22 nov

Shopper muda perfil de compras nos atacarejos

Conheça os dados da GS Ciência do Consumo que revelam os impactos da inflação no dia a dia dos consumidores A GS Ciência do Consumo divulga resultados do varejo referente ao mês de outubro e mais uma vez, aponta o aumento considerável de 7,51% da frequência em cash & carries, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, o indicador de 11,62% já era positivo e esse movimento é traduzido por uma alteração da missão de compra deste canal, ou seja, pelo aumento da frequência de shoppers com compras de conveniência e emergência, ao invés de abastecimento, resultando em uma diminuição significativa de quantidade de itens no carrinho, por conta da alta inflação registrada do segundo semestre de 2021. Na avaliação de produtos no carrinho dos shoppers (25 principais), os itens básicos apresentaram aumento do preço médio na comparação do biênio. Ainda influenciados pelo crescente aumento da taxa de inflação, refletindo na elevação do preço médio, na comparação com setembro, itens como Frios (Kg), Biscoitos Industrializados e Refrigerante de cola…[+]
22 nov

WhatsApp ganha carrinho de compras; veja como funciona

O WhatsApp lançou mais uma ferramenta comercial: a “mensagem de produto”. Com o intuito de manter todo o processo de compra em sua plataforma, a função é uma mensagem interativa que permite enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma foto e texto de um produto acompanhada de uma botão para ver mais detalhes. A mensagem possui duas variações, com produto específico (single-product message) ou um grupo de até 30 itens (multi-product message). A partir da conversa, é possível criar um carrinho de compras dentro do WhatsApp e enviar a solicitação de compra — não são cobrados custos extras para o uso da funcionalidade. O pagamento, porém, ainda não é realizado no WhastApp, que conta com links externos em forma de mensagens para direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamentos. Para enviar a mensagem de produto, é necessário fazer parte de uma conversa — não sendo possível enviá-las como notificações. Além disso, o carrinho de compra é único por usuário e aparelho, o que significa que um carrinho aberto…[+]
19 nov

Salgadinhos para todos os momentos

Explorar a sazonalidade é uma importante estratégia para incrementar as vendas da categoria. Ao longo do calendário promocional do varejo, muitas são as oportunidades de promover salgadinhos no PDV Categoria de alto giro e que movimenta R$ 14,5 bilhões no varejo ao ano, segundo dados da Euromonitor, salgadinhos tem presença garantida nos carrinhos dos consumidores. Suas vendas, inclusive, podem ter melhor desempenho por meio de estratégias voltadas às principais datas sazonais que integram o calendário promocional do varejo. Vale, portanto, explorar essas ocasiões para promover um produto que detém forte apelo de indulgência e traz rentabilidade e bons resultados. A próxima grande temporada de vendas será a Black Friday, que acontece na última semana de novembro. Essa ocasião impulsiona a categoria tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, pois, neste período, o shopper está buscando produtos atraentes e está mais suscetível a comprar produtos indulgentes. No ano passado, para ser ter uma ideia, quase 60% dos internautas brasileiros compraram algo na Black Friday. Promover ações específicas, como combos, promoções, packs e banners digitais, são…[+]
19 nov

Supermercados inovam com foco nas necessidades dos clientes

Mercados são mais que lugares de compra de alimentos A abastecer a geladeira, a despensa de casa ou até comprar um eletrodoméstico se tornou diferente nos últimos meses. Com a pandemia e as necessidades de isolamento social as compras de supermercado se tornaram virtual. Por isso, muitas redes têm apostado nos deliveries. Além de economizar tempo, o delivery facilita o cotidiano das pessoas. O movimento trouxe, inclusive, impacto para o mercado. Um levantamento da Statisa – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina. Só no ano passado, o país foi responsável por quase metade dos números de pedidos: 48,77%. O Bretas está neste mercado. E para auxiliar ainda mais o consumidor, agora tem também a opção de clique e retire, que permite que o cliente faça suas compras na comodidade de sua casa e apenas selecione a loja onde quer buscar as suas compras. Sem filas e sem precisar nem descer do carro. “Pensamos nesta alternativa para quem prefere…[+]
19 nov

Ceia de Natal pós-vacina será com frango e cerveja

O distanciamento social e as restrições de circulação que afastaram as famílias no Natal de 2020 não devem ser mais um problema neste ano. Com isso, a expectativa de diferentes setores da economia é que as comemorações retomem um ritmo mais próximo da normalidade em 2021, mas com algumas diferenças. Alguns dos itens mais tradicionais das ceias de Natal ficarão mais longe neste ano. Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com seus associados mostra que a expectativa do varejo de alimentos é que o consumo de frango e cerveja apresentem as maiores taxas de crescimento no consumo das famílias durante as festividades natalinas. Os supermercados apostam em um crescimento de 18% no volume de venda de frango para o período natalino deste ano, em comparação ao Natal do ano passado. Entre todas as carnes vendidas nesta época, o frango ficará com uma fatia de 14%, deixando para trás os tradicionais tender, chester, bacalhau e até mesmo o peru. “As famílias irão comemorar o Natal em suas casas neste ano e com isso…[+]
18 nov

O que é e como funciona o Supermercado Now

Existem momentos em que ir ao supermercado pode ser uma tarefa bastante desgastante. E se houvesse uma plataforma em que você pudesse escolher os produtos, mas alguém iria ao mercado no seu lugar? Bom, ela existe e se chama Supermercado Now. No entanto, você deve ter se perguntado: o que é e como funciona essa plataforma? Pensando nisso, o Canaltech reuniu abaixo essas e outras informações. Confira! O que é o Supermercado Now O Supermercado Now é uma plataforma que funciona como um marketplace de comércios locais. Através dele, é possível pedir hortifruti, padaria, bebidas, mercearia, e muito mais. Tudo será entregue em até duas horas, ou em um horário agendado, através de um serviço de compra e entrega realizado por compradores especializados, também chamados de shoppers. Foi desenvolvido pensando nas pessoas que não tem tempo ou paciência para ir ao supermercado, mas também acaba ajudando comércios locais que, diferentemente de grandes supermercados, não conseguem investir em uma entrega rápida. Através da plataforma, esses estabelecimentos poderão aumentar e diversificar suas…[+]
18 nov

Sem demanda, varejo tem dificuldades para repassar alta de preços no atacado

Segundo levantamento da CNC, aumento de preços de produtos no atacado foi de 21,4% nos nove primeiros meses do ano, o dobro do reajuste de 10,5% nos preços ao consumidor Os reajustes dos preços de produtos na porta de fábrica têm pressionado as margens de lucro do varejo em todos os segmentos do setor. Segundo os cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio repassou menos da metade do custo extra que teve com o aumento dos preços no atacado. Enquanto o aumento dos preços ao consumidor foi de 10,5% nos nove primeiros meses do ano, a alta no atacado foi de 21,4%, mais que o dobro. O levantamento tem como base os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os dez segmentos do varejo (ampliado) pesquisados pelo IBGE estão tendo que rachar essa alta de preços das mercadorias com o consumidor. Não tem demanda (que permita reajustes)”, justificou o economista Fabio Bentes, responsável pelo levantamento da CNC. O cálculo considera…[+]
18 nov

Pandemia transforma supermercado online em hábito dos clientes

Um em cada quatro consumidores quer aumentar uso do e-commerce para compras de alimentos para a casa Não foi somente no Brasil que as vendas online de itens de supermercado dispararam desde o início da pandemia. Um estudo divulgado nos Estados Unidos pela Acosta mostra que um em cada quatro pessoas que usaram o e-commerce para compras de supermercado pretendem comprar mais dessa forma nos próximos 12 meses. “Metade dos clientes online desenvolveram suas atuais preferências de consumo depois do início da pandemia. Isso mostra que a Covid-19 acelerou muito a adoção do e-commerce no varejo de alimentos”, analisa Colin Stewart, VP Executivo de Business Intelligence da Acosta. E a tendência do setor é de crescimento: institutos como Mercatus e Incisiv projetam que o e-commerce responderá por 20% das vendas de supermercados nos EUA nos próximos cinco anos. “Os consumidores que se acostumaram com a conveniência dos supermercados digitais provavelmente manterão seus novos hábitos mesmo depois que a pandemia terminar”, acrescenta Stewart. Segundo os dados da Acosta, existe espaço para…[+]