27 jan ABRAS celebra a reeleição do presidente João Galassi e apresenta sua Agenda Legislativa 2023-2026 Com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, a entidade que representa o setor supermercadista brasileiro reunirá empresários e uma ampla base de parlamentares durante almoço, em Brasília, na terça-feira (31) A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizará, na terça-feira (31), a cerimônia de posse de sua nova diretoria e reeleição do presidente, João Galassi, para o biênio 2023/2024. O evento ocorrerá a partir de 12h, no Clube Naval de Brasília, com a presença de empresários e políticos. Dentre as autoridades confirmadas para a cerimônia está o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A ABRAS representa o setor supermercadista há 54 anos e conta com a integração de 27 associações estaduais de supermercados em todo o País. O setor representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e é responsável por empregar mais de 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos. São mais de 92 mil lojas no Brasil, pelas quais passam, diariamente, 28 milhões de consumidores. Durante o encontro, a ABRAS apresentará ao poder público a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026 com…[+]
26 jan Consumo nos Lares Brasileiros encerra o ano em alta de 3,89% Resultado é o maior dos últimos 15 meses e foi puxado pelo pagamento de benefícios sociais AbrasMercado: carne bovina, açúcar, óleo de soja, leite longa vida registram deflação no período As medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo federal sustentaram o Consumo nos Lares Brasileiros ao longo de 2022 e o indicador encerrou o ano em alta de 3,89%. É o maior resultado acumulado desde junho de 2021 quando o indicador atingiu 4,01%. No cenário macroeconômico, a deflação no preço dos alimentos básicos, o pagamento do pacote de benefícios sociais, o aumento do emprego formal deram impulso ao consumo de forma ainda mais expressiva no último trimestre. No período, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%). Na comparação com o mês anterior (dezembro x novembro) houve alta de 15,19% no consumo nos lares. Na comparação interanual (dezembro 21 x dezembro 22) a alta é de 6,23%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido…[+]
26 jan Abrasmercado: carne bovina fecha o ano em deflação Na contramão do aumento de preços, açúcar, óleo de soja, leite longa vida e biscoito registraram queda mais acentuadas nos preços últimos 12 meses O Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços nos supermercados – encerrou o ano em alta de 7,69% na cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. No recorte da cesta básica com 12 alimentos houve variação de +0,39% em dezembro ante novembro e o preço médio ficou em R$ 317,56. As principais quedas foram puxadas por leite longa vida (-3,83%), farinha de trigo (-1,76%), carne (-0,71%), queijo (-0,39), café moído (-0,31%). Dentre os alimentos que mais pressionaram o preço da cesta de alimentos no ano os destaques são batata (+56,89), cebola (+51,10%), queijo mussarela (+48,05%), farinha de mandioca (+43,34%), refrigerante (+35,66%), farinha de trigo (+33,98). Na contramão, a carne bovina registrou deflação no acumulado do ano e encerrou o período em queda de -4,77 para os cortes dianteiro e de…[+]
25 jan Vendas no comércio têm aumento de 0,9% em 2022 Aumento nas vendas foi segundo menor na série histórica do Indicador de Atividade do Comércio Dados do Indicador de Atividade do Comércio mostram que as vendas do varejo físico brasileiro fecharam o ano de 2022 com alta de 0,9%. Em relação a 2021, a comparação mostra um enfraquecimento de 4 pontos percentuais sobre a atividade varejista que acabou o ano com um crescimento mais expressivo, de 4,9%. Além disso, o número registrado (0,9%) é o segundo menor de toda a série histórica do índice, que teve início em 2001, e só perde para 2003 quando o marcou 0,8%. De acordo com o economista Luiz Rabi, dois fatores já esperados agiram contra a aceleração do crescimento do comércio em 2022. “A evolução expansiva da inflação e da taxa Selic ao decorrer do ano impactou quase todos os segmentos do varejo, bem como o poder de compra dos consumidores. Isso acarretou a diminuição do fluxo de caixa das empresas e, dessa forma, os lucros finais dos empreendedores”. [+]
24 jan Saiba qual é a seção que pode aumentar em até 15% o faturamento da loja Profissional dá dicas de como reduzir o desperdício dentro do varejo É sabido que donos de supermercados estão sempre investindo para atrair clientes, aumentar o faturamento e reduzir custos, mas ações simples também podem contribuir para o aumento do faturamento. De acordo com o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja. “A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta. Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Entretanto, segundo dados da FAO/ONU divulgados na Hortifruti Brasil,…[+]
24 jan Apenas 34% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças Ingestão frequente é importante para a saúde; Covabra Supermercados incentiva clientes com Festival Bem-Estar A busca por uma vida mais saudável tem atingido grande parte dos brasileiros, mas ainda enfrenta um grande obstáculo. Apenas 34,2% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias da semana, enquanto 14% consomem refrigerante nesse mesmo período, segundo a pesquisa Vigitel Brasil 2021, divulgada pelo Ministério da Saúde em 2022. Os hábitos de consumo geram resultados que preocupam os médicos. Mais de 56% dos brasileiros apresentam IMC acima de 25 kg/m2, ou seja, estão acima do peso, enquanto mais de 21% apresentam IMC acima de 30 kg/m2, categorizando-os como obesos. “Os cuidados com a alimentação devem ser constantes. A melhor forma de controle da alimentação e do peso é a reeducação alimentar”, afirma Juliana Porto, nutricionista da rede Covabra Supermercados. Reeducação Alimentar e exercícios físicosA reeducação alimentar consiste na mudança de hábitos alimentares de forma contínua, para que seu corpo e paladar se adaptem ao novo costume. “O ideal é iniciar deixando a alimentação com o…[+]
23 jan Brasileiros adotam novos hábitos e venda de alimentos saudáveis na pandemia chega R$ 100 bilhões Setor vive alta e cresce 11%, ante 2,5% das comidas tradicionais A pandemia trouxe mudanças à vida dos brasileiros, uma delas relacionada à alimentação nacional. De acordo com dados do Euromonitor International, a venda de alimentos saudáveis ganhou força no Brasil em 2020 e atingiu a marca de R$ 100 bilhões. É a maior cifra desde 2006, ano em que o segmento começou a ser observado pela consultoria. A comercialização de alimentos saudáveis no país cresceu 11% ante 2,5% das comidas tradicionais, segundo números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O crescimento nas vendas desse segmento é consequência da adoção de novos hábitos alimentares pelos brasileiros, que buscam produtos sem glúten, lactose e adição de açúcares, e priorizam itens com mais proteínas e fibras. “No período de pandemia, a consciência de ‘quanto mais saudável, melhor meu corpo reage contra a doença’ fez com que as pessoas dessem mais valor a uma vida com foco no bem-estar físico e mental. Além disso, os brasileiros passaram a dar mais atenção a uma dieta balanceada, com…[+]
20 jan 4 tendências sustentáveis para embalagens de alimentos Tecnologia tem sido fundamental para possibilitar mais automação, redução na quantidade de materiais e desenvolvimento de soluções com propriedades cada vez mais avançadas Embalagens cada vez mais sustentáveis estão entre os desafios da indústria alimentícia, com objetivo de colocar em prática sua agenda ESG. Nesta jornada, a tecnologia tem desempenhado papel fundamental, pois possibilita mais automação, redução na quantidade de material aplicada e o desenvolvimento de materiais com propriedades cada vez mais avançadas. Não se trata, apenas, de buscar soluções mais amigáveis para o meio ambiente, mas sim de prolongar a vida dos alimentos, diminuir desperdício e fazer uso otimizado de todos os recursos investidos na produção dessas embalagens. Uma das tendências é a criação de alternativas personalizadas, permitindo que as linhas de produção sejam mais eficientes. “Hoje, é possível contar com o apoio de equipamentos de última geração capazes de atender necessidades específicas. Inclusive, levando em conta a otimização do uso de materiais durante o processo e garantindo que apenas a quantidade necessária seja aplicada”, esclarece Caio Prado, líder de sustentabilidade e…[+]