06 out

Carne moída: veja quais são as novas regras de venda e entenda o que muda

Determinações passam a valer a partir de 1º de novembro – frigoríficos terão um ano para se adequarem às condições. Produto só poderá ser vendido em pacotes de até 1 quilo e deverá ser embalado imediatamente após moagem O Ministério da Agricultura publicou nesta segunda-feira (3) a Portaria nº 664, que aprova uma série de novas exigências para a produção e venda de carne moída pelos frigoríficos brasileiros. As regras não se aplicam para a carne moída dentro dos açougues e supermercados, apenas para os frigoríficos que fornecem pacotes prontos do produto às lojas. A norma entra em vigor a partir de 1º de novembro para estabelecimentos e indústrias produtores de carne moída que sejam registrados junto aos órgãos de inspeção de produtos de origem animal. Eles terão prazo de um ano para se adequarem às condições previstas na portaria. Em outubro do ano passado, as mudanças propostas foram colocadas em consulta pública pelo Ministério. O órgão afirma que o novo regulamento visa assegurar a segurança dos produtos, bem como transparência aos…[+]
05 out

Supermercados projetam alta e principais categorias da Black Friday

A Black Friday vem se aproximando e, com ela, a expectativa para vendas no setor só crescem. Segundo pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), os itens de maior procura dentro dos supermercados devem ser alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. As carnes devem ser o destaque nas vendas, com um aumento estimado de 17% em comparação ao ano passado. Ainda segundo a pesquisa, cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas promoções deste ano. O valor médio a ser gasto nos supermercados durante a Black Friday 2022 está estimado em R$ 564,87. Aumento No Consumo O consumo na Black Friday 2022 dentro dos supermercados deve crescer 9% em relação ao ano passado. O estudo realizado pelo Departamento de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS), com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience, mostra que, dos consumidores que vão aproveitar a data, 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção. O otimismo é grande no setor. Mais da metade dos empresários, 56%,…[+]
05 out

Anvisa determina que rótulos de alimentos sejam padronizados

Entra em vigor no próximo domingo (9/10) a nova regra da Anvisa para a rotulagem de alimentos, que tem como objetivo alertar a população a respeito do excesso de nutrientes contidos em determinados produtos. Consequentemente, a medida visa contribuir para a seleção de alimentos saudáveis e evitar o aumento de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, e problemas cardiovasculares. Padronizado com fundo branco e letras pretas, o novo modelo de rotulagem virá com as informações nutricionais na parte frontal da embalagem, de fácil visibilidade, com destaque do símbolo de lupa para a identificação de alto teor de nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde, como açúcares, gorduras saturadas e sódio. Trata-se, de acordo com o advogado e diretor do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Woshington Reis, de uma decisão aprovada pela diretoria colegiada da Anvisa em 07 de outubro de 2020, que visa facilitar o entendimento dos consumidores. “Houve a padronização de fonte, cor e tamanho da tabela nutricional, coisa que não existia. Essa ausência…[+]
04 out

Indústria de panetones aposta em aumento de 5% nas vendas

Inovação de sabores, produção em larga escala e exposição antecipada são a alavanca para os bons números Os panetones, queridinhos das festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) apontam que entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 o setor faturou cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 47,8 mil toneladas de produtos, totalizando um aumento de 3,9% em valor e 21% em volume de vendas, quando comparados com o período anterior (novembro de 2020 a janeiro de 2021) com R$775 milhões e 39,5 mil toneladas. De acordo com Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI “os números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto”. Segundo a consultoria divisão Worldpanel, de novembro de 2021 a janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período anterior, a categoria ganhou mais compradores e a penetração passou de 52,4%…[+]
04 out

Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 5,88% para 5,74%

Previsão para o PIB subiu de 2,67% para 2,70% A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,88% para 5,74% para este ano. É a 14ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (3), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos. Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente. A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior 5%. Em agosto, houve deflação de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta…[+]
03 out

Busca por alimentos saudáveis mantém crescimento no primeiro semestre em rede de supermercados

Regiões com perfil de consumo mais popular foram as que mais cresceram na categoria A categoria de produtos saudáveis vem se destacando entre o setor de alimentos no Brasil. No Prezunic, o crescimento no 1º trimestre de 2022 foi de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, que também já havia registrado aumento de vendas em comparação com 2020. Como consequência, essa família de produtos deixou a categoria de conveniência e passou a ser classificada como de rotina na rede de supermercados carioca, possibilitando melhora na política de preços e atraindo ainda mais o interesse do consumidor. De acordo com dados de CRM do Prezunic, regiões com perfis de consumo mais populares são as que têm apresentado maior crescimento no setor de alimentação saudável. Para atender à demanda, neste mês de setembro, a rede promove aulões gratuitos de ginástica em cinco de suas unidades, em parceria com a rede de academias Smart Fit. As primeiras aconteceram nas lojas de Campo Grande e Jauru. As próximas estão marcadas para os dias 24 e 30, respectivamente, nas…[+]
03 out

Consumo de chocolate sobe mais de 10%

Neste primeiro semestre, indústria focou em inovações que agradaram ao público Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de chocolates registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,43% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 370 mil toneladas, ante 332 mil produzidas em 2021. No País, o setor gera cerca de 20 mil empregos diretos. Para Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, a retomada da economia e o importante e contínuo investimento da indústria em inovação para atender a demanda do consumidor, continuam sendo os principais motivadores desse cenário positivo. “Podemos chegar à conclusão de que a estratégia tomada pelos fabricantes vem sendo bastante assertiva e positiva. Ao analisar o dado em questão, por mais que tenhamos passado por momentos de incertezas, os resultados são satisfatórios e indicam a retomada da indústria. Os produtos representados são versáteis, consumidos em diversas porções e ocasiões, e por esse motivo são muito bem aceitos e fazem…[+]
30 set

Oito tendências para o setor de supermercados

Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas vendas *Por Renato Muller O bureau de tendências PSFK indicou em um report 8 pontos que terão um grande impacto sobre o comportamento das pessoas em suas visitas aos supermercados. Desenvolvido a partir de entrevistas com consumidores americanos, o relatório identifica estratégias emergentes e inovadoras que podem gerar diferenciação e ajudar as redes de supermercados a aumentar a fidelização dos clientes. Os 8 pontos são os seguintes: Ir ao supermercado é um prazer Nada menos que 89% dos consumidores americanos dizem ter prazer em suas idas aos supermercados. Um em cada cinco afirmam que a experiência é muito prazerosa. “Está claro que os supermercados americanos estão criando boas experiências. A questão é: o que vem depois?”, afirma Piers Fawkes, fundador da PSFK. Com expectativas cada vez mais elevadas, é preciso apresentar experiências cada vez melhores. Os consumidores querem otimizar seu tempo [+]