19 jan Vendas no varejo crescem 1,3% em dezembro É o 14º mês seguido de alta; no acumulado do ano de 2022, o crescimento foi de 4,9% As vendas no Varejo em dezembro de 2022 cresceram 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 10,2%. De forma geral, o mês foi favorecido pelos efeitos de calendário. Em 2022, o dia de Natal caiu em um domingo. Dessa forma, os consumidores tiveram uma semana completa, incluindo o sábado, para realizar as compras; enquanto em 2021 havia caído em um sábado. No Ano Novo houve o mesmo efeito. O dia 31 caiu em um sábado ante uma sexta-feira em 2021. Isso gerou um período maior para compras e preparativos para o Réveillon. Na opinião do superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, o Varejo continua em recuperação, ainda que em um ritmo mais suave. “O mês de dezembro marca o 14º seguido de crescimento das vendas. A cada mês…[+]
19 jan Calendário de e-commerce ajuda a planejar vendas online Promoções segmentadas são apostas para superar resultados do e-commerce em um ano de retração A previsão para 2023 é de um ano de retração no comércio online. Para superar a expectativa de baixa nas vendas, especialistas em e-commerce indicam que as lojas planejem ações seguindo a sazonalidade e apostando em datas de nicho e essenciais. A oportunidade de ter um calendário planejado é trabalhar para reter clientes e melhorar o relacionamento com consumidores. Em um ano em que os brasileiros devem economizar, a tendência é que o preço permaneça sendo o principal motivador para clientes comprarem online. “Com essa perspectiva, a primeira dica é investir em uma política de preços competitiva e em promoções especiais. Um calendário de ações em datas de nicho ajuda a atrair diferentes perfis de clientes e a diversificar as oportunidades durante o ano”, explica Pedro Paranhos, gerente de marketing LATAM da edrone, startup que oferece uma plataforma de Automação de Marketing e CRM dedicada exclusivamente ao e-commerce. “Cada mês tem uma particularidade, por isso é tão importante se…[+]
18 jan NRF: supermercados precisam se transformar em 2023 Primeiro dia do maior evento de varejo do mundo destaca transformações do comportamento do consumidor e necessidade de mudanças estratégicas nos supermercados Por Renato Müller, de Nova York O setor de supermercados costuma ser o primeiro a reagir às mudanças de comportamento dos consumidores, justamente por estar muito próximo no dia a dia. Com as incertezas trazidas por sucessivas ondas de Covid, mudanças climáticas e conflitos que trazem disrupções nas cadeias de suprimento, os supermercados vêm sendo desafiados a rever seus negócios. Essa foi uma das tônicas do primeiro dia da NRF Big Show 2023, neste domingo (15/01). Em uma das palestras do maior evento de varejo do mundo, Kate Ancketill, cofundadora e CEO da GDR Creative Intelligence, destacou o papel da sustentabilidade como um vetor estratégico de todo o varejo. “As empresas precisam repensar seus modelos de negócios para descentralizar sua cadeia de suprimentos, reduzir o desperdício e a quantidade de lixo e desenvolver autossuficiência energética”, afirma. Todo esse conjunto de ações significa uma nova postura dos supermercados, em que a sustentabilidade…[+]
18 jan 4 tendências de pagamentos para o varejo digital em 2023 Expansão do PIX e o “compre agora, pague depois” são as tendências mais fortes para o varejo brasileiro O mercado de pagamentos segue em constante evolução e está sempre em processo de inovação. Nos últimos anos, surgiram o Pix, as carteiras digitais, o crescimento do QR Code e a consolidação da jornada phygital no varejo, ou seja, uma experiência híbrida entre online e offline. Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar e dar ainda mais força ao setor. Por isso, listamos as principais tendências da área para o próximo ano. Confira: 1 – Fusão das experiências de compra online e offline Segundo o Relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen em parceria com a KPMG, o comércio híbrido é a principal tendência do varejo. Aproximadamente 85% dos participantes disseram que buscam estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compra multicanal. O phygital deve crescer ainda mais ao longo deste ano.Com o Comércio Unificado é possível que varejistas deem um passo além…[+]
17 jan 4 estratégias para reter o cliente no e-commerce e varejo Exercite algumas dicas básicas para o sucesso, como manter bom relacionamento nas redes sociais, benefícios para compras e outras ações importantes que conquistam o comprador Atrair o cliente é muito importante, mas conquistar e reter é ainda mais essencial para qualquer negócio, seja no e-commerce ou no varejo. Chamar a atenção do consumidor não é uma tarefa fácil, já que necessita de investimento de tempo e dinheiro Porém, mantê-los ativos e comprando na sua loja, seja online ou física, também é crucial para qualquer negócio. Pensando em auxiliar os empreendedores neste sentido, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics – startup que empodera os sellers com dados inteligentes –, explica alguns tópicos importantes para continuar conquistando clientes ao longo do tempo, e as estratégias que podem ser adotadas. 1 – Preparar um anúncio claro e completo Antes de tudo, pense que o seu anúncio é o primeiro ponto de contato com o cliente. É essencial que nele estejam todas as informações relevantes sobre o produto descritas de forma clara…[+]
17 jan 81% das empresas fazem vendas por WhatsApp Aproveitando a oportunidade, startup comercializam recursos exclusivos em plataformas para ajudar empreendedores a vender nos canais digitais Interessada em estreitar o relacionamento com os pequenos empresários, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, firmou parcerias com startups de tecnologia que ajudam empresas a anunciarem, atenderem e venderem por meio dos canais digitais de comunicação. Com a parceria, as startup tornam-se provedora oficial do WhatsApp (em inglês, Business Solution Provider – BSP), podendo acessar diretamente as configurações da API do WhatsApp Business, versão recomendada às empresas que querem profissionalizar o atendimento on-line, adicionar um chatbot, integrar com outras ferramentas ou ter relatórios, o que oferece mais agilidade e praticidade aos seus clientes. A aproximação da Meta com os pequenos negócios vem à tona em um momento oportuno. Desde o início da pandemia de Covid-19, pequenos e médios empresários brasileiros precisaram passar por um processo de adaptação à nova realidade de transformações digitais. Em países como o Brasil, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada para conversas entre amigos e família, mas, com o passar do…[+]
16 jan Projeto obriga supermercados a oferecerem carrinho adaptado para pessoas com autismo Ideia é que pais ou responsáveis possam acomodar de modo confortável seus dependentes com TEA nos carrinhos de compra O Projeto de Lei 2982/22 torna obrigatória a oferta de carrinhos de compra adaptados em supermercados para uso por consumidores acompanhados de pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A medida é válida para supermercados com área superior a 1.000 m², os quais deverão disponibilizar no mínimo 5% dos carrinhos de compras com adaptação. O projeto em análise na Câmara dos Deputados é de autoria da deputada Renata Abreu (PODE-SP). Segundo ela, o objetivo é que “pais ou responsáveis possam acomodar de modo confortável seus dependentes com TEA nos carrinhos de compra e, assim, realizar suas compras com tranquilidade e segurança”. A proposta altera a Lei Berenice Piana, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Tramitação A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com…[+]
16 jan Supermercados online vão movimentar US$ 250 bilhões em 2025 Setor foi o que mais cresceu durante a pandemia; comportamento do consumidor manterá crescimento das vendas nos próximos anos Por Renato Müller Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, as vendas online de supermercados tiveram um forte crescimento nos últimos anos. Mesmo sendo considerados como varejo essencial, os supermercados precisaram desenvolver capacidades digitais para lidar com o receio dos consumidores em sair de casa. O costume de comprar online se consolidou e, mesmo com a reabertura total do varejo, a trajetória continuou sendo de alta. Um estudo realizado pela consultoria Mercatus estima que, em 2025, as vendas online de supermercados alcançarão US$ 250 bilhões somente nos Estados Unidos. Caso esse número se concretize, o varejo digital de alimentos terá tido um crescimento de 60% em relação aos níveis pré-pandêmicos e representará pouco mais de 20% das vendas de todo o varejo supermercadista americano. Ainda assim, as empresas do setor precisam ultrapassar uma série de obstáculos para manter a relevância do digital na jornada dos clientes. Entre esses obstáculos…[+]