caem em média 5% até maio. Em 12 meses a queda nos cortes bovinos é de 12%. A AbrasMercado – cesta de 35 produtos de largo consumo composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza – registrou queda de -0,14% em maio. Com essa variação, o preço na média nacional recuou de R$ 751,29 em abril para R$ 750,22 em maio. No acumulado dos últimos 12 meses, a cesta nacional tem recuo de -2,04%. Os preços da carne bovina são destaques no recuo de preços no período de janeiro a maio: corte traseiro (-5,84%) e dianteiro (-4,64%). Em 12 meses, as quedas acumuladas dos cortes são: traseiro (-12,21%) e dianteiro (-11,76%). Ainda na cesta de proteínas, há queda nos preços no acumulado do ano no frango congelado (-4,57%) e variação (-1,80%) em maio. Já os preços do pernil continuam em recuo no período e registram queda de -0,34%, em maio. Outras quedas nos preços, em maio, foram puxadas…[+]
29 jun

Agos reúne supermercadistas para debaterem o mercado de pescados

O alto valor nutricional e o teor reduzido de gordura fazem do pescado um alimento estratégico para combater dois grandes problemas de saúde pública: a má nutrição e a obesidade. O consumo regular de peixe traz vários benefícios para a saúde, como melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e dentes. Isto acontece porque é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Visando ampliar esse comércio e aumentar o ganho na linha de pescados nos supermercados, a Mar & Rio Pescados esteve reunida na Associação Goiana de Supermercados (Agos) no dia 28 de julho com cerca de 40 supermercadistas para apresentar sua linha de produtos que abrangem peixes congelados e resfriados, entre eles salmão, filés, pescados e postas, sardinhas, frutos do mar, empanados, bacalhau e outros.Sobre a Mar & Rio Pescados Fundada em 2003, a Mar e Rio Pescados enxergou na…[+]
29 jun

Reajustes do mínimo e de servidores influenciaram consumo das famílias

De janeiro a maio, aumento foi de 2,33% De janeiro a maio, o consumo das famílias aumentou 2,33%, conforme divulgou nesta quinta-feira (29) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Entre os fatores que puxaram a alta estão o reajuste do salário mínimo e do servidores federais e o resgate de valores do PIS/Pasep. Em abril, o crescimento acumulado chegou a 2,14%, superando os registrados em fevereiro e março, de 1,98% e 1,44%, respectivamente. Ao comentar o consumo das famílias, o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, avaliou que “as famílias têm podido organizar melhor” as finanças nos últimos meses. Ele também atribuiu os resultados à ampliação da isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) LINK 1 , em vigor desde maio. Em média, o valor da cesta básica apresentou leve queda, de abril para maio, passando de R$ 751,29 para R$ 750,22. O valor da cesta básica de 12 produtos (açúcar, arroz, café moído, carne, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão, leite longa…[+]
29 jun

Adoção de IA em supermercados deve crescer 400%

Tecnologia pode trazer redução de custos de US$ 113 bilhões para as empresas, mas existe alto potencial de eliminação de empregos A adoção de Inteligência Artificial pelas redes supermercadistas deverá ter uma expansão de 400% até o final de 2024, de acordo com um estudo realizado pela Grocery Doppio e pelo FMI – Food Industry Association. A implementação de soluções de IA poderá, segundo o estudo, gerar US$ 113 bilhões em redução de custos para as empresas, com os maiores ganhos em gestão de estoques (US$ 58,4 bilhões), otimização de preços e sortimento (US$ 21,1 bilhões) e marketing (US$ 15,7 bilhões). Uma questão que impactará profundamente o varejo é a possibilidade de redução do headcount das lojas físicas pelo uso de IA. Segundo os 152 executivos entrevistados pela Grocery Doppio, a Inteligência Artificial pode eliminar 18% das posições no piso de loja, 73% das atuais tarefas realizadas nos PDVs e 53% das perguntas feitas aos clientes para as equipes. Embora esteja claro para o varejo que a IA tem um grande potencial para…[+]
28 jun

Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,33% até maio, aponta indicador ABRAS

Cortes bovinos acumulam queda de 12% no período de um ano. Óleo de soja recua 28% e café 6% em igual período A desaceleração da inflação sobre os alimentos, os reajustes salariais, os recursos injetados na economia contribuíram para a manutenção do Consumo nos Lares Brasileiros. De janeiro a maio de 2023, o indicador acumula alta de 2,33%, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Na comparação maio ante abril houve recuo de -0,95% no consumo influenciado pela sazonalidade da Páscoa. Na comparação maio de 2023 x maio de 2022 o consumo registra alta de 7,25%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “É um período marcado por ampliação dos programas de transferência de renda que, somando aos reajustes salariais, injeção de recursos na economia e por menor pressão da inflação dos alimentos –sobretudo para famílias com renda mais restrita…[+]
27 jun

Exportações impactam preços das proteínas animais no mercado interno, mostra boletim do Deral

Dados constam no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 16 a 22 de junho As exportações brasileiras influenciaram os preços das carnes no mercado interno. A análise está no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 16 a 22 de junho. O documento é elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O preço da carne suína ao consumidor apresentou aumento em torno de 5% no acumulado de janeiro a maio de 2023 quando comparado ao preço médio de 2022. Em parte, o que explica este cenário é uma elevação nas exportações da carne suína pelo Brasil. Foram exportadas mais de 473 mil toneladas nos primeiros cinco meses deste ano, volume 16% maior que no mesmo período de 2022. Entretanto, segundo a análise do Deral, o cenário deve mudar com o previsto ajuste da oferta num curto espaço de tempo. Na última semana verificou-se que os preços da carne suína no atacado apresentaram queda de quase 10% e…[+]