


Banco Safra faz visita à Agos em busca de parceria
No último dia 5 de janeiro a Agos recebeu a visita de executivos do Banco Safra. Na ocasião, o diretor executivo da associação, Augusto Almeida e a responsável pelo comercial, Clésida do Espírito Santo, recepcionaram os membros da instituição financeira, Luiz Carlos Lobo, gerente business, e Jonatas Kayque, especialista business regional Centro-Oeste (Safrapay). O encontro teve como objetivo a apresentação das linhas de produtos do banco e ações desenvolvidas pela Agos em prol do associado. Nesse sentido, ficou explícito o interesse de uma parceria que ofereça benefícios mútuos. Além do desejo do Banco Safra em participar da próxima edição da SuperAgos 2024, cogitou-se também a possibilidade de oferecer aos associados um workshop sobre educação financeira. Isso porque, a falta de educação financeira não afeta apenas o bolso dos colaboradores, tem também impacto direto em sua saúde mental e física. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência mostra a importância das finanças em dia para a produtividade do colaborador. Estimular o bem-estar…[+]
Supermercados cortam mix em busca de eficiência operacional
Sortimento nas lojas americanos está até 20% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas especialistas veem vantagem nessa abordagem A pandemia provocou um efeito curioso nos supermercados: com as dificuldades logísticas e o isolamento social, as empresas reavaliaram seus sortimentos, chegando a tirar das lojas boa parte do mix – o que não fez falta para os clientes. Grandes supermercadistas americanos reduziram sua oferta de produtos em várias categorias desde 2020, o que resultou em diminuição de custos, menos desperdícios e menos complexidade operacional. Esse movimento também foi adotado pela indústria: a Coca-Cola, por exemplo, cortou pela metade a variedade de bebidas à disposição do varejo, otimizando seu sortimento para os itens mais lucrativos. “A mentalidade atual é de correr o risco de perder uma parte da demanda potencial, em vez de investir demais em muita variedade e ter excesso de estoque”, afirma Inna Kuznetsova, CEO da ToolsGroup, fornecedora de software de planejamento e otimização da cadeia de abastecimento. Segundo dados da Circana, em 2019 novos itens representaram 5% dos produtos disponíveis…[+]
Cencosud Brasil amplia projeto “Fila Zero”
Lançado em junho, serviço está disponível nas redes Prezunic, Bretas e GBarbosa Ir ao supermercado escolher suas próprias frutas, carnes e verduras, conferir as novidades nas prateleiras, conversar com os colaboradores e se sentar para tomar um café está na lista dos pequenos prazeres na rotina de muitas pessoas. Já a parte de passar as compras no check-out, transportá-las e descarregá-las, nem tanto. Dedicada a entregar uma experiência omnicanal cada vez maior aos seus clientes e proporcionar uma jornada de compra mais integrada e prazerosa, a Cencosud Brasil lançou, em junho deste ano, o Fila Zero, serviço que combina visita à loja física com a praticidade do e-commerce. A primeira operação ocorreu na rede Prezunic. Logo depois, foi a vez do Bretas e, agora, o Fila Zero anuncia sua chegada ao Nordeste pela bandeira GBarbosa. “Trata-se de um importante passo na consolidação da nossa omnicanalidade. Uma das principais vantagens é oferecer uma jornada de compra com menos atrito, flexível e ágil, permitindo que os clientes personalizem sua experiência de compra de acordo com a necessidade daquele…[+]
Inovar nos negócios é chave para alcançar todos os tipos de públicos
Estudo aponta que 41% da Geração Z afirmaram que ‘facilidade de compra é um fator extremamente importante’ O setor supermercadista está em constante mudança. Na pandemia da Covid-19 , por exemplo, muitos supermercados se reinventaram para continuar vendendo atendendo as famílias, enfrentado desafios logísticos e operacionais surgidos diante desta situação com por exemplo, a alta demanda de artigos de higiene e de limpeza. Um outra mudança que vem contribuindo para um outro tipo de postura do varejo alimentar é a participação de compra constante da Geração Z. Composta por jovens adultos entre 18 e 26 anos, este público está chegando à vida adulta com atitudes e valores que podem ter implicações significativas para o mercado de consumo, visto que esta geração cresceu em um mundo marcado por eventos históricos significativos, incluindo a maior crise do século, que começou como uma questão de saúde e se transformou em uma questão social, ambiental e econômica. Voltando no assunto da pandemia da Covid-19, de acordo com informações extraídas…[+]
Orgânicos: os queridinhos da vez
36% dos brasileiros declaram-se consumidores de orgânicos, de acordo com pesquisa realizada A adesão aos alimentos orgânicos, no Brasil, vem crescendo ano após ano. Com maior visibilidade, os consumidores tem buscado por itens que beneficiam a saúde, livres de agrotóxicos. O Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizado pela Organis, revelou em sua mais recente edição que o consumo de produtos orgânicos obteve crescimento de 16% no número de consumidores. A pesquisa, bianual, traz um detalhado diagnóstico sobre os hábitos dos consumidores dos orgânicos. De acordo, então, com o Panorama, o fortalecimento do hábito de consumir produtos orgânicos contou diversos fatores, além da consciência do bem-estar proporcionado por eles. De 2021 para 2023, cresceu de maneira significativa a importância da aparência dos produtos como critério de escolha, mantendo-se, na sequência, critérios como o preço e a embalagem. “No auge da pandemia, foi registrado um crescimento robusto no consumo de produtos orgânicos, nada mais do que natural, já que poucos saíam de casa nesse período, hábito fortalecido com o advento do home-office. Ao ficarem mais…[+]
Entenda o que deve impulsionar o varejo em 2024
Entre condições do mercado, preferências dos consumidores e avanços tecnológicos, especialistas do setor identificam as tendências para o próximo ano Apesar das projeções financeiras não serem tão otimistas para o varejo, com previsão de crescimento de apenas 2% em 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio, serão as soluções inovadoras que garantirão o respiro do varejo em 2024. De acordo com uma pesquisa da Altimeter, 55% dos grandes agentes da transformação digital acreditam que o grande catalisador para as mudanças tecnológicas das marcas é a evolução do comportamento e preferência dos consumidores. Ou seja, as decisões de modernização estão centradas na clientela. Para os varejistas, a capacidade de adaptação a essas tendências emergentes e a implementação ágil de estratégias inovadoras serão diferenciais decisivos para o sucesso do mercado. Especialistas identificaram preferências que devem permear o setor em 2024. Confira: Personalização cada vez mais sofisticada Segundo uma pesquisa da McKinsey, 72% dos consumidores esperam que as empresas onde compram os reconheçam como indivíduos únicos…[+]