27 dez Pesquisa mostra que 71% dos brasileiros preferem compras online; consumo mudou com ajuda da pandemia O levantamento identificou as mudanças nos hábitos dos consumidores e no atendimento das empresas. Veja os resultados apurados Uma pesquisa feita pela ConQuist Consultoria confirmou que a pandemia mudou a maneira como os consumidores fazem compras ou contratam um serviços. O estudo mapeou o que mudou no atendimento prestado ao consumidor na pandemia. O resultado mostrou que 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras online com a explosão da crise sanitária, situação que impulsionou o e-commerce. Além disso, a pesquisa também ressalta que o WhatsApp foi o meio digital com maior alta de utilização no momento da compra, sendo escolhido por 51% dos consumidores. O bom atendimento prestado pelas empresas é um item essencial para a grande maioria dos entrevistados. 96,8% dos brasileiros consideram o atendimento algo muito ou extremamente importante ao comprarem um produto ou adquirirem um serviço. Experiência com atendimento Outro ponto levantado no estudo foi a experiência do consumidor com o atendimento prestado pelas empresas, para entender as preferências antes…[+]
27 dez Gastos com cartões de crédito aumentam em novembro Setor de padarias, docerias e supermercados representou 12% do total transacionado no último mês Os gastos com cartões de crédito aumentaram 11% no mês de novembro. As informações são do levantamento feito pela Credicard, que utilizou como base os dados de consumo dos cartões da marca. O faturamento total do mês também cresceu em relação ao mesmo período em 2020, com aumento de 16%. O número de transações, assim como os anteriores, apresentou aumento de cerca de 11%. O setor de padarias, docerias e supermercados representou 12% do total transacionado no último mês. Em segundo lugar ficaram as lojas de departamento, com 10%, seguidas pelas compras realizadas no setor de automóveis e veículos, com 7,3%. Os resultados da pesquisa apontaram influência da Black Friday no aumento de gastos por cartões em novembro. Entre os setores que tiveram maior crescimento em relação a outubro estão os de lojas de departamento, com 55.3%; cosméticos, com 35,4%,; aparelhos eletrônicos, com 29,6%; e móveis e artigos de decoração. com 27,8%. Quando analisados os dados…[+]
27 dez Atacarejos atraem investidores frente aos novos hábitos dos consumidores Formato de negócio se sobressaí no Varejo de Alimentos por conta dos preços mais atraentes e a renda defasada da população O cenário econômico mais desafiador, com inflação em alta e PIB em baixa levando o consumidor a apertar os cintos e buscar melhores preços. Com isso, cada vez mais ganha destaque no varejo alimentar o segmento de “atacarejo”. E, se antes o atacarejo era o preferido de pequenos comerciantes, hoje ele já virou destino dos consumidores pessoa física não havendo mais obrigação de compra em grandes quantidades e sendo possível pagar com todos os cartões de crédito, enquanto as principais redes estão ampliando o número de lojas de forma acelerada. Desta forma, ele também vem ganhando apelo na Bolsa – e chamando a atenção dos analistas de mercado para as suas ações. No começo do mês, o Credit Suisse iniciou a cobertura para as ações das empresas do setor de varejo alimentar, ressaltando que o atacarejo (ou “cash and carry”) está posicionado para continuar ganhando participação e penetração dentro…[+]
22 dez Os benefícios do pagamento via PIX em supermercados O PIX é o meio de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central, visando facilitar a transferência e pagamentos, que serão realizados em até 10 segundos, todos os dias da semana. O serviço foi criado visando trazer mais rapidez e praticidade, aumentando a competitividade do mercado de pagamentos do varejo. Além disso, essa iniciativa poderá gerar redução nos custos e melhoria qualidade do serviço prestado. Um dos seus principais benefícios para a pessoa física, é que a transferência via PIX é feita na hora, não tendo também restrição de horário. Porém, quais são os benefícios do PIX em Supermercados? Os principais que podemos citar, são: Rápida disponibilidade de recursos;Usabilidade simples;Rapidez na compra online;Agilidade no Pagamento de Fornecedores;Possibilidade de cobrança e pagamento de títulos via PIX;Eficiência e valor baixo para os supermercados. Fonte: Mercattoria [+]
22 dez Aos 29, ela comanda seis supermercados e fatura R$ 285 milhões A empreendedora Daniela Lacerda, de 29 anos, é CEO da Corujão 24h, uma das principais redes supermercadistas da Bahia e também a mais jovem mulher do setor no estado Do município de Feira de Santana, cidade baiana a 100 quilômetros da capital Salvador, Daniela Lacerda deu seus primeiros passos no empreendedorismo. Depois da venda de bijuterias e roupas, em 2014 a empresária decidiu entrar para o varejo com um pequeno depósito de bebidas. Sete anos depois, tornou-se a mulher mais jovem do setor supermercadista do estado. O mérito para isso está na liderança da Rede Corujão 24h, hoje umas das principais redes supermercadistas da Bahia e que fatura 285 milhões de reais. Filha de comerciante, Daniela sempre desejou ter também o seu próprio negócio. O incentivo da família, porém, era outro. Por influência do pai, cursou direito e chegou a advogar por alguns meses. A disposição para trabalhar na área durou pouco. “Meu pai temia a instabilidade do comércio e queria que eu me dedicasse aos estudos apenas”, diz a empresária. [+]
22 dez Senado aprova projeto que regulamenta diferencial de ICMS para e-commerce Segue para sanção o projeto do senador Cid Gomes (PDT-CE) que regulamenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre vendas de produtos e prestação de serviços a consumidor final localizado em outro estado. O Senado aprovou na segunda-feira (20) um substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 32/21. Foram 70 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta, que altera a Lei Kandir (Lei Complementar 87, de 1996), procura evitar falta de regulamentação a partir de 2022 em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de fevereiro deste ano, que considerou inconstitucionais várias cláusulas do Convênio 93/15, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne todos os secretários estaduais de Fazenda. Esse convênio regulamentou o pagamento do ICMS nas operações interestaduais de bens e serviços segundo as regras da Emenda Constitucional 87/15, mas o STF entendeu que é necessária lei complementar para disciplinar, em âmbito nacional, a cobrança do diferencial de alíquota do ICMS exigida pelos estados. O relator no Senado, Jaques Wagner…[+]
21 dez Mapa suspende a comercialização de mais de 150 mil garrafas de azeite de oliva em seis estados Ação teve como objetivo inibir a venda dos produtos adulterados e evitar que o consumidor seja enganado Uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para combater fraudes em azeites de oliva e retirar das prateleiras dos supermercados os produtos considerados impróprios ao consumo resultou na suspensão da comercialização de 151.449 garrafas de azeite de oliva em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Sendo o azeite o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado, e considerando o aumento do consumo deste produto na época das festas de final de ano, a ação do Mapa teve como objetivo inibir a venda dos produtos adulterados e evitar que o consumidor seja enganado. Os resultados da operação foram divulgados em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), em Porto Alegre. Acompanhe aqui o áudio da entrevista. Ao todo, foram encontradas 24 marcas irregulares em supermercados (lista no final). As irregularidades são produtos sem registro no Mapa, fraudados, clandestinos e contrabandeados….[+]
21 dez Vitrine responde por 70% das decisões de compra; entenda o poder da boa exposição de produtos Renovação desse espaço pode aumentar vendas em até 25%. Conversamos com a Rodriaço, que oferta solução em vitrine inovadora e personalizada para o setor alimentício Quem nunca passou em frente a uma cafeteria, viu aquele pão de queijo quentinho na vitrine e parou para comprar? Segundo uma pesquisa de 2020 do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as vitrines são responsáveis por 70% das decisões de compra e a reformulação dela pode aumentar em até 25% as vendas. “A vitrine é essencial para expor o produto, mas, no setor alimentício, por exemplo, ela vai muito além disso. É um ambiente bonito, apresentável e higiênico”, explica o sócio-diretor da Rodriaço, Rodrigo Vieira Tavares. Segundo Rodrigo, a visualização permite que o cliente chegue próximo ao produto, mas com a garantia de que estará dentro da norma de temperatura e higienização. “A vitrine que produzimos, além da boa iluminação, que ressalta a beleza do alimento, é essencial para manter a qualidade, pois pode ser aquecida ou refrigerada, conforme a necessidade da empresa”. [+]