30 ago

Agos pontua demandas supermercadistas ao Batalhão Anhanguera

Na manhã da última segunda-feira, 28 de agosto, o vice-presidente da Agos, Gilberto Soares, esteve fazendo uma visita ao Batalhão Anhanguera, que fica localizado no Setor Marista.  Na ocasião, ele foi recebido pelo Comandante Major Faria e Major Castanheira, para quem solicitou maior segurança e reforçamento policial nas proximidades dos supermercados, uma vez que os comércios possuem um grande fluxo de pessoas Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
28 ago

Goiânia tem uma padaria para cada 577 habitantes

Somente este ano foram abertas 265 novas padarias na capital, todas de pequeno porte A tradicional padaria foi uma das atividades que mais se adaptou às transformações do comércio. Por volta da década de 1980, as padarias atendiam exclusivamente ao comércio de vizinhança e concentravam suas vendas no período matutino, ancoradas pela dupla ‘pão e leite’. Atualmente, elas estenderam o horário de pico para os períodos vespertino e noturno, agregaram novos produtos não perecíveis, mudaram o ponto comercial para avenidas com fluxo de trânsito no sentido centro-bairro e, com isso, ampliaram a abrangência geográfica da clientela. Em Goiânia, capital de Goiás, o upgrade da velha padaria no requintado empório tem aquecido os negócios. Tanto que a cidade figura em 10º lugar no ranking nacional do número de empresas do segmento em atividade. De acordo com levantamento do Sebrae, com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), são 2.490 padarias abertas, o que dá uma média de um estabelecimento para cada 577 goianienses (IBGE/2022: 1.437.237 habitantes). [+]
28 ago

Agos participa de reunião com a Faciest

A Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do conselheiro José Elias de Paula, esteve participando da 14ª reunião da diretoria da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest) realizada na tarde da última terça-feira, 22 de agosto. Nela foram tratados diversos assuntos importantes como definição das datas das reuniões itinerantes e respectivas associações como sede, associativismo na conjuntura atual, apresentação da “Rede do Bem”, discussão de pontos da reforma tributária e outros assuntos inerentes à categoria. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
28 ago

Parceria pode impactar na saúde financeira dos colaboradores de associados da Agos

Visando firmar uma parceria que vise cuidar da saúde financeira dos colaboradores dos associados da Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio de cursos de educação financeira e crédito consciente, a entidade recebeu na última sexta-feira, 25 de agosto, a visita do presidente do Serviço Social Patronal de Goiás (Sesp), José Carlos Palma Ribeiro, e dos representantes do Banco BV, Flávio Barbosa Fernandes e Vanessa Damasceno. De acordo com o diretor executivo da Agos, Augusto de Araújo Almeida, com a realização de cursos direcionados para o assunto, é possível que haja uma maneira de diminuir o turnover – a taxa de rotatividade de funcionários – nos supermercados goianos. “Uma vez que esse é um benefício altamente valorizado”, argumenta. Segundo os dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, levantamento mensal elaborado pela Serasa sobre a relação da população com dívidas atrasadas, em junho deste ano o País contava com 71,45 milhões de pessoas em situação de inadimplência. A iniciativa da realização de cursos sobre o tema visa focar em conciliação…[+]
25 ago

Exportação de biscoitos, massas e pães fecha primeiro semestre do ano em alta

Houve um crescimento de 12,2% em valor em comparação à 2022, de acordo com a ABIMAPI As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)  alcançaram o número de USD 82,4 milhões nas exportações no primeiro semestre de 2023, faturamento recorde já registrado no setor para o período. No total, houve 12,2% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a junho) de 2022. De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da ABIMAPI, metade das empresas da parceria ABIMAPI e ApexBrasil abriram novos mercados. Cinco dessas indústrias iniciaram exportações de novo item do portfólio e outras 31 tiveram crescimento nas exportações do semestre, ultrapassando a meta estipulada do programa. “Participamos das principais feiras de alimentos do mundo; nos últimos anos o setor realizou Missões Empresariais para diversos países latinos antes da pandemia: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Assim, com os eventos e encontros de negócios proporcionados, ainda…[+]
25 ago

Um olhar atento ao público + 60 anos

As necessidades do público sênior ganham destaque e merecem atenção do setor supermercadista Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 75,8 anos, segundo dados do IBGE, o mercado de negócios para pessoas com mais de 60 anos cresce exponencialmente. Consumindo cada vez mais, esse público é uma peça importante na engrenagem que faz a economia do país girar. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta, de modo geral, para um alto poder aquisitivo entre a maioria dos idosos, representando mais de 17% entre os mais ricos do país. Segundo um artigo no site Food Retail, mostra que este grupo de consumidores possuem um poder de compra suficiente, uma vez que possuem renda fixa e estabilidade, mas que não tem suas questões atendidas no setor supermercadista, já que suas lojas se mantêm da mesma forma, comunicando da mesma forma, pouco se adaptando a oferta ou a forma como os produtos são apresentados. No artigo do site citado, várias situações foram levantadas que dificultam este público a consumir, como por…[+]
24 ago

Ticket médio nas vendas do foodservice brasileiro salta 38% em junho

Estudo com associados do IFB revela crescimento nominal de 11% no período O segmento de foodservice no Brasil fechou junho de 2023 com crescimento nominal de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Destaque para o ticket médio do setor, que saltou 38%. Os dados são do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) com empreendedores associados. O aumento acumulado do mercado atingiu 12,5% nos últimos 12 meses.  O faturamento nas lojas de rua e nos centros comerciais tiveram um aumento de 11% no último mês. Já o número de transações teve variação positiva de 5% em junho e no acumulado do ano também cresceu 5%.   A quantidade de lojas no setor de alimentação fora do lar se manteve estável em relação a maio de 2022, com pequeno aumento de 0,4%, atingindo um total de 6.867 unidades no país. Em relação a participação do canal delivery no total das vendas, as entregas atingiram 21% do total.  Lucas Roberto, gerente de marketing do IFB, explica…[+]
24 ago

Palestra sobre alimento seguro e desperdício reúne 55 participantes em Aparecida

Nesta quinta-feira (24/08), aconteceu na sede da Regional Metropolitana do Sebrae, em Aparecida de Goiânia, a palestra “Supermercado Lucrativo com Alimento Seguro e Desperdício Zero”, uma parceria entre a Associação Goiana de Supermercados (Agos) e o Sebrae Goiás, através das respectivas regionais em Aparecida de Goiânia. Ministrado pelo engenheiro de alimentos e diretor do grupo Sr. Food Safety, Wanderson Lima, o treinamento expos aos 55 participantes, sendo 21 supermercados, como os supermercadistas podem maximizar seus lucros produzindo alimentos de forma segura. O especialista abordou diferentes pontos para diminuir o desperdício, desde a recepção de matérias primas até a exposição aos clientes. Wanderson demonstrou aos empresários, por meio de exemplos das melhores práticas e sistemas de controle, como minimizar a perda de produtos e de que maneira garantir um menor custo de produção e um melhor método de comercialização que garante uma maior obtenção de consumidores. [+]