13 dez

Vantagens para o consumidor: confira dicas para um sistema de fidelidade

Especialista mostra como é possível que os pequenos negócios ofereçam clubes de descontos e vantagens de forma organizada, profissional e que atraiam novos clientes Com o mercado cada vez mais aquecido, a conquista de clientes acontece nos detalhes. Um desses detalhes pode ser no formato de clube de vantagens, uma forma organizada de oferecer aos consumidores benefícios atrelados às compras. “Não há tamanho de ‘negócios’ que impossibilite a criação de um programa como esse. Qualquer negócio que pretenda fidelizar clientes e conquistar novos, a partir de diferenciais de mercado e de uma relação duradoura com a base, já pode oferecer clube de vantagens”, diz Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes, também CEO. Cirino explica que teve uma série de experiências com empresas que buscavam escalar seus negócios a partir de benefícios para o cliente em busca de fidelização. Ele cita que é muito importante estar atento a alguns detalhes e, por isso, é fundamental contar com a ajuda de equipes que tenham expertise na hora de…[+]
13 dez

Valor médio da cesta de Natal têm alta de quase 10%, segundo Abras

Valor foi calculado em R$ 294,75 no início deste mês, R$ 26,30 a mais do que os R$ 268,45 de igual período em 2021 O preço médio da cesta com produtos típicos da ceia de Natal registrou alta de 9,8%, em comparação ao ano passado. Segundo um balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (8/12), o valor foi calculado em R$ 294,75 no início deste mês, R$ 26,30 a mais do que os R$ 268,45 de igual período em 2021. A cesta é composta por 10 produtos, entre eles aves natalinas, azeite, caixa de bombom, espumante, lombo, panetone, pernil, peru, sidra e tender. O preço médio tem como referência os valores atuais dos supermercados, que possivelmente devem ter ofertas e promoções às vésperas do Natal. No recorte regional, o maior valor médio da cesta foi registrado no Norte, a R$ 306,34, valor 3,1% acima de 2021. Já o Sudeste teve o menor preço médio, com a cesta calculada em R$ 282,39. No entanto, a região registrou…[+]
12 dez

Produtos natalinos têm alta nos preços de até 9% em relação a 2021, aponta Agos

Quem já está com a lista de compras para ceia de Natal pronta? Segundo a Associação Goiana de Supermercados (Agos), os produtos da cesta natalina tiveram aumento no preço, em média, de 9%, se comparado com o ano passado. As aves registram a maior alta, com 13%. O quilo do Peru pode ser encontrado de R$ 35,00 a R$ 60,00. Uma peça sai por cerca de R$150,00. Vinhos, frutas secas e castanhas tiveram todos variação abaixo de 10%. Outro queridinho do Natal, o panetone, pode ser encontrado de R$ 25,00 a R$ 80,00. O presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, justificou que,  em muitos produtos, o reajuste acompanhou apenas a inflação. Neste ano, os supermercados esperam superar as vendas de 2021 em 15%. “O próprio poder de compra do cliente. Isso, em relação à primeira parcela do 13º terceiro. Até o dia 20 tem o pagamento da segunda parcela. Eu creio que o consumidor brasileiro no Natal gosta de passar com seus familiares, gosta de comer bem, gosta de…[+]
12 dez

66% dos supermercadistas esperam vendas de Natal superiores a 2021, diz Abras

O vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, disse que o setor está com perspectiva positiva para as vendas de fim de ano. São 66% os supermercadistas que esperam vendas de Natal superiores a 2021. Pesquisa da Abras também indica alta de 11,2% no consumo de carnes natalinas no período. A média de preço nacional para a cesta de produtos natalinos está em R$ 294,75, alta de 9,8% em relação ao medido no fim de 2021. A cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza apresentou alta de 0,42% em novembro frente a outubro, puxada por tomate (+17,79%), cebola (+13,79%), batata (+8,99%) e farinha de mandioca (+5,69%). Com a variação registrada em novembro, o preço médio da cesta nacional passou de R$ 743,75 em outubro para R$ 746,85 em novembro. No acumulado em 12 meses, a alta é de 6,47%. Fonte: GZH [+]
09 dez

5 tendências para o varejo nos próximos anos

A ideia é compreender o que moverá o mercado e os consumidores e adaptar para o setor supermercadista O comportamento dos consumidores tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e inovações e, também, impactado pela pandemia de Covid-19. Assim, é válido afirmar que a internet será a principal alavanca das tendências abordadas, até porque a criação de novas startups aumentou 17,85% de 2021 para 2022. Destas novas empresas, 10,2% lidam com comunicação e relacionamento com clientes; 7,8% são de criação e personalização de e-commerce; 6,7% de gerenciamento de lojas e 6,2% ofertam novos meios de pagamentos. E não para por aí. Confira, então, as 5 principais tendências do setor varejista para os próximos anos. Hiper personalização Os consumidores têm demandado soluções cada vez mais personalizadas, que atendam especificamente às suas necessidades. “É preciso acompanhar toda a jornada de compra do cliente para conseguir oferecer a ele uma experiência diferenciada e que o encante. A hiper personalização já não é mais um diferencial, mas sim algo…[+]
09 dez

Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano, aponta ABRAS

Antecipação do pagamento dos benefícios sociais e expansão do número de beneficiários contribuíram para o crescimento expressivo na comparação com setembro O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS registra alta de 3,02% até outubro. É a maior alta do consumo no ano e o indicador aproxima-se do crescimento acumulado durante todo o ano passado (3,04%). O pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro (11 a 25/10) contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões. Com a injeção dos recursos, a alta do consumo nos lares foi de 6,27% em outubro ante setembro. Na comparação interanual, o crescimento foi de 8,10%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É notável o quanto o aumento no valor do Auxílio Brasil e a inclusão constante de beneficiários em…[+]
08 dez

Vendas nos supermercados devem crescer 6% em dezembro

Alimentos e bebidas alavancam as vendas, segunda a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) O mês de dezembro será aquecido nos supermercados, com vendas alavancadas pelos setores de alimentos e bebidas. É o que prevê as Aspas – Associação Paraense de Supermercados. A entidade estima acréscimo de 5 a 6% nas vendas em relação ao ano passado. “A nossa expectativa é de crescimento em relação ao ano passado, considerando que em 2021 nós ainda tinha aquele resquício de pandemia e ainda havia certas restrições em termos de compra. Nossa projeção é baseada no bom desempenho da economia e na redução do número de desempregados. Com isso, as pessoas puderam voltar a consumir. Além disso, estamos acreditando que o pagamento da segunda parcela do 13º salário vai ajudar a alavancar ainda mais as vendas”, pontua Jorge Portugal. Mesmo com a alta de preços de alguns itens, o setor tem adotado estratégias para atrair mais consumidores, apostando em um mix variado de gêneros alimentícios e outros produtos, como vestuário, confecções e calçados, para estimular as compras.“Em dezembro, as…[+]
08 dez

Consumidor “mais velho” também precisa ser encantado

Ao abrir mão de esteriótipos, marcas têm muito a ganhar com a experiência e as vontades das pessoas idosas A experiência de consumo dos idosos foi pauta de um debate desenvolvido pela Sociedade Britânica de Gerontologia. A entidade realizou três seminários ao longo do ano para aproximar a comunidade dos negócios, de forma a entender esse público – e seu poder e desejo de consumo – levando em consideração designs atrativos e uma comunicação não estereotipada dessa população. “Quando envelhecemos, passamos 80% do nosso tempo na comunidade onde vivemos. Esse é um grupo que é impactado pela acessibilidade e percepção de que faltam atendentes solícitos”, afirma Alisa Forbe, especialista em varejo. Para ela, há espaço para melhorar o atendimento em todos os pontos de contato, especialmente em setores como cafés, bares, restaurantes e cafés. “O serviço de qualidade passa pelas boas-vindas que fazem com que a pessoa se sinta acolhida, atende às necessidades do cliente e respeita sua individualidade”, afirma. Nesse cenário, as embalagens foram apontadas como um ponto crucial no atendimento às…[+]