24 maio

Ministros da Agricultura de Brasil e China ressaltam importância de cooperação

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, e seu homólogo chinês, Tang Renjian, afirmaram em evento realizado pelos dois países sobre sustentabilidade agrícola que as duas nações devem ampliar parcerias na cooperação econômica visando o desenvolvimento. Tereza Cristina afirmou que o Brasil construiu uma relação de confiança em alimentos com a China, seu principal parceiro comercial, e isso “não vai parar por aqui”. Ela disse ainda que os países devem priorizar a redução de emissões globais, sobretudo dos combustíveis fósseis. Já o ministro chinês disse em mensagem gravada que promover a agricultura sustentável com o Brasil é “oportuno”. Ele também afirmou que a parceria em agricultura com Brasil contribui com o desenvolvimento dos dois países, e ressaltou que o país asiático está aberto a promover investimentos mútuos. O ministro chinês ponderou que é preciso buscar melhorar a comunicação para o fortalecimento de inovações tecnológicas que colaborem com a sustentabilidade. Disse também que os diálogos entre os dois países colaboram para criar parceria estável e de longo…[+]
24 maio

Anvisa: alimentos integrais terão novas regras

A partir de 2022, para serem identificados como alimentos integrais, os produtos alimentícios à base de cereais precisarão obedecer a dois critérios: a quantidade de ingredientes integrais tem de ser superior à de ingredientes refinados e, pelo menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais. As novas regras fazem parte de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no final do mês passado. Entre os alimentos considerados na resolução da Anvisa estão farinhas, massas, pães, biscoitos e cereais matinais. Para entender melhor os impactos das novas medidas, a Agência Brasil conversou com o gerente de Padrões e Regulação de Alimentos da Anvisa, Tiago Lanius Rauber. “A gente entende como uma forma de dar mais informação ao consumidor e permitir que ele faça a escolha conforme seus critérios e interesses”, diz Rauber. “A gente imagina que vai promover maior consumo de cereais integrais pela população brasileira e também promover a melhoria da qualidade da composição dos produtos, que hoje são vendidos como integrais e que muitas vezes de integral só tem…[+]
24 maio

Setor de supermercados fatura R$554 bilhões em 2020

O faturamento do setor de supermercados no Brasil, que conta com 91.351 lojas, chegou a R$ 554 bilhões em 2020. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que ressaltou que o valor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. São 3 milhões de empregos diretos e indiretos no setor. “O faturamento das 91 mil lojas, com as mudanças novas que estamos trazendo neste momento, são 554 bilhões de reais. Neste valor, nós temos todos os canais de distribuição dos supermercados. Estamos falando das vendas físicas, das vendas por e-comerce, por delivery”, disse Marcio Milan, vice-presidente da Abras. Ele acrescentou que os dados incluem todos os canais, os supermercados de bairro, os supermercados tradicionais, os minimercados, os chamados atacarejo. “Essa grandeza hoje aqui demonstrada traz para a Abras um novo patamar, uma nova informação, de uma sinalização como vai ser tratada essa grandeza dos segmentos hoje que atende quase 90% da população”, disse. Fonte: Agência Brasil [+]
21 maio

Supermercados sobre rodas: conheça novas iniciativas

A pandemia da Covid-19 incentivou muitos empreendedores a tirarem ideias do papel para torná-las realidade. Entre uma dessas ideias está o “supermercado sobre rodas”, da startup canadense “Grocery Neighbour”, uma iniciativa que levaria a diferentes vizinhanças produtos frescos e a preço acessível, dentro de um caminhão semiaberto, respeitando as medidas de distanciamento social e com uma rota fixa para facilitar a rotina das clientes. A ideia não é exatamente nova e lembra bastante os conhecidos “sacolões sobre rodas”, comuns no Brasil. Mesmo nos Estados Unidos, em estados como Oklahoma e Califórnia, iniciativas semelhantes já existiam antes da Covid-19 se espalhar globalmente e levar as pessoas em direção ao delivery de alimentos em casa, principal desafio para o crescimento da startup apontado pelo CEO Frank Sinopoli. Pensando na conveniência ponta a ponta, os pagamentos dos clientes são realizados via aplicativo para diminuir o tempo de permanência no espaço, que só recebe até cinco clientes por vez. Eles entram pela traseira do caminhão e saem pela parte frontal, para evitar aglomerações no fluxo de consumidores. [+]
21 maio

As movimentações das 20 maiores do Ranking ABRAS

Com um faturamento de R$ 74 bilhões, o Grupo Carrefour Brasil se manteve na dianteira da mais recente edição do Ranking ABRAS, que teve seus principais dados divulgados na noite desta quinta-feira (20). Na ocasião, o vice-presidente de Relações Institucionais da companhia, Stéphane Engelhard, celebrou a conquista e agradeceu os quase 100 mil colaboradores e os 16 mil fornecedores e parceiros, exaltando o papel deste universo de pessoas no desempenho da empresa.  A composição do grupo das 20 maiores empresas do Ranking ABRAS conta com importantes destaques, tendo a bandeira Assaí Atacadista listada na segunda colocação da pesquisa, com receita de R$ 39 bilhões. Outra grande novidade foi a estreia do Grupo Mateus no Ranking ABRAS, que adentrou ao grupo das 20 maiores já na quarta colocação, com receita de R$ 14,3 bilhões. A companhia é referência nas regiões Norte e Nordeste do País, tendo operações nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Ceará.  Quem se destacou também foi a catarinense Koch, que saltou da 20ª colocação para a 16ª posição do ranking,…[+]
21 maio

Pix já ultrapassou boletos, aponta BC

O número de transações feitas através do Pix, novo sistema de transferências lançado em novembro do ano passado, já ultrapassou a quantidade de boletos liquidados no país, segundo levantamento do Banco Central divulgados nesta quinta-feira (dia 20). A modalidade também superou o uso somado de TED e DOC. “O Banco Central entende que o elevado uso do Pix em pouco tempo de existência indica que a população brasileira em geral tem sido bastante receptiva ao novo meio de pagamento”, afirmou a autoridade monetária no estudo. “A sua crescente utilização, abarcando cada vez mais casos de uso, tem contribuído para a construção de um mercado de pagamentos de varejo mais competitivo, mais eficiente, mais inclusivo e mais seguro”. O BC também destacou que, até março de 2021, já foram feitas 1 bilhão de transações pelo sistema, movimentando R$ 787,2 bilhões, e que 80% do número de transferências é entre pessoas físicas. “Essa participação cai para 44,3% em termos de valor. Transações entre pessoas jurídicas representaram 35,7% do valor total transacionado no período”, aponta o levantamento. [+]
20 maio

Supermercado investe em promoção para conquistar consumidor

O cenário atual dos supermercados no Brasil é de crescimento e inovação. Essas e outras características do mercado varejista contribuem na hora do cliente fazer a sua decisão de compra e se manter fidelizado à marca. Pensando em conquistar a atenção do consumidor foi que o empresário Pedro Alarcon, proprietário do Portal Supermercados, com lojas em Inhumas e Aparecida de Goiânia, e do Atacarejo em Goiânia, decidiu agir em ações de promoções e sorteios, no entanto com uma pitada de inovação. Conforme explica o diretor do Portal Supermercados, Sandro Papini, a ideia foi firmar parceria com alguns fornecedores e criar uma promoção no mês de aniversário, em maio, da loja situada em Inhumas. Durante os cinco domingos do mês que a loja completa 4 anos, cada compra no valor de R$ 50 – contendo dois produtos da oferta da semana – gera um cupom ao cliente que lhe dá o direito a concorrer a um vale-compras…[+]
19 maio

Mais supermercados estão ingressando no e-commerce via SiteMercado

O número de lojas que passaram a vender no SiteMercado, plataforma de mercados do iFood, cresceu 134% entre abril de 2020 e abril deste ano. Da mesma forma, o número de usuários cresceu 52% no mesmo período, enquanto o GMV, que é o volume total de vendas no mês, somando todas as lojas, aumentou 56%. O SiteMercado já havia registrado um aumento expressivo desses índices no primeiro trimestre deste ano, todos impulsionados pelo mês de março em decorrência de restrições em vários municípios brasileiros. No levantamento do primeiro trimestre, houve aumento de 247% no número de novos usuários; 91% nos números de pedidos e 82% no volume de vendas. “Os varejistas estão atualizados com as mudanças que estão ocorrendo no mundo e perceberam que precisam entrar no digital para continuarem entregando um serviço de qualidade, ou até mesmo de qualidade superior, além de continuar competitivo. Este era um processo que já estava ocorrendo, mas a pandemia acelerou esta curva”, afirma o líder de Growth do SiteMercado, Victor Gamberini. A líder de Produtos do…[+]