12 nov

Expectativa do setor de supermercados é de alta de consumo e de preços no Natal

Associação de Supermercados estima que 30.000 vagas temporárias serão abertas no setor até o final do ano A expectativa do setor de supermercados para o Natal é de um aumento de cerca de 17% no volume de vendas comparado ao mesmo período do ano passado. Uma pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) entre empresários do setor mostrou que 52% tem a expectativa de alta do consumo. Outros 39% afirmam que as vendas devem ficar no mesmo patamar e 9% que ficará inferior. Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (12.nov.2021) no Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros de setembro. Eis a íntegra da pesquisa. Apesar do otimismo em relação às vendas, a maioria dos empresários não pretende contratar mão de obra temporária para o final do ano. Segundo a pesquisa, 59% não irão contratar novas pessoas, enquanto 41% pretendem ter novos funcionários para o Natal. O número de vagas temporárias estimadas até o final do ano é 30.000. Entre os otimistas, a expectativa maior…[+]
12 nov

Alta na inflação resgata fantasma dos anos 80

Nos cálculos do Dieese, o salário mínimo necessário para enfrentar o custo de vida deveria ser de R$ 5.005,91, ou 4,79 vezes o vigente, de R$ 1.045,00. Diante da alta do custo de vida e do preço salgado dos alimentos, que podem ressuscitar na memória velhos hábitos herdados do passado dramático de hiperinflação, especialistas alertam os consumidores para o risco de fazer grandes compras e de estocar produtos. “É um tiro no pé. Quando as famílias compram para estocar em casa, a mensagem que passam para o mercado é de que aquele preço é convidativo. Então, abrem espaço para novos aumentos, elevam o risco de escassez e, com isso, ajudam a produzir mais inflação”, explicou André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Braz não recomenda uma corrida aos supermercados e não acredita que o país vive momento de descontrole inflacionário que justifique a estratégia. “Pelo contrário, a gente tem que dizer que não concorda, que o preço é demasiado e dar oportunidade para que caia. E se o valor não diminuir,…[+]
12 nov

Gastos em supermercados lideram compras com cartão de crédito

Pesquisa foi feita pela Credicard com base nos hábitos de consumo de seus clientes No Dia Nacional dos Supermercados, 12 de novembro, a Credicard divulga um relatório feito a partir de dados de consumo de sua base de clientes, mostrando que os gastos nesses estabelecimentos lideram as despesas no cartão de crédito. Considerando outubro de 2020 e deste ano, e juntando em uma mesma categoria compras em supermercados, padarias e docerias com os cartões da marca, o valor gasto no setor aumentou 7,5% em relação ao mês anterior, superando pela primeira vez os patamares registrados antes da pandemia. A representatividade é bastante expressiva, uma vez que o valor total gasto pelos clientes na categoria é 52% maior que o segundo lugar, as lojas de departamentos. E a liderança no consumo acontece não apenas no montante total gasto, mas também no número de transações, que vem aumentando ao longo do ano. Em relação a outubro de 2020, o valor gasto em supermercados cresceu 15,5%, enquanto as transações tiveram um acréscimo de…[+]
12 nov

Hoje é o Dia Nacional dos Supermercados

O setor mercadista é um dos mais concorridos e importantes da economia, em especial no Brasil, onde empreender pressupõe uma série de dificuldades. É preciso ter profissionalismo e força de vontade. Hoje, dia 12 de novembro, é comemorado o Dia Nacional dos Supermercados, uma data não muito conhecida pela população, mas que é celebrada por muitos profissionais da área. A regulamentação da atividade no país ocorreu em 1968, por meio da Lei 7.208. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento do setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Hoje os supermercados buscam tornar seus espaços cada vez mais agradáveis para receber a família. Por vezes, a compra do mês pode se tornar um evento de lazer para as pessoas. E, em outras vezes, até casos de amor. Essa é a história do casal Juliana Cristine Zaia Paes, de 28 anos, e Carlos Cesar Paes, de 32. Eles são casados há quatro anos e se conheceram trabalhando na loja 16 da Rede Bom Lugar Supermercados, localizada no Jardim São Guilherme, em Sorocaba. [+]
12 nov

Supermercados puxam recuo do comércio varejista em setembro

Em mais um reflexo da escalada inflacionária, o comércio varejista voltou a apresentar queda em setembro na comparação com agosto. No país, a retração foi de 1,3%, enquanto em Minas o recuo foi ainda maior, chegando a 2,8%, aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (11). No ano, contudo, o setor apresenta crescimento de 3,8% e, nos últimos 12 meses, a alta é de 3,9%. De acordo com o levantamento, a atividade de maior peso na formação da taxa de setembro nacionalmente foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com recuo de 1,5% em relação a agosto. Esse dado traz preocupação adicional, pois aponta que os efeitos da inflação chegaram na mesa do brasileiro, avalia a economista Mafalda Valente, da faculdade Promove. “As pessoas estão com menos dinheiro e cortando itens que não são tão essenciais. A carne é o exemplo mais claro porque teve um aumento de preço muito elevado esse ano. O produtor prefere exportar do que vender dentro do país”, diz. [+]
11 nov

Tecnologia de áudio em rede contribui para o varejo para vender mais na Black Friday

Lojistas utilizam áudio e vídeo para reconquistar os consumidores com uma experiência de compra presencial tão confortável quanto no e-commerce A Black Friday 2021 acontece oficialmente em 26 de novembro, mas as ofertas já começaram a invadir as vitrines do varejo. De acordo com a pesquisa de intenção de compra realizada pelo Méliuz, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras durante o evento. O e-commerce ainda deve ser o destaque, 56,7% devem comprar apenas online, mas com a reabertura da economia, o comércio espera voltar a receber os clientes presencialmente e se prepara para oferecer uma experiência de compra igualmente tecnológica e eficiente para reconquistar os compradores. As câmeras de vídeo, que há muitos anos realizam a segurança dos estabelecimentos, ganharam uma nova função: fornecer informações consolidadas e em tempo real para a equipe operacional e de marketing. Imagine voltar às compras presenciais e encontrar filas gigantescas? Nada agradável. As experiências que incentivam a repetição e o hábito estão diretamente relacionadas à atenção que os clientes recebem na loja e, por isso, o varejo se apoia…[+]
11 nov

Grandes redes de hiper e supermercados expandem autoatendimento

No exterior, a cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa Grandes redes de hiper e supermercados expandem autoatendimento. No Brasil, o setor varejista é um dos segmentos que mais precisou se reinventar visando atender aos anseios e desejos dos consumidores. Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), estima-se que 22,1% dos supermercadistas pretendem investir ou até mesmo expandir o uso do modelo de self-checkout em seus negócios. No exterior, a cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa e América do Norte e, agora, as grandes redes de hiper e supermercados do Brasil passaram a explorar mais esse sistema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo ( IBEVAR ), o autoatendimento em supermercados desburocratiza o atendimento. Para Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do IBEVAR, um dos principais benefícios em aderir ao self-checkout é a maior rapidez no atendimento: “O modelo de autoatendimento ao diminuir as filas melhora a rentabilidade e a imagem de toda operação”, comenta o economista. Outro levantamento,…[+]
11 nov

Pesquisa aponta variação de 9,72% no valor da cesta básica em Goiânia

O valor que era de R$518,77 passou para R$569,17 neste mês. Foram analisados os preços de 30 produtos em 11 supermercados O Procon Municipal constatou aumento de 9,72% no valor da cesta básica em Goiânia. O valor que era de R$518,77 passou para R$569,17 neste mês. Para realizar o levantamento foram analisados os preços de 30 produtos em 11 supermercados da capital entre os dias 03 a 08 de novembro. A pesquisa mostra que as maiores variações foram: banana prata (112,97%), farinha de mandioca (96,54), banana nanica (96,23%), pão francês (72,41%), carne bovina (70,02%) e o feijão (52,15%).  Por outro lado, os produtos que apresentaram as menores variações são: óleo de soja (12,82%), açúcar (15,63%), leite (16,71%) e o arroz (21,84%). A presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, explica que em outras capitais o valor da cesta básica ultrapassa R$700. “De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro são as cidades que apresentaram as maiores variações no preço da cesta…[+]