17 jan Como ficam as famílias das classes C e D em relação ao e-commerce? Estudos mostram que com o fim da pandemia, novos hábitos poderão ser mantidos Com as restrições de circulação para barrar a disseminação do coronavírus, 34,1% dos respondentes da 2ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19, que entrevistou 4.520 brasileiros das classes C e D de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, afirmaram que iniciaram ou aumentaram o hábito de comprar pela Internet. Dentro deste grupo, 85,1% disseram utilizar o celular e 14,9% o computador para realizar suas compras. Mesmo após o fim da pandemia, 81,8% pretendem continuar comprando online. No ranking dos produtos mais comprados pela Internet foram citados alimentos (18,5%), roupas (11,4%), medicamentos (8,7%), produtos de higiene e limpeza (7,9%), cosméticos (6,5%), eletrônicos (7,2%), celular (5,7%) e eletrodomésticos (4,3%). A pesquisa também procurou saber sobre o acesso ao Auxílio Emergencial. Na primeira edição do levantamento, realizado em março de 2021, 46,9% dos entrevistados declararam ter recebido o recurso do governo em 2020. Entretanto, na segunda rodada do benefício – paga no decorrer de 2021 -, esse número caiu para 37,9%. [+]
17 jan Conheça os 6 fatores que irão impactar positivamente os supermercados em 2022 Com apoio da Fundação Instituto de Administração(FIA), ABRAS enumerou as situações que levarão a esse incremento nos negócios O setor supermercadista brasileiro projeta para 2022 mais um ciclo de crescimento do consumo nos lares, com avanço previsto em 2,80%. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou durante sua coletiva de imprensa mensal os fatores que impulsionarão o consumo, com base em dados e análises macroeconômicas realizadas com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA). No total, são seis os fatores que fomentarão o consumo nos lares: 1 – Aumento do salário-mínimo, que passou de R$ 1.100 para R$ 1.212, o que corresponde em uma alta de 10,2%. Esse acréscimo favorecerá a aquisição de produtos de primeira necessidade. 2- Efeito positivo do salário-mínimo no Pis-Pasep. Quem tem direito a esse benefício irá receber mais do que recebeu no ano passado. 3- Substituição do Bolsa Família pelo Renda Brasil, que passou a contemplar uma quantidade maior de famílias. São 3 milhões de lares que foram adicionados ao novo…[+]
14 jan Compras híbridas e sustentabilidade devem guiar consumo em 2022 Estudo da IBM mostra que experiências de compra on e off-line dão liberdade para que consumidores tenham mais conveniência; valores e propósito são decisivos na escolha de marcas Ainda que 2022 tenha começado com a expectativa de encerrar o ciclo da pandemia, muitos hábitos conquistados ao longo dos quase dois anos de crise se manterão como tendência para um futuro próximo. Impulsionados pela tão discutida transformação digital e pela ascensão de pautas sociais que envolvem diversas causas, o consumo, que passou a mudar em 2020, deverá seguir o mesmo caminho neste ano. Entre as principais heranças do período está o comércio eletrônico, que já se mostra uma opção forte como escolha de canal de compra, conforme indica o levantamento Consumers want it all, da IBM em parceria com a National Retail Federation (NFR). A pesquisa mostra que, dos mais de 19 mil consumidores ao redor do mundo, 27% apostam em compras híbridas ao escolher produtos — com destaque para a geração Z, que tem mais probabilidade de optar por canais múltiplos ao comprar (36%). [+]
14 jan Com maiores altas do frango e ovo, preço dos alimentos aumentou quase 8% em 2021 Apesar do resultado negativo, o número representa uma desaceleração com relação a 2020 Dados divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na última terça-feira (11) mostram que, em média, houve um aumento de 7,94% no preço dos alimentos durante o ano de 2021. Apesar do resultado negativo, o número representa uma desaceleração com relação a 2020, no qual o país observou um avanço de 14,09%. Os alimentos que mais viram seu preço subir foram frango, ovo, carne bovina, café, açúcar e tomate, de acordo com os resultados informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Produtos como o arroz e o feijão, por exemplo, registraram uma queda em seu valor no ano passado. O preço do óleo de soja desacelerou sua alta no período observado. Um fator que influenciou na inflação dos alimentos foram os problemas climáticos, como a crise hídrica, por exemplo. Outra questão foi a oferta, que ficou menor após o aumento do dólar, que torna mais lucrativo para os produtores a exportação do que a venda no próprio país. As proteínas que mais observaram o aumento foram o…[+]
14 jan Escola Agos firma parceria com Sebrae e tem projeto piloto iniciado por Aparecida de Goiânia Um dos objetivos da Associação Goiana de Supermercados (Agos), através da Escola Agos, é oferecer treinamento e capacitação para a cadeia que compõe o setor supermercadista, visando tornar o segmento cada vez mais lucrativo. Durante encontro entre Agos e Sebrae, que ocorreu no dia 14 de janeiro, uma nova parceria foi firmada: um projeto piloto, por meio da Agos Regional Aparecida de Goiânia e Sebrae Regional Metropolitana, irá disponibilizar aos empresários do ramo de supermercados acesso personalizado ao programa Brasil Mais, do Sebrae. O agente local de inovação (ALI) do Sebrae, Victor Miranda, foi recebido na manhã da sexta-feira, pelo assessor de relações institucionais da Agos, Francisco Lopes de Araújo, onde, além de firmarem a parceria, trataram sobre os detalhes do programa. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
14 jan Durante noticiário, Agos é fonte de referência ao vivo Em razão das constantes chuvas, frutas, legumes e hortaliças ficam com preços mais altos. Essa foi a pauta do JA1, da TV Anhanguera, em que o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, deu entrevista ao vivo à repórter Rosane Mendes no início da tarde desta quarta-feira e esclareceu os transtornos vivenciados nas lavouras, nos desvios logísticos, em razão das rodovias atingidas pelos temporais e, ainda, os altos preços dos combustíveis, o que reflete na economia e no bolso do consumidor. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
14 jan Agos visita associados e reforça parceria em Aparecida de Goiânia Conforme previsto em agenda, durante a passagem por Aparecida de Goiânia, região metropolitana da Capital, na manhã de 12 de janeiro, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, juntamente com o diretor da Agos Regional Aparecida de Goiânia, Mário Júnior de Farias, fizeram uma visita ao supermercadista Uender Rassio, do Rassio Supermercados, que fica no Jardim Monte Cristo e já soma 19 anos atuando em Aparecida. Em seguida estiveram no Super10 Supermercado, do empresário Eder de Batista Azevedo, localizado no Setor Independência Mansões, atuando na região há 14 anos. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
14 jan Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia recebe diretores da Agos Visando estreitar o relacionamento institucional com o poder público, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, juntamente com o diretor da Agos Regional Aparecida de Goiânia, Mário Júnior de Farias, estiveram reunidos no dia 12 de janeiro com o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador André Fortaleza. A reunião com o poder legislativo local também tratou de assuntos referentes ao segmento supermercadista, além de buscar alinhamento e cumprimento das questões legais locais, e reforçou o apoio do poder público junto às ações do setor. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]