


Alta nas cotações dos lácteos no mercado atacadista e varejista em fevereiro
O atacado e varejo de lácteos recebeu aumento de preços Com a captação em queda em algumas das principais bacias leiteiras, o resultado no atacado e varejo de lácteos foi o aumento de preços. No atacado, considerando a média dos produtos e estados monitorados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,2% na comparação mensal. O preço do leite longa vida (UHT) segue com preços firmes, com aumentos desde a segunda quinzena de dezembro. Na comparação mensal o aumento foi de 2,4%. No varejo, quando comparada à segunda quinzena de janeiro/22, houve alta na média dos produtos lácteos pesquisados, em três das quatro praças acompanhadas pela Scot Consultoria. Considerando a média de todos os produtos pesquisados em São Paulo, os preços subiram 0,2%, na mesma comparação. Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram variações positivas de 0,5% e 1,3%, enquanto Paraná teve queda de 0,4%. Fonte: Agrolink [+]
Bolsonaro sanciona projeto com novas regras sobre trabalho de gestantes na pandemia
Texto prevê volta presencial de empregadas grávidas após vacinação completa contra a Covid-19 O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (8/3) o Projeto de Lei 2058/21, com mudanças das regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia de Covid-19. A proposta havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado e regulamenta o retorno da empregada grávida ao emprego. A proposição altera a Lei nº 14.151, de 2021, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia, e disciplina o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, não imunizada contra o coronavírus das atividades de trabalho presencial quando a atividade laboral por ela exercida for incompatível com a sua realização em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, nos termos em que especifica. A proposta aprovada no Congresso e sancionada por Bolsonaro prevê a volta presencial das grávidas após imunização completa contra a Covid-19, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, ou ainda nas seguintes hipóteses:…[+]
Varejo se mobiliza para ampliar a presença feminina em posições de liderança
No Dia Internacional da Mulher, empresas supermercadistas revelam seus resultados e metas relacionadas à promoção da equidade de gênero em cargos de gestão Conhecido como o mês da mulher, março é marcado também pela luta por equidade de gênero, em especial no ambiente corporativo. Um dos principais atacadistas do Brasil, o Assaí tem implementado diversas medidas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, com o objetivo de fomentar a diversidade, criando e mantendo um ambiente ainda mais plural e inclusivo a todas(os). A partir de ações de seu Programa de Diversidade, a Companhia elevou esse percentual para 26,3% de mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2020. Em 2021, por exemplo, um destaque foi sua adesão aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero- da Agenda de Desenvolvimento…[+]
Consumidores devem gastar R$ 149 com presentes na Páscoa, prevê estudo
Segundo a Fecomércio, seis em cada 10 consumidores devem ir às compras de celebração à Páscoa neste ano Com o avanço da vacinação, 6 a cada 10 consumidores pretendem ir às compras para as festividades de Páscoa em 2022. A previsão faz parte de uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. De acordo com o estudo, o comércio nutre expectativa de aumento de 18,08% nas vendas durante a data comemorativa, na comparação com 2021. “O que estamos vendo hoje é reflexo do avanço da vacinação. Esse processo de retomada da economia no comércio se deu a partir do momento em que as pessoas passaram a se sentir mais seguras para sair de casa, e os comerciantes mais otimistas para planejarem seus negócios”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O índice dos consumidores que pretendem presentear avançou de 60,79% para 66,86%, na comparação entre 2021 e 2022. A mulheres devem ir mais às compras do que homens. Entre elas, 73% planejam compras. Entre eles, 59%. Previsões Segundo a Fecomércio, os…[+]
Pesquisas apontam aumento no consumo de bebidas funciona
Estudos mostram o aumento global no consumo de bebidas com ingredientes que promovem saúde e bem-estar Mais consumidores globais estão buscando bebidas com ingredientes que promovem saúde e bem-estar. Isso é o que aponta o estudo divulgado pela empresa norte-americana Technavio sobre a indústria de bebidas funcionais. Segundo a pesquisa, o mercado cresceu de $121 bilhões em 2020 para $130 bilhões de dólares em 2021, com taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 7,7%. A expectativa é que o setor atinja um resultado global de $173 bilhões de dólares em 2025. A adoção de hábitos mais saudáveis em decorrência da pandemia de covid-19 foi um dos fatores mais importantes revelados pela pesquisa. Vem daí a busca por bebidas formuladas com vitaminas, minerais, probióticos, fibras dietéticas e ingredientes que estimulam o sistema imunológico. “É comum ver o consumo de sucos cítricos como laranja e limão aumentar durante a temporada de gripe. Mas a covid-19 mudou os padrões de consumo”, divulgou a empresa de pesquisa Zenith Global. Consciente da adição de açúcar e aditivos artificiais…[+]
Como os supermercados estão explorando o pilar ambiental do ESG?
Projetos que levam em conta questões de energia limpa e reciclagem crescem no setor de supermercados e podem gerar redução de custos e melhora da competitividade. Veja como iniciar iniciativas como essas Um movimento de mais cuidado com o meio ambiente vem crescendo no varejo brasileiro. As empresas entenderam que, além de contribuir para um mundo melhor, as práticas ligadas, por exemplo, à energia limpa e à reciclagem são essenciais para a competitividade. De maneira simples, a sustentabilidade é uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, levando em consideração como a organização opera nos pilares definidos pelo ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português). “Todo empresário deve ter em mente que o papel de um negócio não se limita apenas à geração de lucro, vai muito além. Isso nada mais é do que produzir lucro de forma justa, ética e respeitável com todos os envolvidos: cliente, fornecedor, empresário, funcionários e sociedade”, explica Luciana Lima, sócia da Science Consulting e professora do Insper nas disciplinas de estratégia de negócios, pessoas…[+]