


Supermercados sentem dificuldades de abastecimento por bloqueios, diz associação
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse nesta terça-feira que lojas do setor começaram a enfrentar dificuldades de abastecimento diante dos bloqueios de estradas do país promovidos por manifestantes bolsonaristas. Os protestos bloqueiam total ou parcialmente rodovias pelo país desde domingo à noite e são promovidos por manifestantes insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial, tendo ganhado impulso com o silêncio de Bolsonaro sobre o resultado. Galassi, da Abras, afirmou em comunicado que pediu a Bolsonaro apoio sobre “dificuldades de abastecimento que já começam a enfrentar os supermercadistas em função da paralisação dos caminhoneiros nas estradas do país”. O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, afirmou em comunicado que “registra atraso pontual no recebimento e expedição de algumas mercadorias, ainda sem impacto significativo”. A companhia também disse que trabalha em alternativas para minimizar problemas, sem dar detalhes. O Carrefour Brasil, dono da marca Atacadão, disse em comunicado que “segue sem grandes problemas de abastecimento em…[+]
Halloween turbina o setor de balas e gomas no país
Produção já cresceu mais de 12% no primeiro semestre e varejistas sentem aumento na procura por guloseimas nas lojas O Halloween (ou Dia das Bruxas) vem ganhando espaço como uma data comemorativa importante no calendário comercial brasileiro e tem alavancado a busca pelos produtos do segmento de balas e gomas no Brasil. Para atender a essa demanda as empresas se preparam com cerca de seis meses de antecedência. O setor já vem, inclusive apontando resultados positivos no ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de balas e gomas registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,7% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 132 mil toneladas, ante 118 mil produzidas em 2021. Durante os seis primeiros meses do ano, esse setor também registrou um crescimento de 5% nas exportações, chegando a 55 mil toneladas de produtos comercializados. A quantidade foi responsável por arrecadar US$ 99 milhões, um aumento de 25,2% no faturamento, quando comparado…[+]
Pesquisa mostra que maioria do consumidor prefere ir a supermercados
Preço e promoção são determinantes nas escolhas dos clientes Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%. A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles: Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara. Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser…[+]Associação Brasileira de Supermercados parabeniza Lula pela vitória e pede ‘paz’
Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) representa o setor supermercadista dos 27 estados do país A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) parabenizou o presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) pela vitória nas eleições no último domingo (30). Em nota emitida nesta segunda-feira (31), a entidade que representa o setor supermercadista dos 27 estados do país, presidida pelo empresário João Galassi, também pediu ‘paz para nossa sociedade’. “O setor supermercadista deseja muito sucesso a toda equipe que será formada e espera que esses próximos quatro anos sejam frutíferos, de melhora nas condições de vida da nossa população, de fortalecimento da economia e de paz para nossa sociedade, em toda sua abrangência social”, diz trecho da nota. “Nossa expectativa, como representantes do setor que tem a nobre missão de garantir o abastecimento do povo brasileiro, é que sigamos fortalecendo a parceria que sempre mantivemos com o Governo Federal. Com foco nas melhores práticas republicanas, a ABRAS acredita na livre economia de mercado, no estado de direito, no…[+]
Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer
Como o uso de tecnologia integrada aos sistemas de gestão e produção de indústrias pode aumentar lucratividade e reduzir gastos desnecessários Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%. Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital. Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de…[+]
Confira dicas para alavancar as vendas na Black Friday
A melhor experiência ao consumidor gera um retorno garantido, revela especialista A Black Friday do ano passado rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, com ticket médio de R$ 753, segundo relatório da NielsenIQ | Ebit. Para esta edição, que acontece na última sexta-feira de novembro (25/11), a expectativa é um aumento no consumo, estimulado pela Copa do Mundo e pelas compras de final de ano.Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo nacional, também é a mais esperada pelos consumidores e se torna uma excelente oportunidade para aumentar as vendas no período. Guilherme Vieira, fundador do Pelando, social commerce que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país, preparou seis dicas para te ajudar a vender mais e oferecer uma boa experiência de compra na Black Friday. 1 – Prepare a sua loja e equipeAntes de vender algo, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como: identificar o que o seu cliente quer, se certificar da…[+]