


Já está aberta a votação para o Oscar dos Supermercados
Já começaram as preparações para a próxima edição do Carrinho de Ouro, a maior premiação supermercadista do Centro-oeste, e você já pode votar nas empresas que mais se destacaram no setor durante 2024. Os associados da Associação Goiana de Supermercados (Agos) são os que vão decidir os próximos ganhadores nas categorias Supermercados da Capital, Supermercados do Interior e Fornecedores. A votação vai até o dia 30 de abril, e pode ser feita pelo link https://encurtador.com.br/rCHZU. Aproveite a oportunidade para homenagear o nosso setor! Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/ Comunicare [+]
Escola Agos realiza palestra sobre estratégias para reduzir desperdício em supermercados!
Na próxima quinta-feira, 10 de abril, a partir das 15h, a sede da Escolar Agos recebe o especialista Wanderson Lima em palestra “Técnicas Aplicadas ao Supermercado para Reduzir o Desperdício”. Wanderson Lima é engenheiro de alimentos e diretor do grupo SR Food, e apresentará estratégias focadas em práticas para minimizar desperdícios com perecíveis em supermercados, abrangendo açougue, padaria e Hortifruti. Os ingressos são trocados por 2kg de alimentos não perecíveis. Garanta sua vaga pelo link: https://materiais.agos.com.br/tecnicas-aplicadas-ao-supermercado-para-reduzir-o-desperdicio Fonte: Assessoria de Comunicação Agos [+]
Páscoa impulsiona vendas e ativações no varejo supermercadista
Com forte apelo emocional e tradição nas compras familiares, a Páscoa é uma das datas mais importantes para o varejo nacional. O período movimenta diversos setores da economia, com destaque para os supermercados, que se preparam com ações estratégicas para atender à alta demanda e criar experiências de compra mais envolventes. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas para a Páscoa devem crescer 4% em 2025 em comparação com o ano anterior. A projeção é impulsionada pela retomada de hábitos de consumo ligados à celebração, com as famílias voltando a incluir produtos típicos da data em seus orçamentos — dos chocolates aos pescados, passando por vinhos, massas e sobremesas. Na zona norte de São Paulo, o Grupo TriMais de supermercados e superatacado aposta em um conjunto de iniciativas para atrair clientes e ampliar o faturamento durante o período. Mais do que reforçar o sortimento de itens sazonais, a rede investe em ambientações temáticas, ativações promocionais e ações de relacionamento. “O cliente busca…[+]
Investimentos comerciais no varejo alimentar aumentaram 15% em 2024
Houve um aumento de 15% nos investimentos comerciais no último ano, e a maior parte da verba foi destinada para mecânicas que impactam diretamente as vendas destinadas para o consumidor final (Sell-out). Porém, houve um esforço também para equilibrar o valor com as vendas para o canal de distribuição (Sell-in). Os dados pertencem ao Panorama de Verbas Comerciais, desenvolvido pela Arker da Neogrid, e analisa a evolução dos investimentos comerciais e suas influências no desempenho dos mercados varejista e da indústria. Segundo a pesquisa, o volume de sell-out e sell-in foram os únicos que registraram avanço no investimento dentro do comparativo com 2023 – de 7 p.p. e 4 p.p., respectivamente. Já o preço sell-out, trade e bonificação tiveram uma redução, e o material promocional e aniversário se mantiveram estáveis. Portanto, o sell-in e sell-out foram os maiores impulsionadores do crescimento e geradores de uplift. Essas tendências sugerem um movimento das empresas para ampliar a eficiência das verbas de forma a equilibrar promoções e…[+]
Associado da Agos será painelista no Smart Market da ABRAS, em São Paulo
Um dos principais eventos do varejo brasileiro, o Smart Market da ABRAS, terá em sua programação painel apresentado pelo goiano Alex Rodrigo, diretor comercial do Super Campeão, de Rio Verde (GO), associado da Agos. O evento acontece no dia 15 de abril, em São Paulo. Alex Rodrigo vai integrar o painel sobre performance comercial, pricing e promoções, temas fundamentais para o sucesso e a competitividade no setor supermercadista. “A participação de um representante goiano neste debate reforça a força e a competência do varejo de Goiás, que se destaca cada vez mais no cenário nacional”, afirma o superintendente da Agos, Augusto Almeida. A gestão estratégica de preços e promoções, aliada ao foco em performance comercial, é uma das chaves para fidelizar clientes, aumentar a rentabilidade e melhorar a experiência de compra. O Super Campeão é um exemplo de como aplicar essas estratégias de forma eficiente. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
Consumo em supermercados cresce apesar da inflação
A pesquisa Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), realizada pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou crescimento nas transações efetuadas em supermercados e restaurantes em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Nos supermercados, o número de transações aumentou 8,9%, enquanto o valor total transacionado nesses estabelecimentos teve alta de 19,6%. O valor médio por transação cresceu 9,8% no período. O consumo nos supermercados apresentou crescimento expressivo em todas as regiões do país, com destaque para as altas registradas no Norte (+35,0%), Sul (+30,0%) e Centro-Oeste (+31,8%). Na comparação entre janeiro e fevereiro de 2025, os supermercados tiveram um aumento de 1,0% no número de transações e de 2,2% no valor total transacionado. O valor médio por transação cresceu 1,1%. Regionalmente, o Sudeste e o Nordeste registraram crescimento de 4,4% e 3,1%, respectivamente. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas em supermercados aumentou 11,2%, enquanto…[+]