23 jan

Consumo em supermercados superam 15% de crescimento em 2023, aponta pesquisa

Levantamento apontou as principais causas do aumento de consumo em redes de super e hipermercados no Brasil A Alelo, empresa de gestão de benefícios, despesas corporativas e incentivos, realizou um levantamento através do ICS, Índice de Consumo em Supermercados em parceria com a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e constatou um crescimento de 16% no consumo em redes de super e hipermercados no ano de 2023. Em relação a novembro do ano passado, o índice apontou uma queda no número e no valor de transações no mês de dezembro de 2023. Apesar desse dado, os números apresentaram uma melhoria comparado ao mesmo período em 2022, com um crescimento de 10,3% no número de transações e de 16,2% no valor transacionado. O levantamento também constatou que os supermercados registraram um volume de vendas 8,8% superior ao de 2022. O faturamento de 2023 registrou um aumento de 16,6%, impulsionado pelo crescimento positivo no consumo que atingiu todas as regiões brasileiras, com destaque para o sul (19,4%) e o nordeste (16,9%). Segundo números apresentados pelo Instituto…[+]
22 jan

Inflação nos supermercados fecha 2023 em 1,02%; menor patamar desde 2017

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou inflação de 1,20% em dezembro, resultado influenciado pela alta no setor de alimentos (1,50%). No acumulado do ano, no entanto, o índice terminou com alta de 1,02%, acima do que a APAS estimava – inflação de 0,85% no ano. Dentro do segmento de alimentos, os produtos in natura apresentaram a maior inflação no mês (6,33%), seguidos por bebidas não alcoólicas (1,52%), produtos semielaborados (0,89%), industrializados (0,80%) e bebidas alcoólicas (0,74%). Por outro lado, houve deflação mensal nos artigos de limpeza (-0,44%) e artigos de higiene e beleza (-0,21%). “O resultado do IPS de dezembro acelerou quando comparado ao mês de novembro (0,74%) e com relação a dezembro de 2022 (1,0%). No acumulado do ano, no entanto, o índice terminou com alta de 1,02%, marginalmente acima do que a APAS estimava – inflação de 0,85% no ano, o que significaria o…[+]
22 jan

Com gestão transparente, Agos foca em apresentar ações coletivas a seus colaboradores

Na última sexta-feira, 19 de janeiro, a equipe de colaboradores da Agos esteve reunida com o diretor comercial e consultor de negócio do Grupo Lus Soluções Empresariais, Sandro Silvio Schmitt e José Milton, com o objetivo de ampliar a comunicação das ações desenvolvidas junto a associação e associados. Durante o encontro, que foi dirigido pelo diretor executivo da Agos, Augusto Almeida, a pauta de assuntos esteve voltada para as ações coletivas que seguem em andamento junto ao escritório Caldeira e Vasconcelos Advogados Associados, citando as 22 ações em tramitação, sendo que 17 delas encontram-se em encaminhamento de processo. Naquele momento, Sandro focou em dois assuntos específicos: seletividade da energia elétrica e exclusão do ICMS/ST da base de cálculo do PIS/Cofins, esclarecendo ao grupo presente como cada uma das ações são elaboradas e cada um dos trâmites, para que os associados possam gozar dos benefícios que elas vão proporcionar no futuro. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comuniacare [+]
18 jan

SuperAgos 2024 terá parceria da Biscoitos Belma

Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, foi dia da Agos receber os diretores da Biscoitos Belma, para tratar da participação da empresa na SuperAgos 2024. O diretor executivo da Agos, Augusto Almeida, e a responsável pelo comercial, Clésida do Espírito Santo, receberam Wellington, Walney Santos, William Naoum e Camilo. Durante a reunião, eles trataram sobre a evolução da situação econômica e mercadológica, mencionaram o sucesso que foi a edição da feira em 2023 e comentaram sobre as novas oportunidades de negócios que o evento proporciona. A 21ª edição da SuperAgos 2024 está programada para os dias 24, 25 e 26 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
17 jan

Atacarejos tiveram crescimento de 7,8% no faturamento em 2023

Em dezembro, o setor apresentou aumento de 2,0% nas vendas unitárias Marcado como o principal mês do varejo alimentar, em dezembro de 2023, o setor testemunhou um crescimento sólido, destacando-se pelo aumento de 2,0% nas vendas unitárias em comparação ao mês no ano anterior. Este incremento contribuiu significativamente para a expansão do faturamento, que registrou uma elevação de 4,4%. O aumento dos preços em 2,3% exerceu um impacto positivo adicional sobre o faturamento do setor. No contexto anual, o desempenho do varejo alimentar em 2023 revelou um faturamento 6,6% superior a 2023, impulsionado pela média de inflação de 5,1% nos produtos e um aumento de 1,5% nas vendas unitárias. Ao analisar os canais de venda, o atacarejo superou os supermercados no ano, com crescimento de 7,8% do faturamento contra 6,5%, tanto no acumulado do ano quanto em dezembro. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional também foi melhor, com um incremento de 3,5%, enquanto os supermercados registraram 5,2%. Quanto ao…[+]
17 jan

NRF 2024 discute alternativas para o sucesso do varejo alimentar

Para executivo da NielsenIQ, é necessário superar 6 desafios para atrair clientes com menor disposição de consumo O terceiro dia da NRF Big Show 2024, em Nova York, trouxe um clima otimista para o varejo após os resultados da temporada de Natal. Embalado pelo crescimento das vendas de fim de ano (3,1% de alta, de acordo com a National Retail Federation), o keynote speaker Steve Liesman, jornalista da CNBC, definiu o atual momento como “a recessão que nunca aconteceu e que todo mundo tinha certeza de que estava às portas”. Ainda assim, existem grandes desafios no dia a dia dos negócios dos supermercados americanos. Nos últimos três anos, a cesta de compras dos consumidores teve uma alta de 32% e, como resultado, os consumidores estão comprando menos itens e buscando opções mais econômicas sempre que possível. “Formatos de varejo massificado de descontos estão em alta no mundo todo”, analisa Jamie Clarke, head de varejo da NielsenIQ para a América do Norte. Os atacarejos no Brasil, os hard discounters na…[+]
16 jan

Ampliação na oferta deixa a carne mais barata

Com a queda no preço da arroba e o aumento do volume de abates de bovinos, os preços caíram cerca de 9% em 2023 em açougues e supermercados, elevando o consumo A carne bovina ficou mais acessível ao consumidor no ano passado. Com a queda no preço da arroba e o aumento do volume de abates, houve um crescimento da oferta interna do produto e os preços dos cortes foram reduzidos nos açougues e supermercados de Goiânia. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que pesquisa o custo da cesta básica na capital, a carne bovina de primeira ficou 11,8% mais barata em 2023. Desde janeiro de 2023, o preço da arroba do boi gordo caiu 14% em Goiás. A chamada ‘vaca casada’, vendida pelas indústrias aos açougues e supermercados, que oscilava entre R$ 16 e R$ 17 em janeiro do ano passado, hoje custa entre R$ 15 e R$ 15,50. De acordo com o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial de Goiânia, o consumidor…[+]
16 jan

NFR 2024: nos supermercados, IA vai muito além da “modinha”

Aplicações de Inteligência Artificial estão presentes no varejo americano, mas somente depois que uma infraestrutura é montada nas empresas Nos últimos meses, o hype sobre Inteligência Artificial tem sido tão intenso que, muitas vezes, tem-se a impressão que quem não embarcou na onda está fadado ao desaparecimento. Ao menos no varejo americano, porém, a história é bem diferente. O primeiro dia da NRF Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo, que começou neste domingo em Nova York, mostrou que as empresas têm uma visão bem mais madura sobre o uso da tecnologia: a IA pode ser incrível para os negócios, mas depende de uma infraestrutura e de maturidade digital para acontecer. “O varejo é um setor complexo, com múltiplos pontos de contato com os consumidores”, comenta Smita Katakwar, vice-presidente de tecnologia da rede de supermercados Wegman’s. Para ela, o varejo precisa se preocupar, acima de tudo, em atender bem seus clientes, mantendo o frescor e a qualidade dos produtos. “Isso exige muita preparação, com base no que os consumidores esperam…[+]