19 nov

Agos promove Palestra de Sucessão Familiar

Segundo o Ph.D Fábio Almeida com base em uma pesquisa da USP sobre sucessão familiar, aqueles que usam uma boa técnica de 30 a 35% são assertivos ao passar os negócios para os filhos. A Associação Goiana de Supermercados – Agos, realizou nesta quarta-feira (18), na sede da Agos no setor Sudoeste, a Palestra de Sucessão Familiar: Desafios, ferramentas e casos práticos. O palestrante é o Doutor Ph.D em Finanças e Contabilidade pela Winconsin University/USA, Fábio Almeida . A palestra teve o intuito de transmitir para os jovens alguns ensinamentos importantes que geralmente são aprendidos com os pais, quando os filhos têm a vontade de seguir no negócio familiar. Neste contexto a associação pensa em criar um comitê Agos Jovem, voltada para os filhos dos supermercadistas, suscitando neles um espírito empreendedor e de interesse em seguir os passos dos pais.O presidente da Agos, Gilberto Soares, participou do evento que marca uma nova era entre a juventude supermercadista. O presidente veio acompanhado do seu sucessor Lázaro Jorge Soares para assim darem início a Agos Jovem. Estavam presentes no…[+]
17 nov

Estimativa de inflação sobe para 3,25% neste ano

Fonte: Agência Brasil O mercado financeiro aumentou a estimativa de inflação para este ano. A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,20% para 3,25%, de acordo com o boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos. Essa foi a 14º elevação seguida na estimativa. Para 2021, a projeção de inflação passou de 3,17% para 3,22%, na quarta elevação seguida. A previsão para 2022 e 2023 não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente. A projeção para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, tem centro de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,5% e o superior, 5,5%. Para 2021, a meta é 3,75%, para 2022, 3,50%, e para 2023, 3,25%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo,…[+]
13 nov

PIB de Goiás cresce 1,4% e permanece em 9º lugar

Fonte: Empreender em Goias O PIB do Estado de Goiás atingiu R$ 195,68 bilhões em 2018, com crescimento de 1,4%, em relação a 2017, ficando abaixo da média nacional que foi de 1,8%. É o segundo ano consecutivo de alta após dois anos de queda verificados em 2015 e 2016, -4,3% e -3,5%, respectivamente. Contribuíram para a variação positiva do PIB os grupos de atividades da agropecuária e dos serviços, enquanto a indústria apresentou retração. No entanto, o Estado perdeu 0,1% na participação da economia brasileira em 2018 (2,8%), mesmo assim se manteve como a 9ª maior economia no Brasil e a 2ª da Região Centro-Oeste, atrás somente do Distrito Federal (3,6%). O PIB per capita goiano em 2018 foi de R$ 28.272,96, queda de 0,13% em relação a 2017 (R$ 28.308,77). Com essa redução o Estado de Goiás cai da 9ª posição para a 11ª entre as unidades da Federação com os maiores PIB per capita do país. Goiás foi o único estado do Centro-Oeste com PIB per capita menor que o nacional em…[+]
13 nov

Curso de Formação de Líderes e Gerentes movimenta a Escola Agos em novembro

Dentro das lojas as equipes precisam ter um objetivo comum, os envolvidos precisam passar por treinamentos e as tarefas precisam estar bem distribuídas e definidas para que haja o compromisso de todos na organização O bom líder carrega consigo características que são facilmente reconhecidas. Mas nem todo mundo nasce com o dom de ser um líder, mas pode se tornar um, desde que instruído corretamente. Pensando nisso, a Escola Agos, realizou nos dias 12 e 13 de novembro, o Curso de Formação de Líderes e Gestores, afim de oferecer um conhecimento técnico e específica para as pessoas que assumem o cargo de gerentes nas lojas.O curso foi ministrado pela instrutora Giselle Beatriz de Campos, na sede da Escola Agos, no setor Sudoeste, em Goiânia. Os quase 30 alunos de vários supermercados de Goiânia, região metropolitana e cidades do interior tiveram às manhãs cheias de muito conteúdo. Além de aprender sobre a diferença entre liderança, gerência e chefia, os participantes do curso aprenderam sobre a aplicação de cada competência do cargo.características, postura adequada, alinhamento aos valores e conceitos…[+]
12 nov

Em tempos de pandemia investir em saúde é prioridade

Investir em prevenção é a forma mais segura e barata nesse momento de crise. Mas como fazer isso? A Revista Supermercados ouviu as orientações de um especialista no assunto Fonte: Foco As atenções da sociedade, em decorrência da crise sanitária que o mundo inteiro está vivendo, voltaram-se para a saúde e a segurança das pessoas. Nesse contexto, o ambiente do supermercado é um local que ganha muita importância e visibilidade porque é onde as famílias, que mantem o distanciamento social, se abastecem. Por isso, é uma atividade essencial. Em decorrência disso, até mesmo uma norma técnica específica foi editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – a Nota Técnica Nº18/2020. Mas sobre o que mesmo fala essa Nota Técnica da Anvisa? Ela discorre sobre Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. Cumprir o que determina essas normas, além de ser uma obrigação legal, é também uma maneira de evitar que a população se contamine. Mas existe outro elemento adicional: traz, ainda, efeitos econômicos favoráveis para o negócio. Como? Basicamente, três:…[+]
11 nov

Ainda dá tempo de fazer de 2020 um ano rentável

Editorial: Emerson Amaral, diretor do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (@consultideal) Vamos fazer uma breve retrospectiva: começamos janeiro com um mês tipicamente lento do ponto de vista econômico para as empresas; fevereiro, mês pequeno em número de dias, trouxe com ele o Carnaval, mas a data sazonal não foi suficiente para garantir um primeiro bimestre expressivo. E aí veio março, declaração de pandemia e o resto da história você conhece bem. Mas isso não significa que 2020 precisa terminar no vermelho para você e para sua empresa. Ainda dá tempo de reverter o cenário e finalizar o ano com rentabilidade. É inevitável dizer que as empresas que se despontaram até esse momento foram aquelas que entenderam as movimentações de mercado e reagiram de forma assertiva. E agora, último bimestre, essas ações de impacto são ainda mais relevantes. Além das comemorações corporativas de fim de ano, temos ainda as férias e claro, o Natal. A começar pelas ações que posso te indicar para serem usadas nos contatos de empresas: ligue ou envie…[+]
11 nov

Estudo mostra aumento da compra em supermercados pela internet durante pandemia

Fonte: Isto É Um estudo elaborado pela empresa de benefícios Ticket mostra que houve um aumento da compra de itens de supermercados pela internet durante os meses de isolamento social por conta da pandemia de covid-19. A companhia fez um levantamento com 12 mil usuários do Ticket Alimentação em todo o País, e mais da metade destas pessoas passaram a fazer compras em mercados pelos canais digitais.Ainda segundo a empresa, há um bom potencial de crescimento para as compras de itens básicos pela internet. Isso porque dos usuários ouvidos pela pesquisa, 66% afirmam que fazem compras online de maneira geral, mas somente 34% fazem isso em supermercados.“A mudança na dinâmica do trabalho, com a introdução do home office pelas empresas durante o período de isolamento social, trouxe impactos imediatos à rotina de compras dos trabalhadores também nos aspectos relacionados à sua alimentação e nutrição”, afirma Felipe Gomes, diretor-geral da Ticket.E o hábito de fazer compras em supermercados online não deve ser deixado de lado pela grande maioria das pessoas que o adotaram. Dos usuários ouvidos pela Ticket, 10%…[+]
11 nov

A importância da diversidade é debatida em painel promovido pela Abras e Unilever

Fonte: Abras O painel “Mulheres que inspiram” promovido nesta terça-feira (10) pela Abras e Unilever contou com a jogadora de futebol e embaixadora da ONU Mulher, Marta Silva, e a filósofa e escritora, Djamila Ribeiro, que falaram sobre as dificuldades que passaram até conquistarem lugares de destaque em suas profissões. Com mediação do vice-presidente da Unilever, Júlio Campos, o painel debateu a força da mulher e os desafios que elas encontram para se sobressaírem na sociedade brasileira, e defendeu ações que incentivem a importância da diversidade e equidade de gênero em todos os setores do país. Histórias inspiradoras Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta, contou no painel que foi preciso vencer o machismo e a desigualdade na infância para tornar seu sonho realidade. E falou da alegria de ter sido nomeada pela ONU embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas do esporte. “Foi uma trajetória de muita luta, perseverança e força de vontade, se eu tivesse desistido eu não teria…[+]