17 fev Carnaval é feriado? Carnaval é feriado? A segunda-feira e a terça-feira de carnaval, assim como a quarta-feira de cinzas, não são consideradas feriados por lei federal. Portanto, a empresa pode exigir que seus empregados trabalhem normalmente nesses dias e sem que isso gere direito a compensação de horas ao trabalhador ou a receber algum valor adicional por isso. O que acontece se o funcionário faltar sem justificativa no Carnaval? Assim, o não comparecimento do funcionário ao trabalho, será considerado como falta injustificada e ele terá o correspondente desconto no salário e no descanso semanal remunerado. Quem trabalha no feriado de Carnaval tem direito a folga? Já existindo alguma lei estadual ou municipal estabelecendo como feriado algum desses dias, caso o empregado trabalhe neles, terá direito a compensar em outro dia as horas trabalhadas ou receberá o valor do dia trabalhado com um acréscimo de ao menos 100%. Além disso, ainda que não exista lei estadual ou municipal a respeito, a convenção coletiva ou acordo coletivo, negociados pelo sindicato, podem prever…[+]
16 fev 6 pilares para a excelência na experiência do consumidor Entender os clientes é o ponto crucial para proporcionar engajamento e a lealdade do cliente, diz KPMG As empresas líderes do mundo entendem os clientes nos mercados em que operam, oferecem experiências positivas e memoráveis aos consumidores e estão se posicionando para serem cada vez mais flexíveis, ágeis e preparadas para um futuro em constante evolução. Além disso, conforme o mercado fica mais complexo e menos previsível, as empresas que priorizam o entendimento das necessidades e anseios dos clientes, organizam experiências intencionais e permanecem receptivas e adaptáveis ao contínuo feedback estão mais bem preparadas para o sucesso. Essas são algumas das conclusões do “Relatório Global de Excelência na Experiência do Cliente de 2022”, conduzido pela KPMG entre junho e agosto de 2022 com mais de 89 mil consumidores em 25 mercados do mundo. Popularmente chamado de Customer Experience (CX), a prática é conhecida como um conjunto de medidas para otimizar as percepções e interações que um cliente possui diante de determinada organização após uma primeira interação. A publicação da KPMG destacou ainda seis…[+]
16 fev Carnaval de ofertas: data deve alavancar vendas e movimentar mais de R$ 8 bilhões Preparar o estoque e treinar os colaboradores são duas medidas necessárias para aproveitar o potencial de vendas da “Folia” O Carnaval 2023 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A estimativa indica que o valor deste ano superará em 27% o faturamento de 2022, que foi de R$ 6,45 bilhões. Para o varejo, a data é uma ótima oportunidade para vender mais. Assim, os varejistas devem se atentar a três fatores importantes para aproveitar o período: estoque, treinamento e a necessidade de contratação de temporários. Prepare o estoque. Faça uma análise do seu estoque, anotando o que precisará ser reposto e abasteça-o de acordo com a demanda que o negócio terá, contando com os dias mais movimentados do feriado. No caso de supermercados, reforçar a área de bebidas – desde cerveja a destilados – e de petiscos, é uma boa recomendação. Invista em treinamentos para a equipe de colaboradores, de forma que todos estejam preparados para trabalhar de forma ágil e eficiente, prezando…[+]
15 fev Expectativas do varejo 2023: inovação e colaboração no combate à crise Integrar a tecnologia no dia a dia do varejo auxilia na retomada dos negócios Em 2022, o varejo começou a se recuperar do tombo causado pela pandemia. Porém, a inflação mundial, a alta dos combustíveis, a redução de impostos em diversas categorias na economia e as incertezas políticas no Brasil voltam a acender um alerta no segmento. Dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) indicam queda de 1% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Para dezembro, as empresas projetam retração de 3,6%, ante a perspectiva de 3,2% no último levantamento. Em janeiro, a receita do setor deve piorar, com queda de 6,4% em comparação ao mesmo período de 2022. Por outro lado, os empreendedores do setor confirmam sua resiliência, ao passo que apostam em inovação para driblar os desafios. Uma pesquisa realizada pela Cortex, empresa líder em inteligência de vendas B2B na América Latina, revelou que, no Brasil, os setores de varejo e serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio. O comércio de vestuário…[+]
15 fev Brasil está em 5º lugar no mundo em vendas de materiais de limpeza Cuidados residenciais pós-pandemia tornaram-se rotina; Covabra Supermercados realiza festival com descontos em produtos do setor A pandemia do coronavírus mudou os hábitos da população nos últimos dois anos, exigindo cuidados específicos de limpeza e distanciamento social. Esses costumes continuaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros, em casa e no trabalho, tornando a higienização uma necessidade maior do que antes de 2020. Segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, em 2021, o Brasil alcançou o 5º lugar no mundo no total de vendas de produtos de limpeza, ficando atrás somente de Estados Unidos, China, Japão e Alemanha. No início do período de contaminação pela Covid-19, os cuidados com a higienização foram amplamente divulgados, e o costume foi adquirido pela população. “O medo de se contaminar fez com que as pessoas mudassem seus hábitos, principalmente os profissionais do comércio, chegando até a haver neurose, com excesso de limpeza, troca de vestimentas etc.”, explica Roberta Von Zuben, psicóloga do Vera Cruz Hospital. No mundo, entre 2016 e 2021, a compra de produtos de limpeza teve…[+]
14 fev Quais são as tendências em alimentação para 2023? Rede de supermercados Kroger divulga relatório com relação de tendências em alimentos e comportamentos dos consumidores Em 2023, os consumidores americanos continuarão fazendo a maioria das refeições em casa e farão de suas residências um local para celebração dos momentos da vida com amigos e familiares. “Este será um ano de celebrações pelo fato de estarmos com família e amigos. Os consumidores aprenderam a cozinhar durante a pandemia e passaram a amar esse momento de preparação e vida em comunidade. Por isso, veremos um comportamento mais gregário das pessoas em 2023”, analisa Stuart Aitken, vice-presidente sênior e Chief Merchant and Marketing Officer da rede de supermercados Kroger. Para a varejista, que divulgou a quinta edição de seu relatório Food Trends Report, este ano, estas são as tendências que mais impactarão o consumo de alimentos neste ano: 1 – Prazer à mesaUma das tendências identificadas para este ano é a intenção de criar refeições que satisfaçam todos os participantes. Na visão da Kroger, isso faz com que itens como queijos e cheesecakes ganhem a…[+]
14 fev Saiba como o hortifruti pode aumentar a receita do seu supermercado O setor pode elevar em até 15% o faturamento da loja; conheça dicas simples para evitar o desperdício Obras de infraestrutura, como refrigeração e modernização, softwares de gestão e até aplicativos para compras on-line são alguns dos investimentos que estão na mira dos donos de supermercados, a fim de atrair mais clientes, aumentar o faturamento e reduzir os custos. Contudo, para o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja. “A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta o economista. Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável…[+]
13 fev Expectativas do varejo 2023: inovação e colaboração no combate à crise Integrar a tecnologia no dia a dia do varejo auxilia na retomada dos negócios Em 2022, o varejo começou a se recuperar do tombo causado pela pandemia. Porém, a inflação mundial, a alta dos combustíveis, a redução de impostos em diversas categorias na economia e as incertezas políticas no Brasil voltam a acender um alerta no segmento. Dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) indicam queda de 1% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Para dezembro, as empresas projetam retração de 3,6%, ante a perspectiva de 3,2% no último levantamento. Em janeiro, a receita do setor deve piorar, com queda de 6,4% em comparação ao mesmo período de 2022. Por outro lado, os empreendedores do setor confirmam sua resiliência, ao passo que apostam em inovação para driblar os desafios. Uma pesquisa realizada pela Cortex, empresa líder em inteligência de vendas B2B na América Latina, revelou que, no Brasil, os setores de varejo e serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio. O comércio de vestuário…[+]