30 set Consumidores passam a fazer visitas mais curtas aos supermercados Número de visitas de abastecimento cai 17% na comparação trimestral; fluxo de clientes ainda está 11% abaixo do pré-pandemia *Por Renato Muller O fluxo de clientes nos supermercados americanos está aumentando, mas isso não significa que os consumidores estão fazendo grandes compras. De acordo com o VideoMining Grocery Shopper Insights, o volume de público nas lojas ainda está 11% abaixo dos níveis pré-pandemia e a recuperação vem acontecendo lentamente, motivada por mudanças no perfil de consumo. No segundo trimestre deste ano, o número de visitas de abastecimento (grandes carrinhos de compra) caiu 17% em relação aos primeiros três meses de 2022. Muitos consumidores estão deixando de fazer compras de mais de 15 itens, trocando por visitas curtas ao supermercado do bairro para adquirir em média 5 produtos, o suficiente para satisfazer necessidades imediatas de consumo. Em média, o número de itens por cesta de compra caiu 8% em relação ao primeiro trimestre, para 10,7 itens, e o preço médio de cada item ficou em US$ 4,18. Segundo a VideoMining, a…[+]
29 set A relevância da tecnologia na precificação das vendas de supermercados online Como ter o controle absoluto dos preços de milhares de mercadorias? O dinamismo do e-commerce exige acompanhamento constante da movimentação da concorrência no que diz respeito a preços, promoções, possibilidade de rupturas no estoque, além de rapidez e assertividade na tomada de decisão. Mas imagine a dificuldade que supermercados, grandes, médios ou pequenos, têm para fazer isso. Como ter o controle absoluto dos preços de milhares de mercadorias para ser competitivo? É fato que a tecnologia é indispensável nessa trabalhosa tarefa, por isso vou apresentar neste artigo algumas dores que o setor supermercadista pode resolver mais facilmente com soluções de monitoramento e precificação. Essas soluções são capazes de monitorar em tempo real centenas de milhares de preços de diversos concorrentes, simultaneamente. Mais do que isso, elas identificam o momento ideal para mudança de preços e sugerem os valores mais adequados considerando os custos, a estratégia de negócio e os objetivos financeiros do estabelecimento, entre outras variáveis. Uma dificuldade bastante comum dos supermercados é a precificação de um mesmo produto que apresenta embalagens…[+]
28 set ORIENTAÇÕES ELEIÇÕES 2022 Estas orientações visam especialmente contribuir com os supermercadistas e empregados, com a proximidade das Eleições 2022, é importante entender, para além da questão política, as implicações geradas na seara trabalhista com relação aos direitos e deveres dos empregados e empregadores. As eleições de 2022 ocorrerão no primeiro domingo de outubro (02.10), ocasião em que os brasileiros terão o compromisso de eleger novos representantes, incluindo o Presidente da República. Caso haja segundo turno, será preciso voltar às urnas no dia 30 de outubro (domingo). Questões como a obrigatoriedade (ou não) de liberar o trabalhador para votar no dia da eleição, dentre outras, serão esclarecidas na presente cartilha. 01 – O dia das eleições é considerado um dia normal de trabalho? NÃO. O dia fixado pela Constituição Federal para a realização das eleições é considerado feriado nacional, conforme determina o artigo 380do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). Assim, se o empregado trabalhar no domingo da eleição, o empregador deverá conceder outro dia de folga ou pagar em dobro a remuneração do dia do feriado trabalhado, na forma do estabelecido…[+]
28 set Leite e derivados registram queda de preços no mercado Preços no mercado – Após aumentos sucessivos, superando 60% no acumulado em um ano, e tornar-se o vilão da inflação dos alimentos, o índice de preço do leite começa a recuar. As análises do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa (CILeite) apontam quedas em todos os produtos lácteos, o que inclui também o valor recebido pelos produtores. “Segundo dados divulgados pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite dos estados (Conseleites) em relação ao pagamento ao produtor em setembro, podemos afirmar que o movimento de alta chegou ao fim”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Leite (MG) Samuel Oliveira. As razões do forte aumento recente A forte pressão sobre o preço do leite e seus derivados foi motivada por vários fatores, entre eles a queda na oferta do produto. O período de entressafra, que ocorre nos meses de outono/inverno, quando há menos pasto para o rebanho, faz com que a produção decline. Isso já é esperado pelo setor. No entanto, outros fatores contribuíram para que a produção retrocedesse mais do que o normal, como o elevado custo…[+]
28 set E-commerces de comida são cada vez mais comuns, mas brasileiros ainda preferem este modelo De acordo com um levantamento realizado pela Dunnhumby, cerca de 80% dos consumidores de supermercados que foram entrevistados pela pesquisa adquirem comida e produtos para o lar através de de canais digitais. No entanto, apenas 37% do que os consumidores gastam por mês são oriundos de meios on-line. Sendo assim, é possível constatar que o comércio digital é usado mais para reposições e compras de conveniência.Os consumidores brasileiros ainda preferem as lojas físicas, segundo a IPCon (índice de preferência do consumidor), levantamento realizado pela Dunnhumby e que contou com a participação de 10 mil consumidores sobre 47 redes supermercadistas do país. O formato de loja mais visitado ao longo do mês pelas pessoas é o supermercado, que recebeu a indicação de 84% dos consumidores. A pesquisa mostrou ainda que as pessoas também apreciam outros formatos de lojas como hipermercados (61%), mercearias (57%), atacarejos e sites (ambos com 41%) para decidir o que é o melhor para ela em cada situação. A pesquisa também revelou os cinco pilares em que os brasileiros baseiam seu consumo: [+]
27 set Consumidores preferem supermercados a lojas online, aponta pesquisa Dados revelam que a preferência pelo presencial aumentou 51% em relação ao ano passado Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 mudou a maneira como as pessoas consomem e, agora, com a alta dos preços, a relação dos brasileiros com o consumo se torna ainda mais complexa. Pensando nisso, a Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados. Para isso, a companhia analisou 47 redes supermercadistas de porte nacional e regional, no varejo físico e digital. No total, mais de 10 mil consumidores foram entrevistados. O objetivo era entender a capacidade das empresas de atender às necessidades dos consumidores. A Dunnhumby adotou um método proprietário, o IPcon. Ele reúne uma avaliação da conexão emocional dos clientes e a distribuição de seus gastos entre as empresas avaliadas. Nesse sentido, o estudo apontou que os brasileiros estão voltando a visitar mais lojas. Em um mês, o consumidor tem visitado 9,5 estabelecimentos diferentes. O número representa um aumento de 51%, na comparação com o ano…[+]
27 set Pesquisa detalha perfil dos consumidores no pós-pandemia Estudo desenvolvido no início do mês com consumidores de 14 países latinos, aponta novos padrões e crescimento do consumo Em razão das mudanças impostas pela pandemia nos padrões de comportamento das pessoas, os hábitos de consumo sofreram mudanças drásticas nos últimos anos. Mas até onde essas transformações ditarão o futuro do consumo? Quanto de fato esse comportamento mudou? O estudo, em formato online no mês de setembro, analisou 3.620 casos, entre homens e mulheres na faixa etária de 18 a mais de 51 anos e de todas as classes sociais de 14 países latinos, incluindo México, Brasil e outros países sul-americanos e da América Central. Entre os pontos mais relevantes da pesquisa, o estudo olha para o comportamento ampliado do consumidor ano a ano, com mudanças profundas durante a pandemia. Segundo os dados, os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais por conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções mais rápidas, ampliando a conectividade e a imersão das marcas. Outros números importantes dão conta do crescimento da preocupação das…[+]
26 set Já é lei: supermercados têm que oferecer carrinhos adaptados a deficientes Aprovada na Alego, foi sancionada pela Governadoria e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.447/2022 (originalmente projeto de lei nº 1684/19), de autoria do deputado Iso Moreira (União Brasil), que obriga supermercados e hipermercados a disponibilizar carrinhos de compras adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A lei tem a sua justificativa com base no artigo 53 da Lei Federal 13.146/15: a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e participação social. Visto isso, o projeto obriga supermercados e hipermercados de Goiás a adaptar no mínimo 5% da totalidade dos seus carrinhos de compras a fim de promover a inclusão e a cidadania dessas pessoas. A regra não abrange microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. Segundo o texto da matéria, ficam definidos como deficientes todas as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Na propositura, Iso Moreira destacou, ainda, que as pessoas com mobilidade reduzida são…[+]