25 abr

Negócios online nos supermercados avançam em 2022

Cerveja, óleo de soja e leite em pó foram os produtos mais pedidos nas encomendas pela internet  O consumidor não abrirá mão da conveniência das compras online de supermercado tão cedo, mesmo com o retorno aos comércios físicos ganhando força nesse início de 2022 por conta do avanço da vacinação e da diminuição das restrições. De acordo com um levantamento feito pela Linx, o primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos e um salto de 8% na receita total das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O ticket médio, no entanto, enfrentou uma queda de 4,72% nos três primeiros meses do ano, somando R$ 207,66, também frente ao primeiro trimestre de 2021, que apresentou R$ 217,95. Esse resultado pode ser justificado pelo atual cenário econômico no Brasil: segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação no acumulado de 12 meses, até março, foi de 11,3%, maior alta desde outubro de 2003. Além disso, de acordo com um estudo feito…[+]
20 abr

ABRAS E NielsenIQ anunciam solução para estreitar relacionamento entre indústria e varejo

Projeto segue de forma acelerada e promete trazer grandes revoluções para a indústria e o varejo Nesta segunda-feira, dia 18 de abril, aconteceu o jantar para apresentar a aliança estratégica entre a ABRAS e a NielsenIQ para lançar uma plataforma inovadora que irá conectar varejo e indústria, o Key Account Data. “A indústria está querendo cada vez mais aprofundar esse relacionamento e o varejo está precisando cada vez mais desta maior conexão, porque os desafios existem.”, disse Roberto Roberto Butragueño, diretor da NielsenIQ e que está frente deste projeto. Mais do que possibilitar um avanço nos dois setores em vários aspectos, a plataforma trará as mais diversificadas informações para facilitar a negociação entre indústria e varejo. “Os dados estarão lá e indústria e varejo poderão tomar decisões muito mais assertivas a partir das ferramentas certas e com os dados mais apurados.”, completa Butragueño. Pensada para aprofundar a ajudar no sucesso desse relacionamento, a ferramenta trará dados cruciais, “de região a região, varejista a varejista, loja a loja a loja e item a item”, como define…[+]
20 abr

Comércio comemora vendas maiores nesta Páscoa ante 2021

Com a população vacinada, aumentaram as visitas familiares com almoços e trocas de chocolate O Indicador da Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa mostrou que as vendas nacionais do varejo físico brasileiro cresceram 8,9% durante a semana (11 a 17 de abril). Considerando apenas o final de semana comemorativo (15 a 17 de abril), a expansão foi maior, de 11,8%. As altas registradas foram maiores do que a do ano anterior (1,9%) e mais expressivas do que o percentual de vendas alcançado no Natal de 2021 (2,8%). Confira no gráfico abaixo a série histórica do índice: De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o índice revela o movimento gradual de retomada econômica após a pandemia no país. “Mesmo com os desafios financeiros que o comércio continua enfrentando em 2022 e a diminuição do poder de compra dos brasileiros, alavancada pela alta da Selic e inflação, conseguimos observar uma melhora no cenário se comparado ao ano anterior. Neste ano, durante o feriado,…[+]
20 abr

Pedidos online em supermercados têm crescimento de 12% no primeiro tri

O consumidor não abrirá mão da conveniência das compras online de supermercado tão cedo, mesmo com o retorno aos comércios físicos ganhando força nesse início de 2022 por conta do avanço da vacinação e da diminuição das restrições. De acordo com um levantamento feito pela Linx, o primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos e um salto de 8% na receita total das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O ticket médio, no entanto, enfrentou uma queda de 4,72% nos três primeiros meses do ano, somando R$ 207,66, também frente ao primeiro trimestre de 2021, que apresentou R$ 217,95. Esse resultado pode ser justificado pelo atual cenário econômico no Brasil: segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação no acumulado de 12 meses, até março, foi de 11,3%, maior alta desde outubro de 2003. Além disso, de acordo com um estudo feito mensalmente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), somente a inflação de produtos de cesta básica avançou 21,4% no último ano. “Mesmo com…[+]
20 abr

Após reunião entre Agos e Polícia Civil, furtos de fios de cobre são investigados

A parceria entre a Associação Goiana de Supermercados (Agos) e a Polícia Civil de Goiás tem resultado em êxito. Por meio da Operação Blackout Wire, a Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (19), dois indivíduos investigados por furtos de fios de cobre, fato ocorrido com frequências nas lojas de supermercadistas goianos associados à Agos. Conforme nota divulgada pela Polícia Civil, ao menos cinco crimes teriam sido praticados pela dupla em estabelecimentos comerciais de Goiânia, Aparecida de Goiânia e do Distrito Federal. As detenções foram realizadas no setor Capuava, na capital goiana após ampla investigação do Grupo Antissequestro, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais. As equipes cumpriram ainda mandados de busca domiciliar, que resultaram na apreensão de grande quantidade de fios de cobre, possivelmente furtados em Samambaia (DF). Os dois investigados serão indiciados por quatro crimes de furtos qualificados e associação criminosa. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
20 abr

Agos se movimenta para a realização da SuperAgos2022

Uma reunião entre a Associação Goiana de Supermercados (Agos), a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC) e a Tecniprom, no dia 19 de abril, deu andamento ao processo de liberação dos recursos aprovados pelo governador Ronaldo Caiado para realização da SuperAgos 2022. O assessor de relações institucionais da Agos, Francisco Lopes Araújo, os membros da equipe técnica da SIC, Jefferson Cardoso, Ricardo Fernandes Barbosa e Wagner Vieira, e o proprietário da Tcniprom, Iure Barros, acertaram detalhes sobre o maior evento supermercadista do Centro-Oeste. A 19ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras Feira de Negócios deve acontecer nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Goiânia. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
19 abr

Mesmo com inflação, consumo cresce no primeiro bimestre

Associação Brasileira de Supermercados (Abras) creditou aumento dos gastos das famílias ao Auxílio Brasil. Saques do FGTS devem impulsionar próximos meses A inflação de dois dígitos tira poder de compra do brasileiro a cada dia, mas números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) garantem que o consumo das famílias cresceu no primeiro bimestre deste ano. A projeção é de que os gastos aumentaram 2,26% em relação ao mesmo período de 2021. Para a Abras, o Auxílio Brasil pago pelo governo federal impulsionou o resultado. Na comparação entre os dois fevereiros mais recentes, por exemplo, a alta foi de 3,98%. “O cenário no primeiro bimestre do ano passado era instável. O consumidor vivia na incerteza do recebimento do auxílio emergencial, retomado somente a partir de abril de 2021. Neste ano, desde fevereiro, o pagamento do Auxílio Brasil é certo para ao menos 18 milhões de famílias em todo o país até o final do ano. E esse dinheiro traz certa segurança para o consumidor”, analisa Marcio Milan, vice-presidente da Abras. Apesar…[+]
19 abr

Puxada pelo preço da batata, inflação nos supermercados supera a oficial em fevereiro

Item subiu 23,9% e foi o principal culpado pelo aumento de 1,33% na cesta básica da Abras, que passou de R$ 709,63 para R$ 719,63 O aumento do preço dos produtos no supermercado superou o da inflação oficial, registrada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em fevereiro, que cresceu 1,01% em relação ao mês anterior. No mesmo período, os itens da cesta básica tiveram uma alta de 1,33%, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A cesta básica, composta de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, higiene e beleza, passou de R$ 709,63, em janeiro, para R$ 719,63, em fevereiro. A batata disparou 23,49% e puxou as altas dos preços no mercado. Ela foi seguida pelo feijão (4,77%), cebola (3,26%), ovo (2,79%) e farinha de trigo (2,76%). Por outro lado, a queda do preço do pernil (-3,01%), do frango congelado (-2,29%), do queijo prato (-0,15%), do sabão em pó (-0,14%), do leite em pó integral (-0,05%) e do refrigerante (-0,05%) ajudou a segurar as altas. O…[+]