08 out

Sustentabilidade é uma preocupação crescente entre consumidores e produtos

73% dos consumidores globais estariam dispostos a mudar os seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, quase 78% dos investidores acreditam que a sustentabilidade é mais importante do que há cinco anos e 75% dos trabalhadores entre os 18 e os 34 anos esperam que os seus empregadores tenham uma atitude respeitosa no que diz respeito às alterações climáticas. Estes dados refletem a forma como algumas prioridades mudaram ao longo dos últimos anos e o fizeram de forma significativa após a pandemia. A revolução da sustentabilidade está a chegar mais depressa do que muitas empresas esperavam e está a expandir-se para incluir um leque mais alargado de questões ambientais e sociais. Estas são algumas das conclusões do mais recente estudo da consultora estratégica Bain & Company, que sublinha que a mudança de prioridades implica que os retornos historicamente elevados serão reduzidos em alguns sectores, enquanto oportunidades de milhares de milhões de dólares são abertas noutros. Tal como no domínio digital, o ritmo e a disrupção serão diferentes para cada indústria, mas a tendência é irreversível e está…[+]
07 out

Como melhorar a experiência do consumidor no supermercado online

Alguns anos atrás, fazer compras de supermercado por meios digitais parecia algo distante do cotidiano do brasileiro. “Coisa de quem gosta de tecnologia”. Hoje, até mesmo o mercadinho de bairro precisou se adaptar à nova realidade que, impulsionada pela pandemia, praticamente obriga a presença de todos os modelos de negócio no digital. Isso porque as mudanças no comportamento do cliente de dois anos para cá são nítidas. No Brasil, 91% dos consumidores afirmam ter comprado pela internet no último ano. Em 2019 esse percentual era de 86%. Quando o assunto é compras de supermercado online, a alta também é significativa: 30,3% das pessoas disseram que usaram a opção disponível pelo celular ou computador. Em 2019 esse percentual era de apenas 9,2%. As informações são da pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil, divulgada em maio de 2021. Consumidor e supermercado online Para acompanhar essa tendência, as redes de supermercados estão tendo que se superar para se adequar e atender às necessidades dos…[+]
07 out

Venda de carne moída: regras propostas não se aplicam a açougues e supermercados, diz governo

Novo regulamento colocado em consulta pública na última segunda-feira (6) é voltado apenas para os frigoríficos, afirma o Ministério da Agricultura. Especialistas comentam as recomendações e dão dicas para lidar com a carne em casa As novas regras para produção e venda de carne moída, colocadas em consulta pública pelo Ministério da Agricultura na última segunda-feira (4), não se aplicam aos açougues e supermercados. “A proposta de um novo regulamento vale apenas para os frigoríficos que fornecem pacotes prontos do produto para o varejo”, disse o Ministério da Agricultura ao g1. Ela foca em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério. Entre as exigências propostas estão que as embalagens tenham no máximo 1 kg, que não incluam glândulas, cartilagens nem ossos e que seja informado no rótulo o percentual de gordura da carne. A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) disse ao g1 que ainda não tem uma posição a respeito do assunto e que avalia a portaria junto aos seus associados. Entenda alguns pontos…[+]
06 out

Quais os desafios do e-commerce ao se preparar financeiramente para a Black Friday

E-commerce cresceu 72% em faturamento neste ano; Diante do cenário de digitalização, setor conta com maior concorrência e novos desafios A necessidade de digitalização fez com que o crescimento de segmentos como e-commerce disparasse. Só no primeiro trimestre do ano, o faturamento do setor cresceu 72%, segundo pesquisa da Neotrust.Um dos períodos mais importantes para o setor está se aproximando: a Black Friday, que acontece em novembro. Para vender mais e ter uma boa margem de lucro, é preciso se preparar com antecedência.Jayme Canhada, Head of Digital Parterships da a55, fintech especializada em crédito para empresas de tecnologia, alerta sobre os desafios que empreendedores podem se deparar ao se preparar para a data.  “Quem vende online hoje tem dores muito latentes. Muitas vezes, esses desafios se relacionam com a importância do capital de giro, ou valor disponível em caixa, seja pela necessidade de reposição de estoque, investimento em marketing digital ou pelo tempo que o lojista demora para receber as vendas realizadas via cartão de crédito”, explica Canhada.Confira os desafios e a importância do capital de giro para os e-commerces:   [+]
06 out

Chuvas no Brasil, produção da Colômbia e ajustes nos preços fazem café despencar nesta 3ª feira

O mercado futuro do café arábica encerrou o pregão desta terça-feira (5) com recuo de 4,22%, o equivalente a mais de 800 pontos, nas principais referências na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Com a queda, os contratos voltam a ser negociados abaixo de 200 centavos de dólar por libra-peso.  Dezembro/21 teve queda de 845 pontos, valendo 191,90 cents/lbp, março/22 teve queda de 840 pontos, cotado a 194,85 cents/lbp, maio/22 teve queda de 840 pontos, valendo 196 cents/lbp e julho/22 registrou queda de 835 pontos, valendo 196,55 cents/lbp.  “A longa liquidação nos contratos futuros de café pesou sobre os preços depois que as chuvas do fim de semana em Minas Gerais aliviaram as preocupações com a safra de café no Brasil”, destacou a análise do site internacional Barchart.  No Brasil, as chuvas começam a chegar no parque cafeeiro, mas ainda de forma muito tímida e sem levar grande alívio à seca prolongada. De acordo com analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, até o final deste mês, se espera um mercado de preços firmes…[+]
06 out

Compras online de supermercado ganham impulso no Brasil

Conveniência de não precisar sair de casa para abastecer a despensa e preço menor que nas lojas físicas são fatores preponderantes para consumidores continuarem a adotar esse estilo de compra A pandemia do novo coronavírus e as medidas necessárias de isolamento e de distanciamento social foram fatores que impulsionaram os hábitos de compra online dos consumidores brasileiros em 2020 e 2021, e o setor de supermercados também demonstrou esta tendência. A pesquisa “Consumo On-line” da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, divulgada em maio de 2021, mostrou que 91% dos brasileiros afirmam ter comprado pela internet no último ano; ante 86%, em 2019. O crescimento nas compras online de supermercado também foi significativo: 30,3% das pessoas fizeram supermercado pelo celular ou computador, frente a 9,2%, na amostragem de 2019. A conveniência e o preço mais baixo ante o varejo físico são os dois principais fatores que estimulam os consumidores a optarem pelas compras online. Na pesquisa ˜Consumo On-line”, 41% atribuíram este comportamento de compra à conveniência e 39% ao…[+]
06 out

Inflação já afeta receita de supermercados e postos de combustíveis, diz IBGE

A inflação já mostra impacto na receita das atividades de supermercados e de venda de combustíveis, aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) relativa a agosto. As vendas desse segmento tiveram desempenho pior no oitavo mês do ano, em comparação aos dois meses anteriores. No caso de combustíveis e lubrificantes, houve queda de 0,7% na receita em agosto, após altas de 1,2% em junho e 1,9% em julho. Já a receita do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve alta de apenas 0,3%, que se segue a aumentos de 1% em junho e 1,4% em julho. “Hiper e supermercados, assim como combustíveis e lubrificantes, vêm sendo impactados pela escalada da inflação nos últimos meses, o que diminui o ímpeto de consumo das famílias e empresas”, segundo o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), Cristiano Santos. “A receita nominal de hiper e supermercados ficou perto de zero e a de combustíveis recuou 0,7%. Houve efetivamente um gasto menor das famílias na passagem de julho para agosto”, explica Santos. “O cliente…[+]
05 out

Brasileiro busca marcas mais baratas de café, diz pesquisa

Estudo foi feito com 4.200 pessoas; desse total, 30% disseram que consomem mais de seis xícaras de café por dia A pandemia de Covid-19 fez o consumidor optar por marcas de café mais baratas. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Axxus com apoio da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Segundo o levantamento, triplicou o número de pessoas que buscam o produto mais em conta. Em 2021, 21% dos entrevistados procuram pelo menor preço. Em 2019, antes da pandemia, essa parcela era de 7%. Aqueles que compram a marca que preferem, independentemente do preço, eram 26% e, agora, são 12%. Ainda segundo o estudo, os hábitos dos brasileiros no consumo de café foram afetados pela pandemia, principalmente em razão do isolamento social. No total, 72% dos entrevistados declararam que a bebida ajudou a superar os piores momentos da pandemia. O estudo foi feito com 4.200 pessoas. Desse total, 30% disseram que consomem mais de seis xícaras de café por dia. [+]