16 nov

Sites com informações detalhadas levam vantagem no e-commerce, diz GS1

Quem não expõe na web e nos marketplaces seus produtos com detalhes, pode perder vendas nesta Black Friday Em pesquisa com 1,2 mil consumidores de todo o Brasil, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil constatou que o hábito de pesquisar pela internet os produtos desejados antes de comprar é feito pela maioria dos consumidores. 76% deles afirmaram que pesquisam os produtos em sites de comparação de preços ou em lojas online e marketplaces para tomar essa decisão. O mais interessante é que a maioria dos consumidores gostaria de comprar por meio de aplicativos que permitam acessar informações dos produtos por meio do código de barras. Na opção por compras em lojas físicas, 46% afirmaram que gostariam que os terminais de leitura do código de barras fornecessem informações sobre origem e matéria-prima dos produtos. Destes, 85% afirmaram que as informações devem ser idênticas tanto na loja física quanto na online e que o produto deve ter o mesmo código de barras para que ele possa identificá-lo. Quanto à decisão de compra, a opinião de…[+]
16 nov

Estudo aponta vantagem do atacarejo sobre hipermercados e supermercados

Em média, de acordo com o levantamento, a compra de uma cesta básica de alimentos fica 18% mais em conta nos atacarejos Não é de hoje que o brasileiro vem elegendo o atacarejo como ponto preferencial de suas compras. Um recente movimento do Grupo Pão de Açúcar de vender 71 lojas da bandeira de hipermercados Extra para o Assaí mostrou que os varejistas já perceberam que, ainda mais em tempos de inflação alta como o atual, a economia vai ditar o comportamento do cliente. Um estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) colocou na ponta do lápis a vantagem econômica do formato sobre outros tipos de lojas, como hipermercados e supermercados: em média, de acordo com o levantamento, a compra de uma cesta básica de alimentos fica 18% mais em conta nos atacarejos. Em determinados produtos, a diferença de valor chega a 33%. Para Fábio Bentes, economista-chefe da CNC, a diferença de valor pode ser considerada significativa – em todos eles, o atacarejo, também conhecido como “cash…[+]
16 nov

Maioria dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar nos supermercados

Pesquisa da SBVC mostra que 92% dos clientes fazem mercado de forma planejada As compras de supermercado estão inseridas na realidade do brasileiro, facilitam sua rotina e trazem conveniência e qualidade. Cada vez mais o consumidor brasileiro está habituado com as compras online, mas a pergunta que fica é: será que o mercado brasileiro está preparado para essa evolução do consumidor? A empresa que estiver em todos os canais será mais relevante na jornada de compra do consumidor omnichannel e terá mais oportunidades de relacionamento e vendas. De acordo com o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, 88% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar algo no supermercado; Desses, 73% dos consumidores que pesquisam antes de comprar em supermercados, já utilizam a internet como meio principal: 41% das pesquisas são feitas em sites de busca, seguido por 17% em Marketplaces, 15% em Redes Sociais. E apenas 20% pesquisam indo direto às lojas físicas. Em relação às compras…[+]
16 nov

Café, açúcar e ovo se tornam os vilões das compras nos supermercados

Pó de café, açúcar e ovo são os produtos que mais aumentaram de preço nos últimos nove mesesArroz, que apresentou alta significativa em 2020, sofreu queda de 14,5%No último ano, o item que mais subiu foi o frango congelado Os consumidores brasileiros tiveram que desembolsar valores maiores para adquirirem pó de café, açúcar e ovo nos últimos nove meses. Os itens registraram a maior alta de preços no período, segundo o indicador Abrasmercado, da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Redação Finançasseg., 15 de novembro de 2021 12:53 PM·1 min de leituraCaixa com dúzia de ovosIndicador Abrasmercado analisou o período de janeiro a setembro deste ano(Getty Images) Pó de café, açúcar e ovo são os produtos que mais aumentaram de preço nos últimos nove meses Arroz, que apresentou alta significativa em 2020, sofreu queda de 14,5% No último ano, o item que mais subiu foi o frango congelado Os consumidores brasileiros tiveram que desembolsar valores maiores para adquirirem pó de café, açúcar e ovo nos…[+]
12 nov

Expectativa do setor de supermercados é de alta de consumo e de preços no Natal

Associação de Supermercados estima que 30.000 vagas temporárias serão abertas no setor até o final do ano A expectativa do setor de supermercados para o Natal é de um aumento de cerca de 17% no volume de vendas comparado ao mesmo período do ano passado. Uma pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) entre empresários do setor mostrou que 52% tem a expectativa de alta do consumo. Outros 39% afirmam que as vendas devem ficar no mesmo patamar e 9% que ficará inferior. Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (12.nov.2021) no Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros de setembro. Eis a íntegra da pesquisa. Apesar do otimismo em relação às vendas, a maioria dos empresários não pretende contratar mão de obra temporária para o final do ano. Segundo a pesquisa, 59% não irão contratar novas pessoas, enquanto 41% pretendem ter novos funcionários para o Natal. O número de vagas temporárias estimadas até o final do ano é 30.000. Entre os otimistas, a expectativa maior…[+]
12 nov

Alta na inflação resgata fantasma dos anos 80

Nos cálculos do Dieese, o salário mínimo necessário para enfrentar o custo de vida deveria ser de R$ 5.005,91, ou 4,79 vezes o vigente, de R$ 1.045,00. Diante da alta do custo de vida e do preço salgado dos alimentos, que podem ressuscitar na memória velhos hábitos herdados do passado dramático de hiperinflação, especialistas alertam os consumidores para o risco de fazer grandes compras e de estocar produtos. “É um tiro no pé. Quando as famílias compram para estocar em casa, a mensagem que passam para o mercado é de que aquele preço é convidativo. Então, abrem espaço para novos aumentos, elevam o risco de escassez e, com isso, ajudam a produzir mais inflação”, explicou André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Braz não recomenda uma corrida aos supermercados e não acredita que o país vive momento de descontrole inflacionário que justifique a estratégia. “Pelo contrário, a gente tem que dizer que não concorda, que o preço é demasiado e dar oportunidade para que caia. E se o valor não diminuir,…[+]
12 nov

Gastos em supermercados lideram compras com cartão de crédito

Pesquisa foi feita pela Credicard com base nos hábitos de consumo de seus clientes No Dia Nacional dos Supermercados, 12 de novembro, a Credicard divulga um relatório feito a partir de dados de consumo de sua base de clientes, mostrando que os gastos nesses estabelecimentos lideram as despesas no cartão de crédito. Considerando outubro de 2020 e deste ano, e juntando em uma mesma categoria compras em supermercados, padarias e docerias com os cartões da marca, o valor gasto no setor aumentou 7,5% em relação ao mês anterior, superando pela primeira vez os patamares registrados antes da pandemia. A representatividade é bastante expressiva, uma vez que o valor total gasto pelos clientes na categoria é 52% maior que o segundo lugar, as lojas de departamentos. E a liderança no consumo acontece não apenas no montante total gasto, mas também no número de transações, que vem aumentando ao longo do ano. Em relação a outubro de 2020, o valor gasto em supermercados cresceu 15,5%, enquanto as transações tiveram um acréscimo de…[+]
12 nov

Hoje é o Dia Nacional dos Supermercados

O setor mercadista é um dos mais concorridos e importantes da economia, em especial no Brasil, onde empreender pressupõe uma série de dificuldades. É preciso ter profissionalismo e força de vontade. Hoje, dia 12 de novembro, é comemorado o Dia Nacional dos Supermercados, uma data não muito conhecida pela população, mas que é celebrada por muitos profissionais da área. A regulamentação da atividade no país ocorreu em 1968, por meio da Lei 7.208. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento do setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Hoje os supermercados buscam tornar seus espaços cada vez mais agradáveis para receber a família. Por vezes, a compra do mês pode se tornar um evento de lazer para as pessoas. E, em outras vezes, até casos de amor. Essa é a história do casal Juliana Cristine Zaia Paes, de 28 anos, e Carlos Cesar Paes, de 32. Eles são casados há quatro anos e se conheceram trabalhando na loja 16 da Rede Bom Lugar Supermercados, localizada no Jardim São Guilherme, em Sorocaba. [+]