23 ago

Marketing por SMS: supermercados conseguem segmentação e maior alcance do seu público

Considerada a ferramenta mais democrática, mensagens de texto facilitam comunicação e relacionamento entre as redes e seus consumidores Os aplicativos de mensagem de texto como Whatsapp vêm dominando a forma como as pessoas se conectam no dia a dia. Mas, as velhas mensagens de texto, ou SMS, continuam fazendo parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela Infobip, plataforma de comunicação omnichannel, 90% dos brasileiros enviam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia. Neste cenário, empresas do varejo percebem uma oportunidade de estabelecer um canal com o consumidor mais econômico se comparado aos outros. De acordo com Michele Bader, vice-presidente de operações Latam da Sinch, empresa especializada em comunicações customizadas, existem alguns atrativos para o supermercadista investir em marketing por SMS. “É a ferramenta mais democrática atualmente, presente em todos os smartphones independente de marca, modelo de aparelho ou operadora. Outro ponto fundamental é que o SMS não precisa de conexão com a internet, facilitando a disseminação de qualquer mensagem, em qualquer lugar, com mais de 80% das pessoas abrindo as mensagens recebidas”,…[+]
22 ago

ABRAS prevê aumento nos preços dos alimentos com reajuste de combustíveis

Em nota, associação destaca que medida impacta toda cadeia produtiva A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) estima que o reajuste nos combustíveis impactará nos preços de alimentos para os consumidores em todo o país nas próximas semanas. Na última quarta-feira (16), entrou em vigor o reajuste de 16,2% na gasolina e 25,8% no diesel, conforme autorizado pela Petrobras. A alta significativa deve refletir em um aumento no preço dos produtos hortifrutigranjeiros, cujos estoques duram de dois a três dias. Outros alimentos, como carnes e laticínios, devem ter um aumento de preço no início de setembro, enquanto os itens industrializados podem subir em cerca de 30 dias. O vice-presidente Institucional da ABRAS, Márcio Milan, destaca que o varejo não esperava um aumento tão expressivo nos preços dos combustíveis, principalmente no diesel, e que isso afeta a inflação imediatamente. ” Toda cadeia produtiva é impactada, com as altas de preços chegando até a mesa do consumidor”, explica. Fonte: SuperHiper [+]
22 ago

ABRAS apoia fim do rotativo e criação de alternativas de crédito aos consumidores

Regulamentação dos juros dos cartões de crédito está em discussão no Congresso e no governo A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) defende o fim do crédito rotativo dos cartões de crédito, como forma de reduzir a inadimplência no país. A proposta, em análise pelo Banco Central, poderia ser incluída no Programa Desenrola Brasil, cuja lei deve ser votada nas próximas semanas pelo Congresso. Lançado em julho pelo governo federal, por Medida Provisória, o Desenrola está ajudando a renegociação de dívidas dos mais de 70 milhões de brasileiros com o nome negativado. “É preciso aproveitar esse movimento para adotar medidas mais efetivas que impeçam a inadimplência de voltar a subir”, avalia o presidente da ABRAS, João Galassi. A taxa de juros do crédito rotativo está em 454% ao ano, com 52% de inadimplência, segundo o Banco Central. Neste cenário, a regulamentação dos juros do cartão de crédito já está na pauta do Congresso, por meio do Projeto de Lei No. 2685/2022. A proposta estabelece limite para os juros, e a ABRAS vem participando intensamente…[+]
21 ago

Delivery perde espaço em compras online de supermercado

Consumidores americanos priorizam custo e aumentam uso do “clique e retire” em seus pedidos Os consumidores americanos estão preferindo retirar seus pedidos online em lojas físicas, em vez de pagar pela entrega em casa. De acordo com um estudo realizado pela Brick Meets Click e pela Mercatus no fim de julho, houve um aumento de 7% no número de clientes ativos que preferiram usar a opção do “clique e retire”, enquanto o número de clientes que pediram entrega dos pedidos recuou 1% na comparação anual. Na avaliação dos realizadores do estudo, os dados apontam para um consumidor mais atento aos custos de suas escolhas. Enquanto o delivery representa um aumento direto no tíquete de compras, no “clique e retire” não é cobrado frete – e muitos clientes preferem essa opção e retiram os produtos quando estão a caminho do trabalho ou de casa. Um número ainda mais importante, porém, mostra que os tempos não são simples no e-commerce americano de alimentos: o faturamento do segmento caiu 7% em julho na comparação anual, com um recuo…[+]
21 ago

ABRAS apresenta ao governo proposta para o Programa de Alimentação do Trabalhador

Documento entregue aos ministros da Fazenda e do Trabalho visa simplificar e potencializar o PAT A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou aos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho, uma proposta para simplificar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) por meio da eliminação de intermediários privados na gestão dos vales alimentação e refeição. Tal iniciativa deve gerar uma economia de R$ 5 bilhões para os empregadores e estabelecimentos comerciais filiados ao programa, que hoje gastam esse valor em taxas para administradoras privadas de cartões. Com isso, será possível a ampliação do valor do benefício concedidos aos 22 milhões de trabalhadores contemplados atualmente com o PAT em todo o país. Para tanto, a ABRAS defende que seja utilizado para o pagamento dos benefícios a base de dados já existente do eSocial, por meio da Caixa Econômica Federal. A conexão direta do pagamento do benefício PAT identificada no eSocial, vinculada a uma conta salário da Caixa, coloca o benefício à disposição do beneficiário, para utilização específica do benefício nos estabelecimentos comerciais afiliados ao…[+]
18 ago

Comunicação digital reforça laço entre consumidor e varejo

Apesar do e-commerce crescente, 40% ainda preferem lojas físicas e 72% veem como interação com marcas Com o crescimento e as facilidades oferecidas pelo e-commerce, o varejo físico vem apostando nas ferramentas digitais para resgatar o consumidor e promover novas experiências durante sua jornada de compras. Mesmo com o aumento expressivo do consumo digital, 40% dos consumidores ainda preferem adquirir em lojas físicas e 72% consideram esses locais um ponto de contato importante com as marcas, conforme detectado pelo Relatório Varejo 2022 Adyen/KPMG. Segundo Richard Albanesi, CEO da The LED, empresa que atua no mercado de comunicação digital com painéis de LED, o varejo se revela como um dos principais protagonistas dessa verdadeira revolução digital que tem impactado a relação entre as marcas e os consumidores. “A tecnologia no PDV (ponto de venda) chegou não só para ajudar, facilitar e envolver o consumidor, mas também para oferecer soluções que ajudem a indústria a entender melhor o cliente e suas necessidades”, destaca. Dentre as principais tendências do varejo, a omnicanalidade, que propõe a padronização…[+]
18 ago

Cencosud Brasil cresce 17% em receita no primeiro semestre de 2023

Desempenho do cash & carry puxou o desempenho da rede, dobrando a participação do formato na receita do grupo A Cencosud Brasil divulgou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, os resultados do 2º trimestre de 2023. Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à Cencosud Brasil atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o 2T22, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões. O desempenho do cash & carry mostrou-se relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes GIGA Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no 2T23, comparado a 18% no 2T22. “Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer…[+]
17 ago

Brasileiros estão cada vez menos leais a marcas de detergente, diz Kantar

Os brasileiros compram detergentes a cada 25 dias e, em média, estão levando para casa três marcas diferentes de detergente líquido para louças durante o ano. Segundo informações da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, os consumidores também optam entre três e seis fragrâncias no período. Independentemente das preferências, a categoria atinge 98% dos lares brasileiros – ou 59 milhões de famílias, e durante o ano móvel encerrado no segundo trimestre de 2023 houve alta na frequência (+5,1%) e no volume por viagem (+4%) na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Além disso, mais da metade da aquisição de detergentes (63,3%) envolveu a missão de compra de abastecimento. É importante ressaltar que houve um aumento no preço dos produtos: A categoria sofreu alta de 16,6% no período. Esse movimento afetou, consequentemente, o faturamento de detergente líquido para louças que cresceu +27,2%. A categoria tem maior destaque no Norte-Nordeste (NNE), onde ganha volume acima das outras regiões (+4,5%), e apresenta maior relevância entre as classes mais baixas e os consumidores maduros acima de 40 anos. Os…[+]