09 mar

Pandemia segue mudando a dinâmica de abastecimento dos lares

Pesquisa revela as mais importantes movimentações na dinâmica entre os diferentes formatos A pandemia impactou diretamente o modo de comprar dos brasileiros. Durante os períodos de maior restrição social as compras de abastecimento e online registraram desempenho acima da média. Com o avanço da vacinação no país, a volta das atividades presenciais e a alta dos preços de alimentos e bebidas, o comportamento de compra do consumidor mudou e traz um novo perfil de compra no segundo ano da pandemia. A nova edição do relatório Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, aponta importantes mudanças em 2021. Pela primeira vez nos últimos 3 anos, as compras de abastecimento representaram menos da metade do volume total comprado pelo brasileiro. Eram 52,6% em 2019 e caíram para 49,6% ano passado, dando lugar a compras de proximidade e urgência.E o comércio eletrônico não sustenta o ritmo acelerado e se estabiliza, num momento que os casos de Covid-19 diminuem e o isolamento social termina. Os maiores destaques positivos de 2021 foram os canais atacarejo e pequeno varejo, que conquistaram maior número de novos lares…[+]
09 mar

Para os consumidores, supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade

Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ambiente Os consumidores americanos acreditam que as redes de supermercados podem fazer muito mais para tornar suas lojas mais sustentáveis. De acordo com um estudo realizado pela Retail Insight, 67% dos consumidores acreditam que os supermercados precisam melhorar sua “pegada ambiental”, enquanto apenas 6% disseram crer que o setor está fazendo tudo o que pode para ser sustentável. Isso mostra que o comportamento sustentável dos consumidores não vem sendo acompanhado pelo varejo. O estudo mostra que 77% dos americanos adotaram hábitos mais sustentáveis nos últimos 12 meses, sendo que no público entre 25 e 34 anos esse número chega a 88%. Outro ponto importante é que uma postura genuinamente preocupada com sustentabilidade pode gerar resultados financeiros palpáveis para o varejo. Pouco mais da metade dos consumidores afirmaram ser mais fiéis a marcas que eles percebem como tendo uma postura ESG mais sólida. Quase 50% dos entrevistados se sentiriam bem em pagar mais por…[+]
08 mar

Alta nas cotações dos lácteos no mercado atacadista e varejista em fevereiro

O atacado e varejo de lácteos recebeu aumento de preços Com a captação em queda em algumas das principais bacias leiteiras, o resultado no atacado e varejo de lácteos foi o aumento de preços. No atacado, considerando a média dos produtos e estados monitorados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,2% na comparação mensal. O preço do leite longa vida (UHT) segue com preços firmes, com aumentos desde a segunda quinzena de dezembro. Na comparação mensal o aumento foi de 2,4%.  No varejo, quando comparada à segunda quinzena de janeiro/22, houve alta na média dos produtos lácteos pesquisados, em três das quatro praças acompanhadas pela Scot Consultoria. Considerando a média de todos os produtos pesquisados em São Paulo, os preços subiram 0,2%, na mesma comparação. Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram variações positivas de 0,5% e 1,3%, enquanto Paraná teve queda de 0,4%.  Fonte: Agrolink [+]
08 mar

Bolsonaro sanciona projeto com novas regras sobre trabalho de gestantes na pandemia

Texto prevê volta presencial de empregadas grávidas após vacinação completa contra a Covid-19 O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (8/3) o Projeto de Lei 2058/21, com mudanças das regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia de Covid-19. A proposta havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado e regulamenta o retorno da empregada grávida ao emprego. A proposição altera a Lei nº 14.151, de 2021, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia, e disciplina o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, não imunizada contra o coronavírus das atividades de trabalho presencial quando a atividade laboral por ela exercida for incompatível com a sua realização em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, nos termos em que especifica. A proposta aprovada no Congresso e sancionada por Bolsonaro prevê a volta presencial das grávidas após imunização completa contra a Covid-19, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, ou ainda nas seguintes hipóteses:…[+]
08 mar

Varejo se mobiliza para ampliar a presença feminina em posições de liderança

No Dia Internacional da Mulher, empresas supermercadistas revelam seus resultados e metas relacionadas à promoção da equidade de gênero em cargos de gestão Conhecido como o mês da mulher, março é marcado também pela luta por equidade de gênero, em especial no ambiente corporativo. Um dos principais atacadistas do Brasil, o Assaí tem implementado diversas medidas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, com o objetivo de fomentar a diversidade, criando e mantendo um ambiente ainda mais plural e inclusivo a todas(os). A partir de ações de seu Programa de Diversidade, a Companhia elevou esse percentual para 26,3% de mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2020.    Em 2021, por exemplo, um destaque foi sua adesão aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero- da Agenda de Desenvolvimento…[+]
07 mar

Consumidores devem gastar R$ 149 com presentes na Páscoa, prevê estudo

Segundo a Fecomércio, seis em cada 10 consumidores devem ir às compras de celebração à Páscoa neste ano Com o avanço da vacinação, 6 a cada 10 consumidores pretendem ir às compras para as festividades de Páscoa em 2022. A previsão faz parte de uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. De acordo com o estudo, o comércio nutre expectativa de aumento de 18,08% nas vendas durante a data comemorativa, na comparação com 2021. “O que estamos vendo hoje é reflexo do avanço da vacinação. Esse processo de retomada da economia no comércio se deu a partir do momento em que as pessoas passaram a se sentir mais seguras para sair de casa, e os comerciantes mais otimistas para planejarem seus negócios”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O índice dos consumidores que pretendem presentear avançou de 60,79% para 66,86%, na comparação entre 2021 e 2022. A mulheres devem ir mais às compras do que homens. Entre elas, 73% planejam compras. Entre eles, 59%. Previsões Segundo a Fecomércio, os…[+]
07 mar

Pesquisas apontam aumento no consumo de bebidas funciona

Estudos mostram o aumento global no consumo de bebidas com ingredientes que promovem saúde e bem-estar Mais consumidores globais estão buscando bebidas com ingredientes que promovem saúde e bem-estar. Isso é o que aponta o estudo divulgado pela empresa norte-americana Technavio sobre a indústria de bebidas funcionais. Segundo a pesquisa, o mercado cresceu de $121 bilhões em 2020 para $130 bilhões de dólares em 2021, com taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 7,7%. A expectativa é que o setor atinja um resultado global de $173 bilhões de dólares em 2025.  A adoção de hábitos mais saudáveis em decorrência da pandemia de covid-19 foi um dos fatores mais importantes revelados pela pesquisa. Vem daí a busca por bebidas formuladas com vitaminas, minerais, probióticos, fibras dietéticas e ingredientes que estimulam o sistema imunológico.  “É comum ver o consumo de sucos cítricos como laranja e limão aumentar durante a temporada de gripe. Mas a covid-19 mudou os padrões de consumo”, divulgou a empresa de pesquisa Zenith Global. Consciente da adição de açúcar e aditivos artificiais…[+]
07 mar

Como os supermercados estão explorando o pilar ambiental do ESG?

Projetos que levam em conta questões de energia limpa e reciclagem crescem no setor de supermercados e podem gerar redução de custos e melhora da competitividade. Veja como iniciar iniciativas como essas Um movimento de mais cuidado com o meio ambiente vem crescendo no varejo brasileiro. As empresas entenderam que, além de contribuir para um mundo melhor, as práticas ligadas, por exemplo, à energia limpa e à reciclagem são essenciais para a competitividade. De maneira simples, a sustentabilidade é uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, levando em consideração como a organização opera nos pilares definidos pelo ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português). “Todo empresário deve ter em mente que o papel de um negócio não se limita apenas à geração de lucro, vai muito além. Isso nada mais é do que produzir lucro de forma justa, ética e respeitável com todos os envolvidos: cliente, fornecedor, empresário, funcionários e sociedade”, explica Luciana Lima, sócia da Science Consulting e professora do Insper nas disciplinas de estratégia de negócios, pessoas…[+]