


Pesquisa mostra que maioria do consumidor prefere ir a supermercados
Preço e promoção são determinantes nas escolhas dos clientes Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%. A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles: Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara. Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser…[+]Associação Brasileira de Supermercados parabeniza Lula pela vitória e pede ‘paz’
Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) representa o setor supermercadista dos 27 estados do país A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) parabenizou o presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) pela vitória nas eleições no último domingo (30). Em nota emitida nesta segunda-feira (31), a entidade que representa o setor supermercadista dos 27 estados do país, presidida pelo empresário João Galassi, também pediu ‘paz para nossa sociedade’. “O setor supermercadista deseja muito sucesso a toda equipe que será formada e espera que esses próximos quatro anos sejam frutíferos, de melhora nas condições de vida da nossa população, de fortalecimento da economia e de paz para nossa sociedade, em toda sua abrangência social”, diz trecho da nota. “Nossa expectativa, como representantes do setor que tem a nobre missão de garantir o abastecimento do povo brasileiro, é que sigamos fortalecendo a parceria que sempre mantivemos com o Governo Federal. Com foco nas melhores práticas republicanas, a ABRAS acredita na livre economia de mercado, no estado de direito, no…[+]
Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer
Como o uso de tecnologia integrada aos sistemas de gestão e produção de indústrias pode aumentar lucratividade e reduzir gastos desnecessários Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%. Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital. Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de…[+]
Confira dicas para alavancar as vendas na Black Friday
A melhor experiência ao consumidor gera um retorno garantido, revela especialista A Black Friday do ano passado rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, com ticket médio de R$ 753, segundo relatório da NielsenIQ | Ebit. Para esta edição, que acontece na última sexta-feira de novembro (25/11), a expectativa é um aumento no consumo, estimulado pela Copa do Mundo e pelas compras de final de ano.Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo nacional, também é a mais esperada pelos consumidores e se torna uma excelente oportunidade para aumentar as vendas no período. Guilherme Vieira, fundador do Pelando, social commerce que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país, preparou seis dicas para te ajudar a vender mais e oferecer uma boa experiência de compra na Black Friday. 1 – Prepare a sua loja e equipeAntes de vender algo, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como: identificar o que o seu cliente quer, se certificar da…[+]
ABRAS se reúne com a indústria para apresentar as pautas e calendário para 2023
Em um encontro realizado em São Paulo em 27 de outubro, Presidente João Galassi apresentou para os envolvidos o Dia dos Supermercados e perspectivas para o próximo ano O Presidente João Galassi, junto com Celso Furtado, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, estiveram reunidos hoje em São Paulo para uma série de reuniões com os mais importantes executivos da indústria. Estiveram presentes André Muller, Vice-presidente comercial da Diageo; Ricardo Sabatine, Diretor Sênior Off Trade e Roberto Martim, Key Account, ambos da Heineken; Paulo Chavarelli Diretor de Canais & Performance na Unilever, Retail Marketing Leader, e Jéssica Guimarães, Gerente de Trade Marketing da Colgate-Palmolive; Pedro Lobo da Diretor de Vendas Pernod-Ricard e Tirso Melo, VP de Vendas e Marcos Bauer, Diretor Sênior de Inteligência para Vendas da P&G. As conversas giraram em torno das perspectivas para o ano de 2023 e a colaboração da indústria com o varejo para o próximo ano. Além disso, todas as empresas que estiveram neste encontro conversaram sobre o Dia dos Supermercados e garantiram a presença nesta grande campanha voltada para o…[+]
Varejo reforça a proteção e segurança dos alimentos
Levantamento de estudo aponta melhora significativa nos cuidados e hábitos de todos os estabelecimentos O consumo em estabelecimentos comerciais sofreu mudanças no período da pandemia. Segundo uma pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, refletindo o isolamento social, estabelecimentos repensaram seus hábitos e a segurança dos alimentos. O estudo revela que a principal medida adotada pelos comércios na pandemia foi a atenção quanto aos alimentos. Dentre os estabelecimentos entrevistados, 84% apontaram que investiram em cuidados quanto à segurança e proteção dos alimentos. “Através do levantamento é possível observar como trabalhadores e comércios têm se relacionado com a saúde e os padrões salubres. Fica evidente a importância de reforçar iniciativas que contribuam para a segurança dos trabalhadores e comerciantes”, revela Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Em meio a um mês de grande relevância no âmbito alimentar, mais que a oferta de ferramentas, a VR está comprometida em promover a qualidade e bem-estar de seus clientes estando próxima tanto dos trabalhadores quanto dos comerciantes.”, completa. Outras…[+]