


Guedes diz que nunca defendeu o congelamento de preços
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (10) que nunca defendeu o congelamento de preços. Para o ministro, interpretar sua declaração a empresários do setor de supermercados desta forma é “absurdo”. Nesta quinta-feira (9), Guedes e o presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram de um evento promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Eles fizeram um apelo para o setor reduzir a margem de lucro de itens da cesta básica para conter a inflação. “O que eu disse foi: a redução de impostos dá fôlego aos fornecedores dos supermercados para que eles absorvam o aumento de custos sem repassar nas gôndolas”, disse o ministro à CNN Brasil nesta sexta. Guedes também rechaçou a comparação com o governo de José Sarney, que nos anos 1980 decretou o congelamento de preços para segurar a inflação. “É descabido me comparar com Sarney. Isso é coisa de gente que apoiou o Plano Cruzado, que foi uma excrescência, e está traumatizado até hoje. Estão ressuscitando e tentando exorcizar até hoje seus próprios fantasmas”, disse. “Quando você tira…[+]
Aplicativos de entrega de supermercados passam por reestruturação após disparada durante pandemia
O setor de entrega de produtos de supermercados está enfrentando um período doloroso de ajuste, após impulso no auge da pandemia, e investidores dizem que provavelmente apenas um punhado de empresas sobreviverá em cada mercado. Durante a pandemia, os investidores injetaram bilhões em empresas de “comércio rápido” que comprometeram-se a entregar produtos de supermercados em minutos. Mas com o relaxamento das restrições sanitárias, aumento crescente dos custos de vida e lucratividade ainda nebulosa, a injeção de capital diminuiu e as empresas passaram da expansão para a redução de gastos. A Getir, da Turquia, a alemã Gorillas e a britânica Zapp disseram nas últimas semanas que estão cortando funcionários, enquanto a alemã Flink também diminuiu as contratações. A Jiffy, de Londres, disse no mês passado que estava encerrando as operações de entrega, com a Zapp, que arrecadou 200 milhões de dólares em janeiro, assumindo seus clientes. Larry Illg, executivo-chefe de negócios online de alimentos da investidora de tecnologia Prosus NV, que tem uma participação de 9,8% na Flink,…[+]
Curso de “Formação de preço de carcaça” é oferecido pela Escola Agos
A Escola Agos vai oferecer no dia 29 de junho, das 8h às 18h, o curso FORMAÇÃO DE PREÇO DE CARCAÇA – Técnicas para um bom rendimento, na sede da Agos. Associados têm descontos especiais. O curso será ministrado por Devanildo Ribeiro, profissional pós-graduado em treinamentos, com diversas formações em cortes de carne e com mais de 20 anos de experiência na área de açougue. O objetivo é melhorar a eficiência da equipe de açougue e aumentar os lucros da empresa. Inscreva já a sua equipe! Preços especiais para associados Agos. Serviços Curso FORMAÇÃO DE PREÇO DE CARCAÇA – Técnicas para um bom rendimento Data: 29 de junho Horário: das 8h às 18h Local: Sede da Agos Inscrições: https://forms.gle/PcF7o6Um4huKk4R69 Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
Consumo das famílias tem alta de 7,3% em abril
Para a Abras, há crescimento consistente do consumo O consumo das famílias brasileiras teve alta de 7,37% em abril na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo levantamento divulgado hoje (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Nos primeiros quatro meses do ano, o consumo registra alta de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, Marcio Milan, os resultados indicam que há crescimento consistente do consumo nesta primeira parte do ano. “Mostra estabilidade no consumo nos meses de fevereiro, março e abril”, ressaltou. Em comparação com março, a expansão do consumo em abril ficou 4,2%. Para este ano, a previsão da Abras é que o consumo das famílias tenha crescimento de 2,8%. Alta nos preços A cesta com os 35 produtos mais consumidos em supermercados registrou, no acumulado de janeiro a abril, alta de 8,31% em relação ao mesmo período de 2021. No acumulado de 12 meses, os preços tiveram alta de 17,87%. Os produtos com as…[+]
Hora de incrementar as vendas com os quitutes juninos
Inovar o cardápio e decorar o ambiente são algumas dicas que fazem a diferença A temporada de festas juninas começou, para a alegria dos brasileiros que gostam de aproveitar o momento para se divertir com as brincadeiras, danças e comidas típicas. Após dois anos de pandemia, estamos voltando a celebrar presencialmente, e muito mais do frequentar festas, que tal aproveitar para incrementar as suas vendas? Datas comemorativas são uma ótima maneira de impulsionar os seus clientes a comprar mais. Existem algumas maneiras de fazer isso com o tema junino, como decorar o seu estabelecimento. Aposte em bandeirinhas, toalhas xadrez e quitutes típicos de cortesia. Se o seu negócio é online, decore a embalagem e envie alguns doces junto com o produto após a compra. Desta maneira você cativará o cliente e, com certeza, ele vai recordar do seu negócio ao comprar novamente. Crie cardápios diferenciados para a data. Festas Juninas são conhecidas, principalmente, pelas comidas típicas, como pé de moleque e canjica. Se você possui um restaurante ou uma lanchonete, produza algo novo…[+]
Por que as vendas cresceram nos mercados de bairro e lojas autônomas
Estudo do Sebrae mostra os motivos desse incremento passada a pandemia Os tradicionais mercadinhos de bairro ganharam mais importância na vida dos brasileiros e um maior espaço na economia nos últimos anos. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, o número de novos empreendimentos no comércio varejista em bairros cresceu 12% entre 2020 e 2021, com predominância daqueles que vendem produtos alimentícios, como minimercados, mercearias e armazéns. “Ressalto, principalmente, o papel das compras menores, aquelas semanais. O poder de compra do brasileiro vem diminuindo e não há mais espaço para a compra mensal. Com a alta dos preços dos alimentos e do combustível, o cliente se desloca, no máximo, para um mercadinho do próprio bairro, onde adquire o necessário”, explica Vicente Scalia, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae. Fundado há 27 anos no município de Eldorado do Sul (RS), o Codebal Supermercados investiu em melhorias para oferecer experiência e um atendimento diferenciado aos clientes. Com seis filiais e mais de 200 colaboradores, a sua unidade-conceito, o Codebal Center, representa 20%…[+]