27 set

Agos participa de projeto que prevê Requalificação do Centro de Goiânia

Na última segunda-feira, 25 de setembro, o conselheiro da Associação Goiana de Supermercados (Agos), José Elias de Paula, participou da reunião para discussão do projeto de Requalificação do Centro de Goiânia. O encontro, que ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), contou com a presença do secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves e de diversos empresários. Durante a reunião, foi explicado e debatido, o plano apresentado pela prefeitura de Goiânia, que tem como objetivo pensar e colocar em prática diversas alterações no centro da Capital. Entre essas mudanças estão a redução de carga tributária de ISS, ITBI e IPTU para empresas, incentivo para construção de estacionamentos verticais e estabelecer circulação somente de pedestres em trechos da Avenida Anhanguera. Essa movimentação causa uma grande expectativa, sobretudo para manter essa região de Goiânia com comércios ativos, movimentação e utilização dos espaços pela população e cultura, principalmente para girar a economia da cidade. [+]
25 set

Novo código de barras permite interação com o produto

Código linear é coisa do passado, agora a tendência é o código 2D nos produtos dos supermercados O varejo alimentar está se atualizando e as tecnologias presentes nos produtos também.  Mais do que nunca, o consumidor brasileiro está preocupado com as origens daquilo que ele está comprando, como aponta um levantamento de 2022 da FATitudes, realizado pela empresa americana Cargill. O estudo mostra que 55% dos consumidores preferem saber a origem dos seus alimentos. Agora, com o mais recente modelo de código de barras, o 2D, isso é facilitado e se torna uma realidade. Pensado pela GS1 Brasil, que esteve presente na ABRAS’23 food retail future, a tecnologia se assemelha a um QR Code e traz mais modernidade para o varejo, indústria e consumidor. Com ela, é possível realizar leituras de forma mais dinâmica e precisa, assim como inserir um maior número de informações diretamente na embalagem, como: dados sobre a produção, procedência de ingredientes, valor nutricional, transporte, detalhamento dos produtos, armazenamento e até promoções. Além disso, enquanto o código de barras tradicional carrega 13 dígitos, o bidimensional…[+]
22 set

Categoria de bebidas impulsiona e-commerce

Segmento online mostra forte recuperação na cesta de consumo massivo no 2º trimestre deste ano Após queda e estabilidade em 2022, o comércio eletrônico da cesta de bens de consumo massivo (alimentos, bebidas e itens de higiene e beleza e limpeza do lar) registrou um salto em unidades vendidas no 2º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022: +54%. Os dados são do novo relatório Consumer Insights da Kantar, que acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua. O estudo mostra que no segundo trimestre deste ano houve uma diferença de + 2 pontos de penetração da modalidade nos lares na comparação com o segundo trimestre do ano anterior. No 1º semestre deste ano foram 523 mil domicílios a mais comprando pelo comércio eletrônico versus 2022. Classes altas e faixa etária mais madura intensificam suas compras em 20% e 10%, respectivamente. Essa retomada é impulsionada pelas categorias de bebidas, perecíveis, higiene e beleza. Destaque para o comércio online de bebidas, com um salto de 72,4% em unidades vendidas na comparação…[+]
20 set

SuperAgos 2023 supera expectativas e se firma como referência para o setor supermercadista regional e nacional

Durante os três dias de evento, mais de 20 mil pessoas visitaram a feira que movimentou negociações acima da meta de R$ 120 milhões A SuperAgos, maior feira para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) e com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), teve a sua 20° edição realizada na última semana, entre os dias 13 e 15 e superou todas as expectativas. O evento atraiu uma participação recorde, com um público de mais de 20 mil pessoas, entre visitantes, expositores, empresários e executivos. A feira contou com uma agenda rica e diversificada para os representantes do setor supermercadista, que incluiu 14 palestras e 12 oficinas ligadas ao tema central do evento que foi “Conecte-se: O Varejo do Futuro que Impacta o Presente”. Os workshops abordaram, principalmente, os desafios e oportunidades mais urgentes enfrentados pelo comércio goiano. [+]
19 set

Agos participa do maior evento de varejo alimentar do Brasil

Abras’23 reúne os mais relevantes nomes do setor para apresentar a produção brasileira e debater temas importantes para o futuro setor  O Abras’23 – Food Retail Future, evento que se iniciou segunda-feira, 18, e vai até esta terça-feira, 19, reúne os maiores expoentes do cenário nacional do varejo alimentar para debater as principais tendências e desafios do setor em Campinas, São Paulo. O encontro ocorre há 57 anos e se coloca cada vez mais como uma plataforma de conhecimento e argumentação entre especialistas e autoridades.  A feira é realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e conta com mais de 80 patrocinadores e expositores que apresentam os seus produtos para o público e para empresários a fim de garantir uma expansão dos negócios e demonstrar a qualidade da produção brasileira.      Com o tema Singularidade, a edição deste ano espera colocar em argumentação tópicos que atingem diretamente o varejo alimentar brasileiro. Reforma tributária e administrativa estão entre as principais discussões que serão abordadas em diversos painéis políticos e econômicos.  A Associação…[+]
19 set

Empresas investem na produção de estandes instagramáveis para conquistar o público na SuperAgos 2023

20° edição da feira conta com ambientes bem produzidos e próprios para fotografias direcionadas para as redes sociais Nos últimos anos, uma tendência fascinante tomou conta das redes sociais, especialmente no Instagram de diversas marcas: os ambientes instagramáveis. Esses são cenários que foram projetados e decorados para serem visualmente atraentes, a fim de cativar a atenção dos usuários e incentivá-los a consumir produtos. Este ano, a SuperAgos contou com diversos estandes com espaços pensados para as fotos do Instagram. Para Celmi Moura, coordenadora de marketing da Zuppani, o ambiente precisa ser confortável, atraente e conectado com a marca. “Aqui nós pensamos em trabalhar o floral e explorar o perfume, por isso trouxemos também a aromaterapia”, relata. A experiência tem gerado resultados positivos, além do engajamento nas redes sociais, as empresas geram mais afinidade com o público e alcançam novos clientes. A Rancheiro também se atentou ao sucesso das redes sociais…[+]
19 set

SuperAgos 2023: Agos se reúne com produtores de leite e com Câmara Técnica de Conciliação da Cadeia Láctea

Encontro ocorreu na 20° edição da feira e colocou em debate os interesses do mercado de leite de Goiás No último do evento, 15, o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, esteve com representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).  Na reunião, Sirlei iniciou destacando a disponibilidade da Agos em aproximar os interesses comuns dos supermercadistas e do setor produtivo de leite. “Construir estas parcerias é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Por isso, o setor de supermercados está aberto ao diálogo”. André Lousa, gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias da Seapa marcou presença e, além de agradecer ao presidente da Agos, a prontidão em realizar o encontro, salientou a relevância das articulações da Câmara Técnica de Conciliação da Cadeia Láctea no que diz respeito ao apoio à cadeia produtiva em…[+]
19 set

Como a indústria de alimentos e bebidas pode se tornar mais sustentável em relação às embalagens

Eco-Package, criada pela Samsung, oferece alternativa ao descarte e especialista mostra o caminho para as marcas O consumidor está cada vez mais abraçando a sustentabilidade até mesmo quando isso impacta no seu bolso. De acordo com a pesquisa Buying Green Report, feita em 2023, apesar do aumento dos preços, 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. Considerando os mais jovens, entre 18 e 24 anos de idade, o relatório mostra que o meio ambiente é ainda mais priorizado, com 90% dispostos a desembolsar mais nas compras de itens cujas embalagens ajudem a preservar o planeta. Nesse cenário, a Samsung vem chamando a atenção do mercado varejista pela iniciativa de tornar suas embalagens mais úteis e, consequentemente, menos descartáveis. A Eco-Package é um modelo de embalagem de TVs, monitores e outros equipamentos, que podem ser transformadas em diferentes objetos decorativos para casas e escritórios. O projeto conta com um site onde os consumidores podem reaproveitar as embalagens e montar uma casinha para pet, um porta-revistas, entre outros objetos úteis para o…[+]