22 out

Vendas online seguem em alta em 2021

Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico reforçam a expansão do segmento em um ano. Em setembro, 16% dos brasileiros realizaram, ao menos, uma compra de e-commerce  Seguindo a tendência de crescimento, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 24,21% em setembro de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas, considerando o mesmo período de comparação, também tiveram alta de 15,81%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Outro dado relevante, é a participação do e-commerce no comércio varejista, uma vez que, em agosto de 2021, alcançou 12,3%, a quinta melhor performance do histórico, desde janeiro de 2018 (44 meses de observação). “Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais online nas vendas é…[+]
22 out

Será que a escassez de chips afeta pagamentos nos supermercados?

A lâmina de semicondutores enfrenta uma crise global de produção e logística na China A DMCard, administradora de cartões private label, viu a demanda por crédito aumentar de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. Os cartões que a empresa administra – em sua grande maioria de supermercados – movimentaram R$ 2,8 bilhões nesse espaço de tempo, alta de 39,5% em relação aos nove meses correspondentes do ano passado. No entanto, as encomendas de novos cartões já sofrem com alta de custos e falta de chips para os modelos bandeirados da empresa. Para esses cartões, cujo chip é obrigatório, a alta prevista é de 15% no preço com prazo de entrega de 60 a 90 dias. Antes, eles eram entregues entre 40 a 45 dias. “Nosso carro-chefe ainda são os cartões private label. Neles, fazemos o uso da tarja magnética e, por isso, não há previsão de desabastecimento. Ainda assim, os fornecedores têm outras preocupações e preveem alta de 5% a 10% nos preços para o próximo…[+]
22 out

10 tendências para os supermercados em 2022, segundo a Whole Foods

De superalimentos a itens funcionais, confira o que deve marcar presença nas prateleiras das redes de supermercados no ano que vem A sétima edição do relatório anual de tendências da Whole Foods indica 10 pontos que, na opinião da rede americana de supermercados, já deveriam estar no radar do varejo e serão populares nas prateleiras das lojas no próximo ano. Desenvolvido a partir das visões de mais de 50 colaboradores da rede, que funcionam como uma espécie de “comitê de tendências”, o relatório indica caminhos para a evolução dos supermercados. As 10 tendências são as seguintes: 1- Fazendas ultraurbanas Plantações hidropônicas, aquapônicas e o uso de robôs na automação de fazendas urbanas estão aumentando a produtividade e a eficiência energética da produção de alimentos dentro das cidades. Isso acelera a logística, traz produtos mais frescos para as lojas e reduz a pegada de carbono do varejo. 2 – O yuzu vem aí O yuzu é uma fruta cítrica típica do Japão, China e Coreia do…[+]
22 out

Índice de Preços dos Supermercados (IPS) desacelera em setembro

Mesmo com o impacto do clima no preço dos alimentos, índice calculado pela APAS/FIPE recuou 0,51% e aponta tendência de estabilização Com 7,82% no acumulado de janeiro a setembro, a inflação de 1,53% registrada em setembro pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, revela uma desaceleração de 0,51% em relação a agosto (2,04%), o que sugere ser o primeiro efeito da reunião do Copom que elevou a taxa básica de juros em 1% – resultando também na desaceleração do IGP-M e do IPCA. Em agosto, o acumulado dos últimos 12 meses chegou a 15,30%. Em setembro, esse número ficou em 14,50%. Mesmo com a melhora, a análise da Associação Paulista de Supermercados alerta que os estresses provocados pelas demandas internacionais e as abruptas mudanças climáticas enfrentadas pelo Brasil ainda causam pressões inflacionárias para a cadeia produtiva. O impacto da mudança climática refletiu diretamente nos hortifrutigranjeiros (Produtos In Natura), os mais sensíveis às intempéries. A categoria experimentou alta de 2,78% em setembro, mas ainda registra deflação de 0,99% no acumulado do…[+]
21 out

Senado inclui proteção de dados pessoais como direito fundamental na Constituição

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/2019, que torna a proteção de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, um direito fundamental. A PEC também remete privativamente à União a função de legislar sobre o tema. Por acordo entre as lideranças, foram votados os dois turnos na mesma sessão. Aprovado de forma unânime, a PEC recebeu 64 votos no primeiro turno e 76 no segundo (o mínimo exigido é de 49). O texto segue agora para promulgação, em sessão do Congresso Nacional ainda a ser marcada. De autoria do senador Eduardo Gomes (MDB-TO) e relatada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), a PEC foi aprovada no Senado, em julho de 2019. Em seguida, foi enviada à Câmara dos Deputados, que aprovou o texto, com mudanças, no último dia 31 de agosto. Por causa dessas alterações, aprovadas na forma de um substitutivo (texto alternativo) do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a matéria voltou para nova análise dos senadores. Simone Tebet explicou que a redação da Câmara fez apenas duas alterações no…[+]
21 out

Preços de carnes, frango e suínos já recuam no atacado com embargo da China às exportações brasileiras; efeito deve chegar ao consumidor

O embargo chinês às importações de carne brasileira, que já dura 45 dias, reduziu o preço do boi vivo e o alívio poderá chegar ao consumidor final, preveem analistas. O preço da arroba do boi gordo atingiu R$ 264,30 nesta terça-feira, menor patamar do ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada(Cepea), da Esalq/USP. A queda já aparece nos índices de inflação no atacado. O Índice Geral de Preços da Fundação Getulio Vargas (IGP) mostra queda de 4,11% no preço no boi vivo na primeira prévia de outubro, com dados coletados até último dia 10. O recuo na carne bovina influencia outras proteínas no atacado. Segundo dados do Cepea/USP, o quilo do frango congelado caiu 3% em 30 dias em São Paulo. A retração da carne suína foi de 3,6% na última semana. Analistas afirmam que essas quedas devem chegar ao consumidor final se o embargo se mantiver por mais tempo. A previsão inicial do governo brasileiro e dos produtores de carne era de uma suspensão das exportações por 15 dias,…[+]
21 out

Comércio eletrônico tem alta de 24% no faturamento em setembro

Seguindo a tendência de crescimento, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 24,21% em setembro de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas, considerando o mesmo período de comparação, também tiveram alta de 15,81%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).  Outro dado relevante, é a participação do e-commerce no comércio varejista, uma vez que, em agosto de 2021, alcançou 12,3%, a quinta melhor performance do histórico, desde janeiro de 2018 (44 meses de observação).  A penetração dos canais online no faturamento total do varejo alcançou 12,3% em agosto. “Considerando que, em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar do comércio online no Brasil”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.  Mesmo com o bom desempenho das vendas praticadas pela internet, quando o período de comparação é setembro com o mês de agosto, neste caso, teve uma…[+]
21 out

Índice de abertura de supermercados em 2021

O setor, considerado essencial para o comércio, foi um dos poucos que se manteve em um bom nível mesmo durante o período da crise sanitária No primeiro semestre de 2021, Mato Grosso do Sul teve um ritmo maior de abertura de supermercados em relação ao período pré-pandemia, é o que indica o levantamento realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica no país. Enquanto o primeiro semestre de 2019 registrou um aumento de 22,7% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021 esse número registrou alta de 36,1% – o equivalente a 475 unidades abertas no Estado. Em 2020 esses dados ficaram em apenas 7,4%. Já o potencial per capita de compras em Mato Grosso do Sul neste ano é de R$2,2 mil. O setor, considerado essencial para o comércio, foi um dos poucos que se manteve em um bom nível mesmo durante o período da crise sanitária. A principal justificativa é o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, consequentemente, aumentando…[+]