11 nov A tributação do ICMS no contexto dos marketplaces Estima-se um potencial de arrecadação, advinda do ICMS das vendas ocorridas no contexto das plataformas, no montante de R$ 3 bilhões a R$ 5 bilhões, a médio prazo Desde 2019, um movimento de estados vem ganhando força para atribuição de responsabilização tributária pelo potencial risco de sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte dos lojistas que comercializam seus produtos através de plataformas digitais. Direcionado ao setor de marketplace, diversos estados já editaram suas respectivas leis (Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe), tendo São Paulo como pioneiro na vanguarda dessa tributação. Neste cenário, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, foi publicada, em 20/04/20, a lei estadual 8.795/20, que altera as disposições da lei 2.657/96, objetivando assegurar o pagamento do ICMS em todas as operações realizadas nas plataformas de marketplace. A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro planeja publicar, ainda em 2022, dois decretos para regulamentar e aplicar a referida…[+]
11 nov Clientes pagam até 20% a mais para ter uma experiência melhor Pesquisa mostra que 43% dos consumidores estão dispostos a pagar 10% por produtos e serviços melhores; 28% pagariam acima de 20% A experiência oferecida por um produto ou serviço é extremamente valorizada pelos consumidores. Isso é o que revela o estudo da 121 Labs com 1,1 pessoas. O resultado aponta que 43% dos entrevistados estariam dispostos a pagar até 10% a mais e outros 28% pagariam acima de 20%. Por outro lado, 26% dos entrevistados afirmaram que deixariam de consumir uma marca a partir de uma experiência ruim. Outros 47% fariam o mesmo depois de duas experiências ruins. “É fato que melhorar o customer experience é um investimento. Mais de 70% dos consumidores estão dispostos a pagar 10% ou mais por uma experiência melhor em produtos e serviços. Falta de educação, desrespeito, falta de confiança e descuido com a privacidade dos dados do cliente, bem como demora em filas, são fatores decisivos para 62% dos entrevistados deixarem de interagir com uma empresa ou serviço”, diz Renato Mayer, CEO da 121 Labs. O estudo…[+]
11 nov Supermercados têm dia de desconto neste sábado ABRAS e Agos anunciam Dia dos Supermercados que acontece neste sábado, 12 de novembro. A data será marcada por promoções nas lojas de todo o País A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados. Sob o tema “Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo País, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. “Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor”, afirma João Galassi, presidente da Abras. “Queremos que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, mesma grandiosidade, um presente aos consumidores”, destaca. Para a Abras, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso. “Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental…[+]
10 nov Consumo nos Lares cresce 2,84% até setembro, aponta indicador da ABRAS Produtos da cesta básica caem 2,26% em outubro; Dia dos Supermercados, Copa do Mundo e Black Friday devem impulsionar o consumo em novembro O Consumo nos Lares Brasileiros ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) acumula alta de 2,84% de janeiro a setembro deste ano. Em setembro, o consumo nos lares foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos e o indicador fechou o mês em alta de 0,39% ante a agosto. Na comparação com mesmo período de 2021, a alta é de 11,19%. Todos os valores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A tendência é um consumo mais consistente nos próximos meses, puxado principalmente pelo aumento do consumo de proteínas e outros itens que voltaram a fazer parte da cesta de abastecimento dos consumidores diante da deflação registrada nos últimos três meses”, analisa o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan. Os primeiros nove meses do ano foram marcados por antecipação de recursos, como o 13º salário de aposentados e pensionistas e…[+]
10 nov Panetone: vendas devem crescer 10% em 2022 Iguaria natalina terá pico de vendas em dezembro, impulsionado pela variedade de produtos Seja recheado de frutas cristalizadas ou de gotas de chocolate, o panetones é o bolo mais tradicional do Natal. Em 2022, o item chega às gôndolas agora neste mês e as entidades setoriais acreditam que as vendas devem crescer 10% em relação ao ano passado. A alta nas vendas acontece mesmo com a sequência de grandes eventos, como Eleições e Copa do Mundo, e deve ser mais evidente às vésperas do Natal. Entre as novidades para o público, estão as versões de chocolate com avelã e textura de chocolate, e os panetones gigantes, de até 4 kg, ideais para compartilhar com toda a família. Em 2021, o faturamento cresceu 30% mas amargou sobra de panettones e 10% de ociosidade de produtos nas ruas, ou seja, não teve saída até o Natal. Os panetones salgados e especiais tiveram menor procura do público, segundo pesquisa. fonte: SuperHiper [+]
10 nov Atacarejo cresce no Brasil, mas não impacta supermercados, avalia especialista Para Alberto Serrentino, os modelos se complementam diante das necessidades do consumidor É inegável o crescimento dos atacarejos no Brasil e os números confirmam esta realidade. De acordo com a Associação Brasileira de Atacarejos (Abaas) estes formatos de loja que mesclam atacado com varejo movimentam 230 bilhões em faturamento por ano. Além disso, uma pesquisa da Nielsen mostra que, até o final de 2022, este modelo deve representar metade das vendas do varejo alimentar no país. De acordo com Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, empresa especializada em estratégias de negócios no varejo, a trajetória do atacarejo no Brasil tem uma série de componentes. “A crise econômica catapultou o formato porque as pessoas passaram a privilegiar o preço e alguns players enxergaram como uma alternativa de expansão e diversificação ou complemento de formatos de lojas. A conversão de hipermercados de baixo desempenho em atacarejo representou um salto de crescimento entre 200% e 300% nas vendas”, explica. Diante desta realidade, muitos empresários buscam alternativas para conseguir competir com esse formato de loja e, para…[+]
09 nov Cerveja pode bater recorde com verão e Copa do Mundo Indústria aposta em vendas superiores ao ano passado quando a produção brasileira superou os limites O Brasil caminha para superar em 2022 seu recorde de produção de cerveja apresentado em 2021, ano em que vários canais de venda foram retomados após as restrições de operação provocadas pela pandemia da Covid 19.Até o terceiro trimestre de 2022 o setor cervejeiro já ultrapassou a marca de 11 bilhões de litros de cerveja produzidos, 3% acima de igual período do ano passado.A informação foi publicada por Lauro Jardim a partir de fontes de mercado, confirmando a continuidade do avanço de mercado da bebida no país este ano.Com o verão que incluirá uma uma Copa do Mundo a frente, a projeção é que o Brasil ultrapasse o volume de vendas alcançado para a cerveja em 2021, o que já foi um recorde dentro dos últimos anos.O ano de 2021 marcou uma forte retomada dentro de um período ainda com muitas restrições a bares e restaurantes e sem a ocorrência de grandes eventos devido a pandemia, o que levou a uma ampliação de compras…[+]
09 nov Supermercadistas empregam 3,1 milhões de pessoas, diz Abras Marcio Milan, vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é o quarto entrevistado da temporada Minas S/A sobre o setor supermercadista, que segue até dezembro em todas as plataformas de O TEMPO Marcio Milan, vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é o quarto entrevistado da temporada Minas S/A sobre o setor supermercadista, que segue até dezembro em todas as plataformas de O TEMPO. Há 50 anos no mercado – 44 deles no GPA (Grupo Pão de Açúcar) e os últimos seis anos na Abras –, Marcio fala sobre as necessidades do setor: reforma tributária, segurança jurídica, reforma trabalhista e a questão das multas. São debates essenciais para um setor que representa 7,03% do PIB do país, tem 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos, mais de 28 milhões de consumidores por dia nas lojas (são 92.588 em todo o país) e que faturou R$ 611,2 bilhões em 2021. São 50 anos no setor, e tudo isso aliado a uma vida supersaudável. Conte um pouquinho da sua trajetória? [+]