28 mar

Agos participa da 33ª Super Rio Expofood e Convenção das Américas

A 33ª edição da Super Rio Expofood (SRE Trade Show), maior e mais inovador evento dedicado ao varejo do setor alimentício acontece nos dias 28, 29 e 30 de março e ocupa os pavilhões 3 e 4 do RioCentro, com cerca de 40 mil m². O objetivo é reunir profissionais de redes supermercadistas, bares, restaurantes, padarias, hotéis, fornecedores e distribuidores para proporcionar excelentes experiências, além de apresentar inovações e lançamentos. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, e o diretor executivo, Augusto de Araújo Almeida acompanham as novidades in loco, ocasião em que a Convenção das Américas de Supermercados será sediada pela primeira vez no Brasil. A conferência, um diferencial, cujo tema principal será Sustentabilidade, é resultado da parceria entre a ASSERJ e a Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS). Serão três dias de oportunidades de negócios que irão reunir grandes líderes do setor varejista e viabilizar…[+]
28 mar

Supermercados esperam aumento de 23% na venda de ovos de páscoa em Goiás

Presidente da Associação diz que indústria aposta em variedade para driblar o reajuste Tem quem espere o ano todo para comprar ovos de Páscoa. Contudo, quem foi aos mercados desde que as iguarias de chocolate chegaram às prateleiras percebeu um aumento de preço em relação ao ano passado. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o reajuste chega a 15% no país inteiro. Ainda assim, a expectativa é de aumento em 23% nas compras, segundo a Associação Goiana de Supermercados (Agos). Presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto explica que o aumento tem relação com a matéria prima. “O preço do cacau aumentou”, destaca. Ele diz, contudo, que para driblar esse reajuste, a indústria aposta em variedade. “São mais de 150 lançamentos. Produtos novos para o consumidor final.” Dono de supermercado, Gilberto Soares da Silva está otimista. Ele revela ao Mais Goiás que dobrou o pedido de indústrias regionais. Segundo o empresário, em 2022 faltou ovo nas prateleiras, mas este ano estará preparado. “Ano passado faltaram em todas as lojas….[+]
28 mar

Páscoa deve trazer produtos adequados às novas regras de rotulagem

Consumidor irá se deparar com produtos que já possuem a nova tabela de informações nutricionais Neste ano, os consumidores vão notar que parte dos fabricantes já aplicaram as novas regras para rotulagem nutricional na parte da frente dos produtos, com o uso de uma lupa para chamar a atenção para altos teores de açúcares totais e de gordura saturada. A Páscoa está chegando e, com ela, tem novidades na rotulagem dos principais produtos comercializados nessa época. Neste ano, os consumidores dos populares ovos de Páscoa vão notar que alguns fabricantes já aplicaram as novas regras para rotulagem nutricional na parte da frente dos produtos, com o uso de uma lupa para chamar a atenção quanto ao conteúdo de alguns ingredientes. O objetivo é promover o consumo consciente, favorecendo melhores escolhas com base nas informações da rotulagem. Considerada a maior inovação das novas regras, em vigor desde outubro de 2022, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem, na parte superior, por ser uma área…[+]
24 mar

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,44% no bimestre

O Consumo nos Lares Brasileiros manteve a trajetória de crescimento e encerrou o primeiro bimestre em alta de 1,44%, de acordo com o monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS.  Neste período, recursos advindos do reajuste do salário-mínimo, a manutenção do valor de R$ 600,00 do programa de transferência de renda, bem como dos números de beneficiários, o pagamento do auxílio-gás (fevereiro), a menor pressão inflacionária nos preços dos alimentos contribuíram para um consumo positivo, mas moderado. Por outro lado, na comparação fevereiro ante janeiro houve recuo de -2%. “A queda no consumo se deve ao efeito calendário, ou seja, um menor número de dias em fevereiro quando comparado ao mês anterior”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan. Na comparação fevereiro de 2023 x fevereiro de 2022 o consumo registra alta de 0,95%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais de venda operados pelos supermercados. [+]
23 mar

AbrasMercado registra queda de 0,31% no bimestre

A AbrasMercado – cesta de 35 produtos de largo consumo composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza – registrou queda de -0,39% em fevereiro. Com essa variação, o preço na média nacional passou de R$ 754,98 em janeiro para R$ 752,04 em fevereiro. No acumulado do ano, a cesta nacional tem recuo de -0,31%.      As principais quedas nos preços vieram da cesta de hortifruti puxada por cebola (-11,82%), batata (-11,57%), tomate (-9,81). No bimestre, os recuos são mais expressivos para cebola (-31,82%) e tomate (-6,30%). Do lado das altas estão os lácteos – que historicamente registram queda de preços no início do ano devido ao aumento sazonal da produção decorrente da melhoria das pastagens com as chuvas da primavera e verão – apresentaram limitação da oferta por conta do clima adverso. Os itens mais pressionados foram leite longa vida (+4,31%) e queijos prato e muçarela (+ 1,75%), no acumulado do bimestre. Dentre as proteínas que compõem a cesta Abrasmercado, as quedas mais expressivas foram cortes traseiro (-1,14%)…[+]
23 mar

Páscoa: consumo deve crescer 15% em volume

Peixes e bacalhau são os principais itens para o almoço A Páscoa nos supermercados vai ter os ovos de chocolate com pesos, preços e marcas variados para atender todos os consumidores, é o que aponta o levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados. Segundo os supermercadistas, em média 20% das encomendas foram distribuídas para ovos de 100 g a 521 gramas, além de ovos com brinquedos ou brindes. Já os mini-ovos, coelhos, barras de 60 gramas até 101 gramas devem representar 25,1% do volume e os bombons, de 77 g a 250 gramas, 26,7% do volume. Outros itens que devem impulsionar o consumo em volume no período são colomba pascal de chocolate (14,4%) e colomba pascal de frutas cristalizadas (23,8%). Para o almoço, os destaques da categoria são peixes em geral (19,6%), bacalhau (18,9%), ovos de galinha (17,3%), batata (15,4%), azeitona (14,4%), azeite (14,3%). Na cesta de bebidas, o consumo deve ser puxado por cerveja (23,7%), vinho importado (20,6%), suco (19,3%), refrigerante (18,7%) e vinho nacional (17,7%). [+]
22 mar

Lojas físicas tiveram aumento de 28% no fluxo de visitantes em janeiro

Levantamento analisa movimento, vendas e reputação em lojas físicas de todo o Brasil O fluxo de visitantes em lojas físicas cresceu 28% no primeiro mês de 2023. O mesmo também aconteceu com os Shopping Centers que, por sua vez, receberam 18% a mais de pessoas em relação ao mesmo mês do ano anterior. Entre os tipos de estabelecimento, as lojas situadas na rua tiveram alta de 21% e as localizadas dentro dos centros comerciais tiveram acréscimo de 17% na comparação com 2022. Esse é o resultado do levantamento do IPV (Índice de Performance do Varejo). Entre os segmentos, que agora seguem a mesma classificação divulgada pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), os 5 dos 6 setores mapeados pelo índice mostraram acréscimos no fluxo de visitas no comparativo anual, com queda concentrada de -28% apenas em “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”. Os destaques positivos foram “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+53%) e “Tecidos, vestuário e calçados” (+41%). Ambos também apresentaram alta tanto em quantidade de cupons quanto em faturamento nominal: 42%…[+]
17 mar

Pesquisa feita pela Abras revelou alta na porcentagem de consumo doméstico

A alta no consumo doméstico em supermercados atinge uma porcentagem quase que inédita, principalmente para o mês de janeiro Comparado ao mês de janeiro de 2022, o consumo doméstico em supermercados apresentou uma crescente de 1,07% segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Comparado ao mês de dezembro do ano passado, houve queda de 14,81%. A surpresa é válida mediante ao que a Abras apontou, pois é comum que o mês de janeiro apresente queda por conta dos altos consumos de dezembro. Mediante aos últimos dois anos, janeiro de 2023 apresentou a menor porcentagem de queda comparada ao mês de janeiro do ano passado. Isso indica que o consumo maior está em itens básicos domésticos, ainda que tenha acontecido a liberação normal de bares, restaurantes e outros consumos. As justificáveis apresentam-se no reajuste do salário mínimo, Bolsa Família, retorno do PIS/Pasep e outras questões. O consumo dos lares pode crescer em 2,50%. A pesquisa conta com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Índice Nacional de Preços ao Consumidor…[+]