22 dez

Ceia de Natal: itens variam até 213% em cidades brasileiras

Um levantamento realizado pelo Procon Recife mostrou uma variação de preço de 213,63%, no panetone gotas chocolate A ceia de Natal desse ano vai estar mais salgada. É o que apontam os levantamentos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de unidades do Procon, em cidades brasileiras. Segundo a Fipe, o preço dos produtos da Cesta de Natal mostra aumento de 8,53% em 2022, chegando custar R$ 375,96. De acordo com a Abras, o preço médio de uma cesta de Natal disparou 9,8% desde o ano passado, com um custo de R$ 294,75. Um levantamento realizado pelo Procon Recife mostrou uma variação de preço de 213,63%, no panetone gotas chocolate, por exemplo. Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG O economista Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, revela que a expectativa dos supermercadistas para o período é positiva, mesmo diante dos aumentos. Já…[+]
22 dez

81% dos brasileiros preferem concluir suas compras pelo smartphone

A intenção é começar a compra na loja física e finalizar no ambiente digital Pesquisa da CX Retail Report afirma que 72% dos brasileiros dizem que não voltam às lojas que tiveram uma experiência negativa durante a jornada de compra e 81% dos consumidores querem poder começar essa jornada em uma loja física e concluir a compra pelo smartphone. O estudo ainda ressalta que ter uma experiência multicanal é uma parte primordial na relação entre as marcas e o consumidor, levando 61% das pessoas a comprarem da concorrência por não ter tido uma boa experiência durante uma compra em canais mobile. Para Henrique Marques, Sales Manager da Sinch, as marcas ainda não estão preparadas para entregar esse tipo de interação para seus clientes, tendo uma necessidade urgente de ampliar os canais e trazer a personalização que eles tanto querem. A frustração dos consumidores começa quando a marca demora para responder uma dúvida ou mensagem enviada em algum dos canais que têm à disposição. Mais da metade do público (51%) relata ter que esperar várias horas para…[+]
21 dez

Natal alavanca venda de alimentos e bebidas pela internet

Vinho, espumantes, aves e acompanhamentos são os itens em destaque O Natal deve ser promissor para o segmento de alimentos e bebidas e a expectativa é que a tradicional ceia de fim de ano contribua para o aumento nas vendas de vinhos, espumantes e aves, além dos acompanhamentos típicos dessa data comemorativa. O impulso no comércio natalino provavelmente será observado nas compras dos brasileiros que farão as comemorações em casa, nos bares e restaurantes. Para os varejistas a recomendação é: promoções para que a compra estimulada seja maior; forte estímulo do varejo para o consumidor usar mais os canais digitais, com promoções, descontos e oportunidades; pressão forte na logística last mile considerando que as compras têm data limite para chegar, o que pode aumentar os custos dos fretes neste período.  Análises de mercado sugerem que a Copa do Mundo já aumentou as vendas do segmento de alimentos e bebidas, com petiscos, carnes para churrasco, bebidas e sobremesas para acompanhar os jogos ampliando a presença no cardápio do brasileiro. Esse aumento nas vendas veio combinado com uma alta dos pedidos em…[+]
21 dez

Empresas incentivam o consumo consciente de cerveja

Grupo Petrópolis e Ambev incentivaram os clientes intercalar o consumo de cerveja e água A Copa do Mundo alavancou o consumo de cerveja em todo o país. E o bom resultado financeiro incentivou as empresas produtoras a incentivarem os clientes a apreciar o produto com moderação. O Grupo Petrópolis apoiou a ação da “Saber Beber” em diversos eventos, enquanto a Ambev apostou “Aja com a razão e beba com moderação”. Ambas conscientizam o cliente a beber água, intercalando com o consumo de cerveja. A mensagem do programa Saber Beber esteve exposta em todo o evento Mondial de la Bière 2022, na Marina da Glória. Nos dias de jogos, os bebedores estavam envelopados com a identidade visual e iconografias do projeto, bem como os telões do palco principal, os inúmeros monitores de vídeos espalhados por toda a área dos estandes. Também houve distribuição ao público de 70 mil garrafas de água com rótulo personalizado, enfatizando a necessidade de beber com sabedoria, respeitando os limites individuais. A embalagem tem iconografias de equações, sempre utilizadas dentro de parênteses, para…[+]
20 dez

Agos elege nova diretoria

Foi eleita no dia 8 de dezembro a nova diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) para o mandato triênio 2023/2026. Os candidatos concorreram em chapa única. Passam a ocupar os cargos de presidente e o vice-presidente da entidade, Sirlei Antônio do Couto e Gilberto Soares da Silva, respectivamente. A novidade deste mandato é que duas mulheres irão compor a nova diretoria, fato inédito na história da Agos. Assumem os cargos de conselheiras as supermercadistas Camila Naves Martins David, do Supermercado Arroba II e Grazielle Catenassi Ferreira Santos, do Smart Real. A nova diretoria deve tomar posse no dia 1º de março de 2023. Confira os nomes da nova diretoria: CONSELHO ADMINISTRATIVO AGOS – TRIÊNIO 2023/2026 Presidente: Sirlei Antônio do Couto (Super Couto) Vice-Presidente: Gilberto Soares da Silva (Supermercado Ponto Final) Secretário: Suail Alcântara (Store) 1.Conselheiro: Mário Junior (Hiper Carnes) 2.Conselheiro: Ediran Carlos da Silva (Supermercado Santa Clara) 3.Conselheiro:…[+]
20 dez

4 tendências para o varejo em 2023 quem atendem o novo consumidor

A tecnologia será o mote das empresas de todos os segmentos de varejo O ano de 2022 trouxe diversas lições para os varejistas, que mais do que nunca entenderam que o processo de digitalização é essencial para a continuidade saudável dos negócios. Prova disso é que 94% dos comerciantes possuem pelo menos um canal de vendas digital, segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas. E os frutos dessa digitalização já estão sendo colhidos, segundo o levantamento “Latin America 2022”, da Retail X (Reino Unido), baseado em dados do e-commerce nos países da América Latina, o varejo digital brasileiro teve o maior crescimento ano contra ano — a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior ano. Com um cenário pujante e boas perspectivas de crescimento em 2023, os varejistas precisam seguir atentos às tendências tecnológicas. Abaixo, listo quatro pontos de atenção para o setor que na minha perspectiva farão diferença no próximo ano: 1…[+]
20 dez

Apps de supermercados tiveram aumento de 14% nas transações de novembro

Itens de mercearia seguem no topo dos produtos mais procurados; já dados da Nielsen apontam que clientes do varejo buscam por frutas, legumes e verduras As transações de vendas virtuais no setor de supermercados tiveram um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com o tíquete médio 2% menor em comparação a 2021, a empresa identificou um aumento de 25% no número de pedidos por comércio eletrônico dentro plataforma de vendas que conta com mais de 300 pequenas e médias redes de supermercado e empórios. Foi o que apontou estudo da Linx, empresa do segmento de software para varejo. Os setores de mercearia, açougue e limpeza foram os mais procurados pelos brasileiros na hora das compras, seguidos de laticínios e açougues, categorias que também lideraram as buscas em 2021. Já dados da Nielsen Consultoria apontam que os produtos frescos – frutas, legumes e verduras (FLV) – são consumidos por 58% dos clientes no varejo e, como categoria, é a que faz um cliente mudar de loja para comprar…[+]
19 dez

88% dos consumidores 60+ já fazem compras online

Estudo realizado pela SBVC aponta, ainda, que 58% desses consumidores querem pertencer ao metaverso O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acredita que em 2021 os brasileiros com 60 anos ou mais passam de 31 milhões – ou 15% da população. Esse dado pode proporcionar muitas oportunidades de negócios para muitos segmentos da economia, já que, mesmo envelhecendo, esse público está adotando novos hábitos de consumo. Pensando neste futuro cenário, a SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas atualizou a pesquisa feita nos últimos 6 anos com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos. “Realizamos este estudo todos anos para analisar os fatores que levam este público a comprar, que aspectos eles mais valorizam em sua jornada de compra e a presença digital deste público no varejo. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. O estudo…[+]