25 out Comércio vai empregar mais temporários no final do ano Black Friday, Natal e Ano-Novo geram busca por profissionais no varejo para atender os clientes presencialmente e on-line A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste último trimestre, sendo 15% delas somente para o comércio. Para quem está em busca de recolocação profissional, este é um momento favorável. Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, especializada em temporários, o cenário é o mesmo e há grande oferta de vagas no varejo. Para Gabriela Mative, diretora de Recursos Humanos, o crescimento de vagas temporárias é justificado pela alta demanda de profissionais para datas especiais, a começar pela Black Friday que ano após ano gera mais vendas no país. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que ela deve movimentar R$6,05 bilhões no comércio eletrônico, um aumento de 3,5% em relação a 2021. Segundo Gabriela, não só a Black Friday, mas a Copa do Mundo, em novembro, deve estimular o varejo físico e online. “Contratantes já iniciam…[+]
21 out Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,1% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, e atingiu 87 pontos em uma escala de 0 a 200. A pesquisa foi divulgada hoje (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa foi a nona alta consecutiva do indicador e, segundo a CNC, pode ser explicada por fatores como a deflação dos últimos meses, o crescimento do emprego formal, as transferências de renda e as contratações de crédito. Entre os sete componentes da ICF, as maiores altas foram apresentadas pelo nível de consumo atual (4,1%) e a perspectiva de consumo (2,5%). Os demais componentes também tiveram crescimento: momento para a compra de bens duráveis (2,1%), renda atual (2,1%), acesso ao crédito (1,9%), emprego atual (1,5%) e perspectiva profissional (1,2%). Na comparação com outubro de 2021, o crescimento chegou a 18,9%, com destaques para renda atual (28,2%), perspectiva profissional (25,3%), emprego atual (25,1%) e nível de…[+]
20 out Planejar a logística para a Black Friday minimiza perdas Especialista dá dicas para trabalhar melhor a data que terá maior participação dos shoppers De acordo com a pesquisa “Black Friday 2022: termômetro de consumo”, este ano, 50% dos consumidores brasileiros pretendem comprar algum produto na Black Friday. Estudos mostram uma expectativa de que em 2022, o crescimento do número de vendas online no Brasil, alcance a marca de 20% ao ano, chegando em R$ 264 bilhões de reais. Neste cenário, Stefan Rehm, CSO (Chief Strategy Officer) do Grupo Intelipost – maior grupo de tecnologia logística do Brasil – alerta que os varejistas que integram o comércio eletrônico e pretendem realizar muitas vendas durante a Black Friday, precisam começar um planejamento cuidadoso com bastante antecedência, algo em torno de 3 meses para passar pela data com tranquilidade e oferecer um bom serviço de entrega. “É preciso alinhar níveis de estoque com fornecedores e elaborar um plano de contingência nos casos de possíveis adversidades. Além disso, é recomendado adotar estratégias de frete que colaborem com o aumento de conversão de vendas a partir de…[+]
20 out Atacadão inaugura mais uma unidade em Goiânia Como parte de um robusto plano de expansão que está acontecendo com a integração do Grupo Carrefour Brasil com o Grupo BIG, marca chega em mais uma cidade O Atacadão abre sua 10ª loja no estado de Goiás, sendo a 4ª em Goiânia. A nova unidade, que antes funcionava como Maxxi, faz parte de um plano de expansão do Atacadão após a integração do Grupo BIG. Cada unidade convertida passa a trazer uma série de soluções financeiras do Grupo Carrefour, como o Cartão Atacadão, o pagamento via PIX e a APAG, a maquininha de cartão do Atacadão. Também terão novos serviços, como Wi-Fi, balanças nos check-outs das unidades, facilitando a compra de produtos a granel, o dobro no mix de produtos, passando de 4.500 opções aos consumidores para 9.000, além de geração de empregos, com a unidade chegando a 134 funcionários. “A nova loja reforça a capilaridade da marca no Brasil e faz parte de um plano de conversões de unidades que antes funcionavam com bandeiras do Grupo BIG. Seguimos com a missão…[+]
19 out Lojas de vizinhança ocupam espaço relevante na vida dos consumidores Pesquisa revela que o pequeno varejo segue em forte crescimento mas precisam investir na digitalização Por muito tempo prevaleceu a ideia de que os grandes varejistas iriam engolir os pequenos mercados de bairro. Mas a verdade é que o pequeno varejo ainda ocupa um espaço relevante na vida dos consumidores brasileiros e oferece uma série de oportunidades para a inovação, segundo pesquisa realizada pela Flourish Ventures. De acordo com o estudo, os chamados “mercadinhos de bairro” ou mercados de vizinhança estão presentes no dia a dia dos clientes. No Brasil, 92% dos consumidores entrevistados planejam manter ou aumentar as compras em mercearias – durante a pandemia, 80% dos clientes compraram a maior parte de seus mantimentos no pequeno varejo. Além disso, 46% dos consumidores brasileiros frequentam o mercado de seu bairro diariamente. No entanto, o levantamento mostra que tanto lojistas quanto clientes acreditam que o pequeno varejo precisará agilizar a adoção de tecnologias digitais para permanecer relevante e competitivo, dando continuidade ao movimento de digitalização iniciado na pandemia. Segundo a pesquisa, 65% dos…[+]
19 out Gestão eficiente ajuda o varejo a vender mais Ficar atento aos processos internos e controle de gastos devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa O varejo é um dos setores da economia que vem crescendo ano após ano. Mesmo com a pandemia de Covid-19, o segmento conseguiu se adaptar, adotar soluções tecnológicas que fizeram com que as empresas automatizassem processos que antes eram feitos de forma arcaica e assim continuar lucrando. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo brasileiro tiveram um crescimento de 1,4% em 2021. Já de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo IBGE, no primeiro semestre de 2022, o comércio varejista teve alta de 1,4% nas vendas. Os segmentos de destaque estão livros, jornais, papelaria e revistas (18,4%); tecidos, vestuário e calçados (17,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos (8,4%). “Agora, para o segundo semestre, as perspectivas são muito positivas, visto que há algumas datas importantes, como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que costumam atrair mais movimento para as lojas”, afirma Thiago Campaz, é CEO…[+]
18 out Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional Pescado de cativeiro mais produzido no Brasil será um dos temas da Seafood Show Latin America que começa hoje em SP A exportação de pescado brasileiro seguiu em alta em agosto, quando foram registradas 37.643 toneladas de embarques de itens diversos de pescado. O número representa alta de 26,12% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. As informações são do Painel do Pescado. Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7%. Para Ramon Amaral, proprietário da Brasfish Indústria e Comércio de Alimentos, de Santa Fé do Sul, no interior paulista, são inúmeras possibilidades. “O pescado é a quarta proteína consumida no Brasil e no mundo é a primeira. Tem muito campo, muita coisa a ser feita com relação à qualidade, a abertura de novas oportunidades com desenvolvimento de embalagem, de negócio”, analisa. Amaral, que participará do painel “Produção, comércio e perspectivas para os principais itens de pescado”, durante a…[+]
18 out Nova data comemorativa deve trazer promoções únicas nos supermercados O “Dia do Supermercado” ocorrerá anualmente no segundo sábado de novembro e contará com diversos descontos A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou a criação de uma nova data no varejo para oferecer descontos. Dessa forma, o evento que se chamará “Dia do Supermercado” ocorrerá anualmente no segundo sábado de novembro. Assim, a primeira edição já acontecerá no próximo dia 12. Reajuste no salário mínimo de Paulo Guedes pode prejudicar 70 milhões de pessoas De acordo com Márcio Milan, vice-Presidente Executivo Institucional e Administrativo da ABRAS, o intuito da associação é “reforçar que este dia será maior que o Black Friday”. Expectativa no consumidor “O objetivo é inserir no calendário anual de campanhas para o varejo e criar uma expectativa de compra no consumidor, semelhante ao que acontece com a Black Friday, e outras datas como o Natal. É ser uma data esperada, desejada e que aumente as vendas dos supermercados”, diz o comunicado da empresa. Ademais, na Convenção ABRAS 2022, a associação lançou uma enquete onde pergunta…[+]