Estudo da Cielo mostra que o comércio físico teve resultado superior ao e-commerce
As vendas do varejo no Natal, apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano, cresceram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais cresceram 3,4% enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%, diz a pesquisa.
Os setores que apresentaram as variações mais positivas, de acordo com a Cielo, foram: Supermercados e Hipermercados (+6,0%), Drogarias e Farmácias (+5,8%), Óticas e Joalherias (+5,7%), Turismo e Transporte (+4,1%), Alimentação – Bares e Restaurantes (+3,9%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+3,3%) e Varejo Alimentício Especializado (+3,2%). O único setor a apresentar variação negativa foi Vestuário e Artigos Esportivos (-0,3%).
Em relação ao Natal, Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, afirma que o resultado ligeiramente superior do Varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data. “Apesar das vendas pela internet crescerem ano a ano, o Natal ainda preserva uma forte tradição de compras presenciais. O brasileiro gosta de ir às ruas e comparar diferentes produtos nas lojas”, afirma.
Levando-se em conta apenas o varejo presencial, todas as regiões brasileiras registraram crescimento nas vendas. Em primeiro lugar aparece a região Nordeste, com alta de 4,2%. Em seguida estão o Norte (+3,8%), Sudeste (+3,7%), Centro-Oeste (+2,5%) e Sul (+2,0%).
O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Fonte: SuperVarejo